Raízes Aéreas

Ed Sheeran

In Música pelo mundo on 18 de setembro de 2015 at 11:21

Edward Christopher Sheeran, (Halifax, 17 de fevereiro de 1991) é um cantor e compositor britânico. No início de 2011, Sheeran lançou um extended play independente que chamou a atenção de ambos, Elton John e Jamie Foxx. Em seguida, assinou contrato com a Asylum Records. Seu álbum de estréia, + (plus), contendo os singles “The A Team”, “You Need Me, I Don’t Need You”, “Lego House” e “Drunk” foi disco de platina quíntuplo no Reino Unido. Em 2012, ganhou dois Brit Awards para Melhor Artista Solo Britânico Masculino e Breakthrough Act britânico. “The A Team” ganhou o prêmio Ivor Novello de Melhor Canção Musicalmente e liricamente. Em 2014 foi nomeado para Best New Artist na 56ª Annual Grammy Awards.

A popularidade de Ed Sheeran no exterior se expandiu em 2012, nos EUA, fez uma aparição no quarto álbum de estúdio de Taylor Swift, e escreveu canções para o grupo britânico One Direction. Passou grande parte de 2013 em turnê na América do Norte, como o ato de abertura para a Red Tour de Taylor Swift. Em Outono de 2013, Sheeran realizou três shows esgotados no Madison Square Garden, em Nova York (com Swift fazendo uma aparição na segunda noite).

Seu segundo álbum de estúdio intitulado X (“multiply”) foi lançado em todo o mundo em 23 de Junho de 2014, chegando ao número um na UK Albums Chart e na Billboard US 200. foi nomeado para Álbum do Ano na 57ª Annual Grammy Awards. Como parte de sua turnê mundial X, Sheeran realizou três concertos no Estádio de Wembley, em Londres, em Julho de 2015, o seu maior show solo até a data.


Vida pessoal

Sheeran nasceu em Hebden Bridge perto de Halifax, West Yorkshire, mas mudou-se para Framlingham, Suffolk quando era criança. Seu pai, John Sheeran, é um curador de arte e conferencista. Sua mãe, Imogen Lock, é uma publicitária e designer de jóias. Seus pais tinham a consultoria de arte independente, Sheeran Lock, de 1990 a 2010. Sheeran, é o mais novo dos dois meninos, tem um irmão mais velho, Matthew, que é um compositor de música clássica e estudante de música de pós-graduação.

Os avós paternos de Sheeran eram irlandeses, de Maghera e North Wexford. Ele foi criado como um católico romano. Ele cantou no coro da igreja local à partir de quatro anos de idade, aprendeu a tocar guitarra em uma idade muito jovem e começou a escrever músicas durante seu tempo em Thomas Mills High School, em Framlingham. Suas memórias de infância incluem ouvir Van Morrison durante suas viagens a Londres com seus pais e ir para um show íntimo de Damien Rice na Irlanda quando tinha onze anos. Além de Rice, também citou The Beatles, Bob Dylan, Nizlopi e Eminem como suas maiores influências musicais. Ele é um padroeiro da Youth Music Theatre UK. Ele foi aceito na National Youth Theatre em Londres, quando adolescente.


X

Sheeran participou da trilha sonora do filme O Hobbit: A Desolação de Smaug com a canção “I See Fire”.

Seu segundo album X (Mutiply) foi lançado em 23 de junho de 2014 e 23 de junho de 2014 no Reino Unido e nos Estados Unidos, pela Asylum Records e Atlantic Records.

O álbum recebeu críticas positivas dos críticos de música. Foi um sucesso internacional na sua primeira semana de vendas, chegando ao número um em doze países, atingindo o topo tanto no UK Albums Chart quanto na Billboard 200, e alcançando o top 5 em onze outros países. Quatro singles foram lançados do álbum, “Sing”, “Don’t”, “Thinking Out Loud” e “Photograph”. Além do single promocional “Bloodstream” O primeiro, “Sing”, foi um grande sucesso internacional e se tornou o primeiro single número um de Sheeran no Reino Unido, e o segundo a entrar no top 20
da Billboard Hot 100 (atingindo o número 13). O segundo single do álbum, “Don’t”, também foi um sucesso mundial, atingindo o número 8 no Reino Unido e tornou-se também o primeiro pico de Sheeran no top 10 da Hot 100, atingindo o número 9. “Thinking Out Loud” teve lentamente sua notoriedade, sendo o segundo single número 1 de Sheeran no Reino Unido, depois de passar 19 semanas da tabela musical. Também tornou-se o maior pico de Sheeran na tabela dos Estados Unidos, atingindo o número dois. “Photograph”, também foi bem-sucedido nas paradas, chegando
ao top 20 na Billboard Hot 100.


Álbuns de estúdio

+ (2011)
X (2014)

Fonte biográfica: Wikipédia

Fotos

__________

Vídeos

__________

The A Team
Thinking Out Loud
I See Fire
Lego House
Sing
Don't
Give Me Love
Drunk
Small Bump
Photograph

Topo

Deixe um Comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: