Raízes Aéreas

Aṣa

In Música pelo mundo, Pitacos da Soraya Pamplona on 20 de fevereiro de 2013 at 2:54

Bukola Elemide ou Aṣa (pronunciado “Asha”), é uma cantora e compositora francesa de origem nigeriana. Seu nome artístico, “Aṣa”, significa “gavião” em iorubá. Aṣa nasceu em Paris, filha de nigerianos. Tinha apenas dois anos quando sua família retornou a morar na Nigéria. Aṣa cresceu em Lagos, na parte sudoeste deste país. Aos doze anos, estudava em Corona, considerada uma das melhores escolas da Nigéria. Aos 18 anos, Asa sentia-se frustrada. A faculdade estava em greve, e os corais a menosprezavam. Durante esses momentos de frustração, Asa se trancava em seu quarto e começava a cantar, o que, segundo ela, era reconfortante. Após receber seus primeiros aplausos em shows de talento em algumas rádios, ela se inscreveu para a Escola de Música Peter King, e aprendeu a tocar violão em seis meses. No entanto, vinte anos depois, Asa retornou a Paris, onde sua vida artística tomou impulso. Mas a excelência educacional teve um gosto amargo: cinco anos de estudos e privações. Quando ela chegou em casa, descobriu Erykah Badu, D’Angelo, Raphael Saadiq, Lauryn Hill, Femi Kuti e Angélique Kidj , em cujas pegadas ela sonhava seguir.

Ela afirma que a cidade está “cheia de energia, mas também abriga uma espiritualidade profunda. O cristianismo prospera ombro a ombro com o Islã em uma atmosfera de tolerância e turbulência e a cidade se move sem parar em um balé infernal e ainda harmonioso de amor e ódio, risos e violência, pobreza e riqueza “.

Em 2004 ASA conheceu seu empresário e amigo, Janet, que a apresentou a Cobhams Emmanuel Asuquo, que por sua vez se tornou seu parceiro musical e produtor. Ele permitiu ASA, o espírito livre, para encontrar seus desprendimentos. Seus textos falam sobre o seu país, as coisas em sua vida, tudo com ingenuidade fingida e ironia real. Ela afirma: “Eu gosto de escrever ou pensar sobre meus textos como o ônibus, ou o molué, como nós o chamamos. 49 assentos, 99 passageiros em pé, como Fela descreveu. E, no final do dia, nós ainda conseguimos rir, que é onde a nossa força reside”.

Foi nesta fase da sua vida que ASA finalmente retornou a Paris. Esta era sua chance de testar seu talento no cenário musical francês, tocando com os artistas. Enquanto isso, de volta à Nigéria, seu primeiro single, Eyé Adaba, obtinha melhor tempo na mídia. ASA logo assinou com a ‘Naïve label’. Parceria com Cobhams e com a nova participação de Christophe Dupouy, ela produziu seu primeiro álbum, Asha . O lançamento do álbum fez Asa vencer o prestigioso Prêmio francês Constantin Award em 2008, eleita a revelação entre 10 cantores ou bandas por um júri de 19 especialistas da indústria da música em Paris.

Seu segundo álbum intitulado Beautiful Imperfection foi lançado em 25 de outubro de 2010. A faixa “Be My Man” lançado no final de setembro e um vídeo para a canção foi lançado em meados de outubro.

Prêmios

2008 Prix Constantin
2011 French Music Awards Victoires de la Musique nomination for ‘Female Artist of the Year’

Singles

2007 “Fire on the Mountain”
2008 “Jailer”
2008 “360 degrees”
2010 “Be My Man”
2011 “Why Can’t We”
2011 “Dreamer Girl” Ash Howes remix
2011 “Bimpé” Bedroom Rockers remix

Álbums de estúdio

Aṣha (2007)
Beautiful Imperfection (2010)

Fonte: Wikipédia.

V í d e o s

__________

Jailer

Be My Man

Why Can’t We

Maybe

The Way I Feel

Fire On The Mountain

Preacher Man

Bimpé

Ok Ok

Baby Gone

__________

Assista 50 minutos excepcionais de documentário: Asa leva German reggae figure na jornada pessoal através de sua cidade natal Lagos, Nigéria.

F o t o s

__________

Topo

Deixe um Comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: