Raízes Aéreas

Al Stewart

In Música pelo mundo on 4 de maio de 2013 at 15:45

Al Stewart (Alastair Ian Stewart, 05 de setembro de 1945) é um escocês cantor, compositor e folk rock músico. Stewart chegou ao estrelato como parte da British revival do folk na década de 60 e 70, e desenvolveu seu próprio estilo único de combinar canções rock-folk com delicados contos dos grandes personagens e acontecimentos da história. Ele é mais conhecido por seu hit de 1976 single ” Year of the Cat “, do álbum de platina Year of the Cat. Embora o ano do gato e seus platina 1978 seguimento Time Passages Stewart trouxe seu maior sucesso comercial em todo o mundo, os álbuns anteriores, como o Passado, Presente e Futuro de 1973 são muitas vezes vistos como exemplos de sua melhor marca histórica íntima de folk-rock – um estilo ao qual voltou em álbuns mais recentes.

Stewart foi uma figura chave em uma época fértil em música britânica, e ele aparece em todo o musical do folclore da época. Ele tocou no primeiro Glastonbury Festival , em 1970, conheceu Yoko Ono pré-Lennon, dividiu um apartamento em Londres com um jovem Paul Simon, e hospedado no lendário Les Cousins clube popular em Londres em 1960.

Stewart lançou dezenove álbuns de estúdio e um álbum de edição limitada de B-sides e raridades desde seu álbum de estréia Bedsitter Imagens em 1967, e continua em turnê ao redor os EUA e Canadá, Europa e Reino Unido. Seu último lançamento é Uncorked , que foi lançado pelo seu selo independente, Wallaby Trails Recordings.
Ele já trabalhou com Alan Parsons, Jimmy Page, Rick Wakeman, Tori Amos e Tim Renwick e atualmente toca com Dave Nachmanoff e ex-Wings, o guitarrista Laurence Juber.

Carreira

O primeiro registro de Stewart foi o single “The Elf” (apoiada com uma versão do Yardbirds “Turn into Earth”), que foi lançado em 1966 pela Decca Records , e incluiu trabalhos de guitarra de Jimmy Page (depois dos Yardbirds e Led Zeppelin ), o primeiro de muitos guitarristas. Stewart trabalhou com líderes, incluindo Richard Thompson, Tim Renwick e Peter White. Stewart, em seguida, assinou com a Columbia Records (CBS, no Reino Unido), para quem lançou seis álbuns. Embora os primeiros quatro destes atraíram relativamente pouco interesse comercial, a popularidade de Stewart cresceu de forma constante por meio de álbuns que contêm alguns das sonoridades mais introspectivas.

Século 21

Stewart se despediu do século 20 com Down in the Cellar , em 2000, um álbum conceitual sobre a temática do vinho. Stewart tinha começado um caso de amor com o vinho, em 1970, quando, admitiu ele, que tinha mais dinheiro do que sabia como gastar, e por isso virou-se para vinhos finos.
Com a chegada de um novo século, Stewart voltou à sua marca inimitável de histórico folk-rock. Em 2005 lançou “A Beach Full of Shells”, que foi fixado em lugares exóticos da Primeira Guerra Mundial, a Inglaterra de 1950 o influenciaram.

Em 2008, lançou “Sparks of Ancient Light produced”, como seu álbum anterior, por Laurence Juber. Aqui, ele tece contos de William McKinley, Lord Salisbury e de Hanno Navigator, sem perder o espírito e a crocância da entrega que o tornou famoso.

Stewart e o guitarrista Dave Nachmanoff  lançaram um álbum ao vivo, Uncorked (Live com Dave Nachmanoff) no rótulo do Stewart, Wallaby Trails Recordings, em 2009.
Stewart e o guitarrista Dave Nachmanoff jogaram o 40º aniversário do Festival de Glastonbury em junho de 2010 no palco acústico.

Residência

Nascido na Escócia , criado em Dorset e impelido para a fama em Londres, Stewart se mudou para Los Angeles no final de 1970. Casou-se em meados dos anos 90, e, junto de sua esposa e suas duas filhas mudaram-se para Marin County, Califórnia .

Discografia

1967-Bedsitter Images
1969-Love Chronicles
1970- Zero She Flies
1972-Orange
1974-Past, Present And Future
1975-Modern Times
1976-Year Of The Cat
1978-Time Passages
1980-24 Carrots
1981-Indian Summer
1984-Russians & Americans
1988-Last Days Of The Century
1992-Rhymes In Rooms
1993-Famous Last Words
1995-Between The Wars
1996-Seemed Like A Good Idea At The Time
2000-Down In The Cellar
2002-Time Passages Live
2003-A Beach Full Of Shells
2005-A Beach Full of Shells
2008-Sparks of Ancient Light
2010-Al Stewart Live with Dave Nachmanoff

Fonte: Last FM/Wikipédia.

Fotos

__________

Vídeos

__________

Year Of The Cat

On the Border

Time Passages

Lord Grenville

Midas Shadow

Broadway Hotel

One Stage Before

Song On the Radio

Flying Sorcery

Sand in Your Shoes

Topo

Deixe um Comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: