Raízes Aéreas

Ariana Grande

In Música pelo mundo on 25 de março de 2015 at 13:03

Ariana Grande-Butera (Boca Raton, 26 de junho de 1993), conhecida profissionalmente como Ariana Grande, é uma atriz, cantora e compositora estadunidense. Grande fez sua estreia em 2008, atuando como Charlotte na Broadway. Entre 2010 e 2013, interpretou Cat Valentine na série da Nickelodeon Victorious e reprisou esse papel no spin-off Sam & Cat.

Em março de 2013, alcançou o auge do seu sucesso com o single “The Way”, do seu primeiro álbum de estúdio, Yours Truly, que ocupou a nona posição no Billboard Hot 100 e foi certificado como platina duplo pela RIAA. O álbum foi aclamado pela crítica e estreou na primeira posição na Billboard 200. Isso fez com que Grande fosse a primeira artista feminina a ter o álbum de estreia na parada, desde Animal de Kesha em janeiro de 2010, e a décima quinta artista feminina na sua lista. Mais tarde, Grande foi honrada pela The Music Business Association em 2014 como Artista Revelação do Ano, por suas realizações em 2013.

Biografia

Ariana Grande-Butera nasceu em Boca Raton, Flórida. Ela é filha de Joan Grande, CEO da Hose-McCann Communications, e Edward Butera, um designer gráfico. Seu meio irmão, Frankie, é um ator, dançarino e produtor, e foi um concorrente da décima sexta edição do Big Brother. Ela tem ascendência italiana, siciliano e abruzzesa. Frequentou a Escola Preparatória North Broward e participou de diversos teatros infantis e da comunidade.

Estilo musica e influências

A música dela geralmente é pop e R&B, e possui elementos do funk, dance e hip hop. Ela cresceu ouvindo músicas contemporâneas e dos anos 90. Sua música era originalmente voltada ao público jovem, tendo sido lançado o single bubblegum pop “Put Your Hearts Up”, que estava nos planos de ser lançado no álbum da cantora. Yours Truly é descrito em duas partes: a primeira, é um “retrocesso” a música R&B dos anos 90, e a segunda, Grande descreve como “algo que é muito único e especial”, que é completamente original. No processo de gravação, ela disse: “Então, metade dele é um retrocesso e semelhante a um sentimento familiar, de se sentir bem, e, então, a outra metade é algo que eu criei, que é algo especial, único e refrescante, que eu amo”. Seu álbum de estreia, inspirado no gênero doo-wop, foi elogiado por recriar a “vibe e a sensação dos 90”, tendo a colaboração de Babyface, responsável por uma série de hits R&B naquela época. A sequência My Everything é descrita como uma evolução do seu primeiro álbum, com um som novo voltado aos gêneros EDM e electropop.

Grande cita Gloria Estefan como a pessoa que a inspirou a seguir uma carreira na indústria musical. Ela foi elogiada pela cantora após se apresentar em um navio aos oito anos. Além disso, também cita Whitney Houston como uma grande influência em sua carreira e diz que ela foi sua inspiração desde que era uma criança. Grande descreve Houston como a razão de começar a cantar, bem como citando Brandy Norwood como influência, observando os “riffs” de suas músicas em particular.

Ela também cita Madonna, Destiny’s Child, Fergie, Christina Aguilera, India.Arie, Imogen Heap e Amy Winehouse como influências. Grande também fala que Big Sean é seu rapper favorito. O álbum de estreia de Grande foi inspirado por artistas como Amy Winehouse, Mariah Carey, Whitney Houston, Alicia Keys, Christina Aguilera, Katy Perry e Madonna, com colaborações inéditas de SkyBlu do LMFAO, 3OH!, Kool Kojak e Pebe Sebert. Ela nomeou Alicia Keys, Mariah Carey e Beyonce como as artistas femininas que ela tentou focalizar durante os três anos que levou para gravar seu álbum e as descreveu como “mulheres super confiantes”. Grande descreve Imogen Heap como uma das suas maiores influências, especialmente por causa das estruturas “complexas” de suas canções. Ela também cita India.Arie, por possuir uma voz “dos céus” e elogia sua capacidade lírica. Grande também cita a atriz e cantora Judy Garland como uma de suas influências na infância, pois cresceu a assistindo e ouvindo, admirando sua técina de “contar histórias”.

Voz

A voz de Grande é classificada como soprano lírica e possui uma extensão vocal de quatro oitavas regulares. Com o lançamento do seu álbum de estreia, Yours Truly (2013), Grande recebeu o apelido de “mini Mariah Carey” e “nova Mariah Carey” pelos críticos, pelo seu alto alcance vocal e pelas notas em registro de silvo. Falando de comparações, Julianne Escobedo Shepherd da Billboard escreveu que tanto Carey quanto Grande “possuem o talento de deixarem suas vocais falarem”. Além disso, Shepherd escreveu “que as semelhanças não terminam. […] Grande está arrasando com seus vestidos bonitos, confortáveis e da moda”. Grande se sente lisonjeada e abençoada ao ser comparada a Mariah Carey e cita Mariah Carey e Whitney Houston como influências para seu trabalho. Em outra entrevista, Grande disse: “Quer dizer, é um grande elogio, mas quando você ouve meu álbum inteiro, você vê que o som da Mariah é muito diferente do meu”. Sua apresentação no American Music Awards de 2013, cantando a cappella as canções “The Way” e “Tattooed Heart”, recebeu elogios de celebridade como Kelly Clarkson e Lady Gaga. Durante uma entrevista a Sirius XM, a cantora pop Katy Perry elogiou Grande, dizendo que ela tem “o melhor vocal feminino na música pop atualmente. Ela tem literalmente a melhor voz, a melhor voz ao vivo”. Steven J. Horowitz da Billboard sente que é hora de parar de comparar Grande com Carey, afirmando: “Com seu segundo álbum, a cantora de ‘Problem’ já não se parece mais com uma cantora ilusória – e está tudo bem”.

Vida pessoal

Grande disse que era uma criança muita “estranha”, pois adorava filmes de terror e que seu vilão favorito era o personagem Freddy Krueger. Sua mãe estava preocupada que quando sua filha crescesse, ela se tornasse uma serial killer. Então, Grande começou a mostrar bastante interesse em teatro e música, principalmente por causa de seus avôs, que a fascinaram pelo estilo clássico dos anos 1950. Ela confessa que adorava a saga de Harry Potter e que tinha uma queda pelo ator Tom Felton, que interpretou Draco Malfoy nos filmes.

Quando se mudou com a sua família para Los Angeles após ser aprovada nos testes para Victorious, foi forçada a se distanciar de sua melhor amiga, Alexa Paige. No entanto, Grande diz que elas mantem contato através das redes sociais e se encontraram sempre que possível. Sua outra melhor amiga é Elizabeth Gillies, sua co-estrela no musical da Broadway 13 e Victorious.

Suas performances musicais são elogiadas pelo o seu alto alcance vocal e Katy Perry descreve Grande como a melhor voz na música pop da geração e a melhor artista que canta ao vivo, além de falar que ela é adorável. Grande também é amiga de Justin Bieber e a relação entre os dois foi mal interpretada, após uma foto de Bieber beijando a bochecha da cantora ser postada no Twitter. Ambos imediatamente negaram os boatos que estariam namorando.

Esteve em um relacionamento com Jai Brooks, um membro do grupo australiano do YouTube Janoskians, entre agosto de 2012 e julho de 2013. Em setembro de 2013, após muita especulação, foi confirmado que Grande estava namorando Nathan Sykes, do grupo The Wanted. Sykes foi o primeiro a dar a notícia aos fãs pelo Twitter e os agradeceu pelo apoio. Em 7 de outubro, Brooks acusou Grande de o trair com Sykes. Logo, a cantora disse que nunca foi infiel com Brooks. Em janeiro de 2014, Grande confirma que ela e Sykes tinham terminado, mas que continuavam amigos. Em 1 de maio, Grande foi fotografada beijando Brooks e foi confirmado que eles haviam voltado. Em 5 de agosto, Grande falou que eles tinham terminado pela segunda vez. Em outubro, confirma que está namorando com Big Sean.

Ela é bastante próxima de sua família e amigos e ficou bastante abalada quando perdeu seu avô devido ao câncer em 2014. Grande também diz que ama os animais e é contra os maus tratos. Ela adotou quatro filhotes de cachorros chamados Ophelia, Coco, Toulouse e Fawkes. Desde 2013, Grande assumiu ser vegana.

Álbuns de estúdio

2013 Yours Truly
2014 My Everything

Fonte biográfica: Wikipédia

Vídeos

__________

Break Free
Problem
Love Me Harder
My Everything
One Last Time
Why Try
Best Mistake
Santa Tell Me
Just a Little Bit of Your Heart
Intro

Fotos

__________

Topo

Deixe um Comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: