Raízes Aéreas

Renato Godá

In Música pelo mundo on 8 de março de 2013 at 12:12

Renato Godá é um escritor de músicas endiabradamente românticas. Um cantor que leva ao palco a atmosfera esfumaçada de um cabaré onde o jazz, o folk, o gipsy e a chanson francesa convivem entre a elegância e a vulgaridade. “Não faço cerimônia/Não Sou um bom Partido/Tendo para os vícios/ Posso causar desgosto/Sou um pervertido /Livre leve e solto/ Um vagabundo astuto/ Um vira-lata escroto”. Dessa forma descarada, Godá se apresenta na primeira faixa do disco homônimo que acaba de lançar pela gravadora Rob Digital. A canção Bom Partido não deixa dúvidas sobre quem é esse paulistano de 38 anos que depois de transitar pelo punk rock e sons eletrônicos no passado encontrou uma sonoridade própria neste que considera seu primeiro disco.

Seguindo o estilo despretensioso de Godá, originalmente a gravação das sete faixas autorais do enxuto álbum aconteceu em dois dias de estúdio, tocadas ao vivo, apenas como registro de um novo repertório. Os músicos não conheciam as canções previamente e tiveram de improvisar. Godá queria uma sonoridade natural e crua que conquistou o inventivo produtor Apollo Nove (Bebel Gilberto, Cibelle, Nação Zumbi, Otto) e o lendário engenheiro de som americano Roy Cicala, (John Lennon, Frank Sinatra, Jimi Hendrix, David Bowie, Miles Davis, entre outros), responsáveis pela gravação.

As canções acabaram postadas na internet ao mesmo tempo em que Godá fez uma pequena tiragem independente. Como acontece nos fenômenos na rede, elas chegaram ao topo da parada de sites como o mondo77FM e atraíram a atenção do selo Rob Digital que fechou contrato de licenciamento e distribuição do disco.

Os figurinos dos shows, que remetem às melhores épocas da cena jazz de Nova York, os instrumentos acústicos (piano, acordeom, contrabaixo, banjo, violino, bateria e guitarras) e as referências musicais de Renato Godá estranhamente parecem soar como novidade nos dias de hoje. “Como compositor gosto de andar na corda bamba entre o brega e cult”, diz Godá, que assume as influencias musicais de Leonard Cohen, Serge Gainsbourg e da musica cigana do Leste Europeu.

As canções de Renato Godá conquistam público cativo por onde passam em shows pelo Brasil, pela América Latina e na web. Em maio de 2009 fará turnê por Londres e Paris.

Álbuns

Renato Godá – 2009

Fonte: Last FM.

Vídeos

__________

Eu Sei

Nasci Para Chorar

Primeiro Round

Cigarros E Cafés

Como o Mar

Ideal

Canção de um Velho Marujo

A Cem Por Hora

Black Jorge

Obsceno Amor

Fotos

__________

Topo

Deixe um Comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: