Raízes Aéreas

Deftones

In Música pelo mundo on 9 de maio de 2013 at 0:45

Deftones é uma banda de metal alternativo americana, vencedora do Grammy Awards, vinda de Sacramento, California, formada em 1988 e que é composta atualmente por Chino Moreno (vocais e guitarra), Stephen Carpenter (guitarra), Sergio Vega (Baixo), Frank Delgado (DJ e sintetizador), e Abe Cunningham (bateria e percussão). Chi Cheng era o baixista da formação original, porém em 2008, ele ficou em coma devido a um acidente de carro. Embora mostrasse uma lenta progressão em seu tratamento, acabou falecendo em 2013.

O Deftones vendeu cerca de 7 milhões em todo o mundo até hoje, tendo 3 certificações de platina na RIAA, dos EUA e uma certificação de ouro.

A singularidade, a criatividade e o experimentalismo da banda fazem com que ela se distancie do rótulo de nu metal, e seu som é geralmente definido, inclusive por muitos fãs mundo afora, como metal e rock experimental.

O início: 1989-1993

Quando Carpenter tinha 15 anos de idade, ele foi atropelado por um carro enquanto andava de skate. Isto fez com que ficasse em uma cadeira de rodas por vários meses. A partir de então que começou a aprender guitarra sozinho tocando canções de bandas como Anthrax, Stormtroopers of Death e Metallica. O motorista indenizou Carpenter com um custo o qual ele pôde comprar os equipamentos para sua futura banda,Porém, o baterista Abe Cunningham comentou em uma entrevista que isto é “um mito de como a nossa banda começou”.

Carpenter, Moreno e Cunningham frequentavam a mesma escola. Eles foram colegas de infância e se tornaram amigos por meio da cena de skateboard em Sacramento. Quando Moreno encontrou Carpenter tocando guitarra, ele resolveu improvisar em uma jam session com Cunningham e os três começaram a tocar frequentemente na garagem da casa de Carpenter em meados de 1988. Depois de tocarem com diversos baixistas, a banda escalou Justin Jaramillo (que foi reposto por Chi Cheng) e logo gravaram uma demo de 4 faixas. Dois anos depois da banda ter iniciado tocando em casas de shows, expandiu seu território com suas músicas à San Francisco e Los Angeles onde tocaram com bandas como Korn. A banda então impressionou um representante da Maverick Records. Eles logo assinaram contrato com a gravadora após terem mostrado três de suas canções para Freddy DeMann e Guy Oseary.

O nome “Deftones” foi criado por Carpenter que gostaria de pegar “algo que soasse bem, porém não enjoativo. Carpenter combinou uma gíria do hip-hop “def”, o que era utilizado por artistas que ele escutava como LL Cool J e Public Enemy, com o sufixo “-tones”, que era um sufixo de bandas bastante populares nos anos 50 que eram de de seu gosto (como Dick Dale and the Deltones; The Quin-Tones, The Monotones, The Cleftones e The Harptones). Carpenter disse que o nome é vago com a intensão de levar a refletir a tendência da banda de não se focar somente em um estilo musical.

Eros e o acidente com Chi Cheng: 2008-2009

Deftones trabalhou então no seu sexto álbum de estúdio Eros, compondo desde o outono de 2007. Chino Moreno descreveu o álbum como estranho, não-ortodoxo, apresentando uma atmosfera “viajante”, mas ainda possuindo certa agressividade “destruidora”. Inicialmente gravado em 14 de Abril de 2008; o álbum seria inicialmente lançado no início de 2009, mas foi atrasado para outubro de 2009. Entretanto, em 23 de junho de 2009, Deftones anunciou em seu site oficial que “Eros” terá data indeterminada para lançamento, dizendo “… quando estávamos para concluir Eros, decidimos que esta gravação não corresponde e representa o que somos atualmente como pessoas e como músicos. E, embora estas canções sejam mostradas e divulgadas futuramente, nós decidimos que precisamos de um outro desenvolvimento, e a condição atual de Chi faz pesar a nossa mente. Decidimos voltar ao estúdio e fazer algo que correspondia com algo que estavamos sentindo artisticamente.”. Falaram também “A decisão de não lançarmos logo o Eros não possui relação alguma com a condição de Chi ou algo do tipo. Isto foi, e é, uma decisão puramente criativa da banda para escrever, gravar, e lançar algo incrível.”

Em 4 de novembro de 2008, o baixista Chi Cheng foi envolvido seriamente em um acidente de carro em Santa Clara (Califórnia). Em razão dos danos causados pelo acidente, Cheng permanece em coma semiconsciente e a família tem recebido ajuda da banda e dos fãs.. Após o ocorrido, os colegas de banda de Cheng e a sua mãe, Jeanne, começaram a utilizar o blog da banda para postar notícias sobre a condição de Chi.

Em 9 de dezembro de 2008, foi anunciado que Chi havia sido movido para o tratamento em um hospital especialista em tratar danos cerebrais traumáticos e não-traumáticos.

Em janeiro de 2009, a banda anunciou que “nosso camarada ainda não fez um progresso significativo”, e que o amigo da banda Sergio Vega (da banda Quicksand) estaria na banda durante a ausência de Chi, como foi feita anteriormente em 1998. Em 5 de abril, a banda tocou pela primeira vez sem Cheng (desde 1998) no festival Bamboozle Left in Irvine, Califórnia. Em maio de 2009, foi revelado que Chi Cheng não estava mais em tratamento intensivo.

Deftones tocou em alguns shows na Europa em meados de 2009, em shows em Amsterdã e Reino Unido, como Reading and Leeds Festivals.

Seus amigos de longa data Brian “Head” Welch, Reginald “Fieldy” Arvizu (da banda Korn), com alguns membros das bandas Sevendust, Slipknot, e várias outras recentemente gravaram e lançaram uma canção em homenagem a Chi, junto com doações feitas em favor de Chi e sua família. A canção é intitulada A Song for Chi.

Em outubro de 2009, segundo o site oficial do Deftones, a banda se juntou com a banda Slipknot em algumas datas fazendo turnê em parte do Canadá bem como em algumas cidades dos Estados Unidos durante o mês de novembro. Também foram selecionados para o Smokeout festival na Califórnia junto com Cypress Hill e outras bandas.

Para arrecadar fundos para ajudar Chi e sua familía, a banda anunciou dois shows beneficentes em Los Angeles nos dias 19 e 20 de novembro. No dia 19, o show foi iniciado pelas bandas P.O.D., Far e Cypress Hill. O Deftones fez então várias performances ao lado de amigos e parceiros de outras bandas como Tommy Lee, Mark McGrath do Sugar Ray, Greg Puciato do The Dillinger Escape Plan, Mike Shinoda do Linkin Park, Xzibit, e membros do Cypress Hill, Far, Incubus, Phallucy e Team Sleep. A vocalista Rodleen Getsic também se uniu a Deftones para fazer uma outra performance da canção “Knife Party” que ela havia participado durante a gravação do álbum “White Pony”. A performance da segunda noite incluiu uma segunda aparição de Puciato e contribuições de membros da banda Suicidal Tendencies Mike Muir e Mike Clark, os ex-membros da Suicidal Tendencies (e baixista da banda Metallica) Rob Trujillo e Rocky George, Dave Lombardo do Slayer, Alexi Laiho do Children of Bodom, e os membros do System of a Down: Daron Malakian, John Dolmayan, e Shavo Odadjian.

Como dito no site Revolvermag.com Deftones estão planejando em 18 de maio de 2010, lançar o seu novo álbum Diamond Eyes, já que a banda decidiu não lançar o álbum já gravado “Eros”, mas que será mostrado, de alguma forma, em um futuro próximo.

Koi No Yokan e a morte de Chi (2012–até hoje)

Em 29 de março de 2012, uma entrevista com Stephen Carpenter foi postado no YouTube pelo canal da ESP Guitars. Nele, Carpenter fala sobre sua mudança para 7 e 8 cordas de guitarra.No final, ele diz: “Musicalmente, eu e minha banda, Deftones, estamos trabalhando em um novo álbum e esperamos tê-lo terminado no Verão de 2012, e quando o novo registro for feito nós vamos começar um outro ciclo de turnê e tocar o nosso material para aqueles que estão interessados ​​”. Chino Moreno também afirmou que não tem semelhança com seu recorde de 2000, White Pony, quando comparado ao seu trabalho anterior. “Os cantos são muito diferentes umas das outras, não mais pesado ou mais lento, mas mais dinâmica, indo para diversos sentidos, é pesado, mas bonito.” Além disso, tem sido relatado que Nick Raskulinecz voltará a produzir o álbum.

Em 03 de abril de 2012, após a realização no Rock Quilmes 2012 festival, Chino foi entrevistado sobre o projeto Crosses e o novo álbum do Deftones.Ele disse que o processo de escrita foi concluído na semana passada e eles começam a gravar após ele voltar da América do Sul. “Começamos a gravar na próxima semana.Eu estou tão animado sobre isso, porque Deftones, obviamente, é a minha vida, eu fiz uma carreira desde que eu tinha 15 anos de idade e para a direita antes de eu vir na semana passada, terminei todo o processo de escrita, na próxima semana, quando eu voltar, nós começamos a gravar. Devemos ter um registro que sai no início do outono, talvez outubro. Em 23 de abril de 2012, foi anunciado que a banda estaria em turnê com o System of a Down a partir de 02 de agosto, na Filadélfia e termina em 15 de agosto, em Chicago.

Também foi afirmado que a banda vai gravar vários b-sides para o álbum, que incluirá um cover de Elvis Presley, possivelmente, um cover do Earth, Wind and Fire.Em 28 de julho, Deftones realizada uma nova canção intitulada “Rosemary” e também estreou outra faixa intitulada “Roller Derby” (que mais tarde revelou ser intitulada “Poltergeist”). Em 30 de agosto de 2012, a banda anunciou via Facebook o título do seu próximo álbum de estúdio sétimo, Koi No Yokan, junto com uma turnê com o Scars on Broadway, começando 09 de outubro em Ventura, Califórnia. Koi No Yokan será lançado em 13 de novembro de 2012 nos Estados Unidos. Em 19 de setembro de 2012, a banda lançou seu primeiro single do álbum Koi No Yokan, “Leathers”, através do seu site oficial como um download gratuito, além de anunciar o nome das faixas do álbum.

Em 13 de abril de 2013, às 3 horas da manhã, aproximadamente, depois de um lento progresso em seu tratamento, Chi Cheng morreu em um hospital após uma parada cardíaca repentina, depois de quase 4 anos e meio de seu acidente em 2008, o qual o deixou em coma.

Estilo musical e influências

Com raízes no heavy metal, Deftones sempre teve diversas influências, com seu estilo musical bem diferenciado ao longo de sua carreira. Seu som é descrito por críticos de músicas de várias formas: alternative metal, art rock, dream pop, experimental rock, post-grunge, progressive rock e rap metal. Sua compilação B Sides & Rarities inclui covers de seus artistas favoritos, passando pelo metal, hard rock (Lynyrd Skynyrd), post-hardcore (Helmet e Jawbox), ao rock gótico, art rock, new wave (Duran Duran, Cocteau Twins e The Cure), e misturas com R&B (Sade Adu) e hip-hop (Cypress Hill).

Críticos os tem exaltado com uma banda de estilo próprio no cenário do rock atual e com uma música de som bastante inovador e “viajante”; como Johnny Loftus escreve, “Os críticos de Rock reservam um lugar especial para Deftones em meio a diversas bandas no cenário do heavy metal nesta transição do século XX e XXI [….] Deftones se destaca por ter um som que desperta curiosidade e possuem vontade de incorporar diversos estilos musicais desde D.C. hardcore a dream pop em seu som alternativo.”

As letras poéticas de Moreno — são descritas por uma crítica da TIME magazine como “emoções um tanto quanto sugestivas” — também provocam uma “explosão” de vários sentimentos, bem como podem ser alvo de diversas interpretações. Moreno cita Morrissey, Rivers Cuomo (da banda Weezer), Robert Smith (da The Cure), H.R. (da Bad Brains), P.J. Harvey, e David Gahan (da Depeche Mode) como seus cantores favoritos, e, por um similaridade na técnica vocal, seus estilos de cantar ficam por apresentar bastante aparentes nos vocais de Moreno.

Membros

Chino Moreno: Vocal e Guitarra
Stephen Carpenter: Guitarra Solo
Sergio Vega: Baixo elétrico
Frank Delgado: Disco-Jockey, Sintetizador
Abe Cunningham: Bateria e Percussão

Álbuns de estúdio

1995 Adrenaline
1997 Around the Fur
2000 White Pony
2003 Deftones
2006 Saturday Night Wrist
2010 Diamond Eyes
2012 Koi No Yokan

Fonte: Wikipédia.

Fotos

__________

Vídeos

__________

Swerve City

Leathers

Romantic Dreams

Tempest

Entombed

Graphic Nature

Poltergeist

Gauze

Rosemary

Diamond Eyes

Topo

Deixe um Comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: