Raízes Aéreas

Ane Brun

In Música pelo mundo, Pitacos da Soraya Pamplona on 25 de julho de 2012 at 11:39

Ane Brun, nome artístico de Ane Brunvoll (10 de março, 1976), é uma cantora/compositora norueguesa, nascida e criada em Molde, Noruega. Vive atualmente em Estocolmo, Suécia. Ela é proprietária de uma gravadora, a DetErMine Records (“É meu”, em Norueguês), juntamente a Ellekari Larsson, do The Tiny.

Após anos de várias apresentações ao vivo na Suécia e Noruega, e vários EP’s lançados não-oficialmente, Brun lança seu primeiro álbum full-length oficial, “Spending Time with Morgan’‘, em finais de Maio de 2003, na Escandinávia, e em vários países europeus, no outono de 2003. O álbum foi lançado pela DetErMine Records, que está sob licença da V2 Music for USA distribution.

Ane iniciou sua carreira musical tardiamente, aprendendo a tocar violão com seus 21 anos. Suas primeiras aparições oficiais ao vivo foram em 1998, nas ruas de Barcelona e San Sebastian. Após mudar-se para Bergen, ela começou a compor suas próprias canções e melodias, e se juntou à banda norueguesa “Damsels in Distress’‘. Em 2000, Ane muda-se para Estocolmo e começa a viver das performances ao vivo de sua música.

Seu primeiro álbum, “Spending Time with Morgan”, foi o primeiro a ser lançado sob seu próprio selo, conseguindo reviews muito positivas, sendo lançado em toda a Europa em 2003. Foi nomeado no prêmio Sueco de Música Independente, o “Manifest’‘, em 2003. Seu segundo álbum, “A Temporary Dive’‘, foi lançado na Europa, nos Estados Unidos e no Japão. O álbum conseguiu maravilhosas resenhas ao redor do mundo, rendendo um Norwegian Grammy a Ane, por melhor Artista Feminina em 2005. Ela foi nomeada para Melhor Artista da Noruega no European MTV Music Awards 2005, melhor música Norueguesa do século (pela Norwegian National Radio) e, ainda, melhor Artista Feminina Pop Sueca, no “Grammis”.

Em Novembro de 2005, Brun lança o álbum “Duets’‘, consistindo em dez duetos com dez maravilhosos artistas. O single “Lift Me’‘, com a banda norueguesa Madrugada, torna-se um favorito nas rádios, valendo-a de outro Norwegian Grammy. O álbum ‘’Duets’’ conta a participação de Teitur, Tobias Fröberg, Liv Widell, Wendy McNeill, Ron Sexsmith, Syd Matters, Tingsek, Ellekari Larsson, do The Tiny, Madrugada, e, ainda, Lars Bygden.

Durante os últimos anos, Ane Brun esteve promovendo seu trabalho ao redor do mundo. Após uma turnê com o DMF String Quartet, Staffan Johansson e Nina Kinert pela Escandinávia em 2006, ela lançou seu primeiro álbum ao vivo, “Live in Scandinavia”, no inverno de 2007. O álbum é uma coletânea de canções de seus três primeiros álbuns, porém com diferentes arranjos para orquestra de cordas. Desde então, Ane têm sido acompanhada por Rebekka Karijord e Jennie Abrahamson em sua tour.

Seu quinto álbum, “Changing of the Seasons’, foi lançado em 2008. Foi produzido por Valgeir Sigurdsson (que trabalhou com Björk, Múm, Bonnie Prince Billy, CocoRosie, Maps, e outros).

“Sketches’‘, uma versão acústica desse último álbum, foi lançado cedo em 2009.

O primeiro DVD ao vivo de Ane, “Ane Brun Live at Stockholm Concert Hall’‘, foi lançado em finais de 2009, consistindo em um CD+DVD ao vivo. O show foi gravado em Estocolmo, em Outubro de 2008.

Álbuns

Spending Time with Morgan – (2003)
A Temporary Dive – (2005)
Duets – (2005)
Live in Scandinavia – (2007)
Changing of the Seasons – (2008)
Sketches – (2008)
Live at Stockholm Concert Hall – (2009)
It All Starts with One – (2011)

EPs

My Lover Will Go – (2004)

Singles

Are They Saying Goodbye – (2003)
Humming One of Your Songs – (2003)
I Shot My Heart – (2004)
Song No. 6 (2005)
Rubber & Soul (2006) com Teitur Lassen
Balloon Ranger – (2006)
Headphone Silence – Henrik Schwarz/DF Remix – (2008)
Big in Japan – (2008)
True Colors – (2008)
To Let Myself Go – Malkyl Remix – (2009)

Fonte biográfica: Last FM.
Atualizado em 24/11/2014.

Vídeos

__________

Do You Remember
To Let Myself Go
Recorded
True Colors
These Days
Worship
Words
Treehouse Song
One
What's happening with you and him

Fotos

__________

Topo

Deixe um Comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: