Raízes Aéreas

Cyndi Lauper

In Música pelo mundo on 8 de setembro de 2012 at 22:26

Cyndi Lauper, nome artístico de Cynthia Ann Stephanie Lauper Thornton (Nova Iorque, 22 de junho de 1953), é uma cantora, compositora e atriz norte-americana vencedora do Grammy e Emmy. Estreou no cenário da música pop em meados da década de 1980 e obteve sucesso com o lançamento do LP She’s So Unusual, que ganhou 6 discos de platina nos Estados Unidos por vendas de seis milhões de cópias no país. O álbum também entrou para a lista dos “500 Melhores Álbuns de Todos os Tempos” da revista Rolling Stone e está em exposição no Rock And Roll Hall of Fame. O disco fez de Cyndi a primeira mulher a ter quatro singles de um mesmo álbum no Top 10 da parada de sucessos da revista americana Billboard. Tem tido muito reconhecimento também, por passar por diversos gêneros musicais, como de Blues ao Dance-pop, por sua frequente mudança de visual e sua voz altamente potente, para uma cantora pop.

Em 2009, a cantora recebeu o prêmio BMI Millionaire Award por “Time After Time”, sua primeira canção a conquistar o primeiro lugar da Billboard Hot 100, em 1984, e que foi certificada com dois discos de ouro e um de platina nos Estados Unidos. A canção “Girls Just Want to Have Fun” conquistou três discos de ouro e dois discos de platina, com vendas físicas superiores a dois milhões de cópias, e se encontra na 120ª posição na lista das “500 Músicas que Moldaram o Rock and Roll”, realizada pelo Rock And Roll Hall of Fame. Seu videoclipe é considerado pela MTV o “39ª Melhor Videoclipe de Todos os Tempos”. Ela se tornou um ícone na música e na moda, influenciando cantoras como Lady Gaga, Nicki Minaj, Christina Aguilera, Gwen Stefani, Pink, Jessie J e Katy Perry. É também vencedora de prêmios muito importantes, como: Grammy Awards, Billboard Music Awards, Rolling Stone Awards, BMI Awards, American Music Awards, Emmy Awards e MTV Europe Music Awards. Ao longo de sua carreira emplacou vários sucessos, entre eles “True Colors”, “She Bop”, “Change of Heart”, “All Through the Night”, “I Drove All Night” e “Into The Nightlife”.

Em 2011, foi uma das principais homenageadas na exposição Womens Who Rock, pelo Rock and Roll Hall of Fame, e ainda recebeu o prêmio de Personalidade do Ano pela Out Music Awards por seu grande desempenho comercial entre os anos 2010 e 2011 e foi eleita por uma enquete da revista NME o quinto maior pop star de todos os tempos no modo geral, na frente de nomes como, Elton John, ABBA e Prince. Em 2008 foi eleita pelo tablóide inglês The Sun a quarta cantora que jamais será esquecida em todos os tempos, de acordo com uma pesquisa feita no mesmo ano. Ainda em 2010, recebeu o prêmio Creative Achievement pelo National Association of Recording Merchandisers por sua contribuição para a música e o Inspiration Award pelo GLSEN por sua ajuda a comunidade LGBT.

Em 2010, lançou seu décimo primeiro álbum de estúdio, chamado Memphis Blues, lançado nos Estados Unidos em 22 de junho, vendendo cerca de 15.353 cópias na semana do lançamento e debutando na 26ª posição da Billboard 200 e na primeira posição da Billboard Blues Albums. Memphis Blues foi eleito o 7° melhor álbum de 2010 pelo tabloide New York Post e foi nomeado ao Grammy Awards na categoria Best Traditional Blues Album. Em sete meses de lançamento, o álbum vendeu mais de 600 mil cópias mundialmente, sendo 10 mil no Brasil. Lauper já lançou 11 álbuns de estúdio e cerca de 40 singles, tendo vendido 45 milhões de álbuns e 20 milhões de singles no mundo.

Na carreira de atriz, apesar de ter tido boa recepção com o lançamento do filme Vibes (1988), no qual ela produziu e atuou, Cyndi só veio ter notoriedade em 1995 com uma participação na série de TV americana Mad About You, que lhe rendeu um prêmio Emmy. Desde então, ela participou de diversos seriados e filmes como Os Oportunistas em 2000 e em Bones em 2009; este último lhe rendeu boas criticas em um papel dramático.

Final de 2010

No final de 2010, logo após o Natal, Cyndi Lauper não quis saber do inverno dos Estados Unidos e foi curtir o verão do Uruguay com sua familía. Não foi apenas uma viagem para diversão e sim de trabalho. Cyndi foi contratada pela Lacoste para se apresentar em uma festa da marca, na abertura de temporada de Punta del Este. Cyndi recebeu $170 mil dólares para cantar algumas músicas no evento. E no dia 29 de Dezembro de 2010, Cyndi fez uma participação especial em um show no Madison Square Garden de Retorno do cantor Prince, fazendo um dueto com ele da música Jungle Love.

O inicio de 2011

A primeira aparição pública de Cyndi Lauper em 2011, aconteceu no Chapter GRAMMY Awards Nominees Reception. Cyndi esteve presente no evento, porque estava concorrendo com seu álbum Memphis Blues, que não levou o Grammy. Alguns dias depois, Cyndi apareceu irreconhecivel no Aeroporto de Los Angeles, com a pele do rosto vermelha e descascando. Isso aconteceu, devido a cantora ter se submetido a um peeling de fenôl que levou a mesma à sofrer uma irritação de pele não muito grave. Depois de uma semana, a cantora participou da cerimonia do Grammy, no qual performou na pré-festa da cerimonia ao lado de Mavis Staples e outras duas cantoras.

A turnê mundial e a quarta visita ao Brasil

O primeiro show da Memphis Blues World Tour aconteceu em 19 de fevereiro de 2011 na cidade de Recife, com público recorde. Cyndi ainda fez mais 7 shows lotados pelo país, passando por: Rio de Janeiro, São Paulo, Goiânia, Cuiabá, Brasília e Porto Alegre. Todos shows tiveram presença da percussionista Lan Lan. No dia 23 de Fevereiro ela fez uma tarde de autógrafos em São Paulo, na Livraria Cultura do Shopping Market Place. e também gravou o programa Altas Horas da Rede Globo. No programa, ela executou: She Bop, Just Your Fool, seu mais recente single e Time After Time. Antes de sair do Brasil, Cyndi que estava em Porto Alegre, decidiu fazer umas compras no país. Ela foi clicada por um fã comprando sandalias da marca Melissa numa loja da mesma na cidade. Depois disto, ela seguiu para Argentina com a Memphis Blues Tour. Após ter feito os shows no país, Cyndi teria de seguir para o Chile, mas enfrentou um atraso de voos no Aeroporto de Buenos Aires e só conseguiu viajar algumas horas depois. Para amenizar a situação, Cyndi pegou o microfone de anúncios da sala de espera e improvisou um mini show, cantando Girls Just Want to Have Fun e True Colors. No dia seguinte, foi postado o video dela cantando Girls Just Want to Have Fun no Youtube. O video teve 1 milhão de acessos em 5 dias. Ainda na América do Sul, ela fez seus últimos shows por aqui no Chile, que já estavam esgotados duas semanas antes das datas dos concertos. Os dois shows aconteceram em Vilã de Plata. No dia 2 Março, ela partiu de Nova York para o Japão, após pausa de uma semana da Tour. Algumas hora após o avião ter decolado, havia acontecido o Tsunami no país. Cyndi não cancelou os 5 shows no páis, que por incrível que pareça, foram lotados e não pensou em ir embora. Ela ficou no país e, segundo ela, fez a coisa certa. Via Twitter, ela foi informando seus fãs sobre que estava acontecendo e disse que estava tudo bem com ela. Para ajudar o país, Cyndi doou parte dos lucros de seus shows, organizou um evento para que as pessoas pudessem doar por caridade, além disso, ela também gravou ringtones de alguns de seus maiores sucessos e reverteu os lucros para a Cruz Vermelha Japonesa, junto com os lucros de seu álbum, Memphis Blues, que ela decidiu ceder também. Seu último show da turnê pelo Japão, aconteceu em Osaka e foi televiosionado e exibido ao vivo também via internet. Na rede o show foi visto por mais de 135 mil pessoas. Após mais de 3 semanas no Japão, Cyndi foi para a Austrália, onde tinha 8 shows marcados lá. No segundo dia de sua estadia no páis, ela gravou o ‘Today Show’ Australiano ao ar live. Dias depois, ela deu inicio aos 8 concertos. Contando com os shows feitos na Austrália, a Memphis Blues Tour já havia completado 86 shows no mundo todo, sem contar com os que ainda não foram anúnciados.

Vida pessoal

Frente do famoso condomínio Apthorp, em Nova York, onde Cyndi Lauper reside com seu marido David Thornton e seu filho.

Cyndi Lauper é casada desde 1991, com o ator David Thornton. Eles têm um filho, chamado Declyn Wallace Thornton Lauper, nascido em 19 de Novembro de 1997. Eles vivem no Apthorp, um famoso e histórico condomínio em Nova York. O apartamento custou cerca de 12,5 milhões de dólares.

A rivalidade com Madonna

Cyndi Lauper e Madonna tiveram seu auge na década dos anos 80. Durante este período, ambas compartilhavam o mesmo nível de popularidade e a mídia viria a coloca-las como rivais. Várias eram as comparações em virtude de suas evidentes rebeldias, e por serem representantes da vanguarda musical da época; também contribuíam para as comparações o estilo musical adotado por ambas, o biotipo parecido e as vozes de timbres semelhantes, (ambas são classificadas como Soprano). A diferença é que enquanto Cyndi tem maior extensão para os sobreagudos, chegando a um C7 e quase não tem graves expressivos, alcançando apenas notas como o F3 de I Drove All Night; Madonna tem maior extensão para os graves mais profundos como os de uma Contralto, atingindo um G2 e não tão grande para os agudos indo até o E6 ou F6. Apesar de ser 5 anos mais velha que Madonna, Cyndi abrangia o mesmo público e era considerada mais moderada em virtude de não apresentar trabalhos com críticas e apelo de cunho sexual ou religioso. Restringia-se apenas a fazer músicas e não a criticar tabus e abusar de erotismo. Até os dias de hoje, mesmo Cyndi não sendo tão popular como na década de 80, ambas cantoras ainda são comparadas pela mídia. Em diversas entrevistas, Cyndi ao ser perguntada sobre tal rivalidade sempre nega e diz que isto foi criado pela mídia, pelo fato de ambas serem mulheres criativas, que faziam tudo o que queriam. E para coloca-las sobre controle, a sociedade as dividiu e colocou as em competição.

Álbuns de estúdio

1983 – She’s So Unusual
1986 – True Colors
1989 – A Night to Remember
1993 – Hat Full of Stars
1997 – Sisters of Avalon
1998 – Merry Christmas…Have a Nice Life
2001 – Shine2003 – At Last
2005 – The Body Acoustic
2008 – Bring Ya to the Brink
2010 – Memphis Blues

Fonte: Wikipédia.

Fotos

__________

Vídeos

__________

Topo

Deixe um Comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: