Raízes Aéreas

NX Zero

In Música pelo mundo on 15 de maio de 2012 at 12:50

NX Zero (geralmente abreviado para NX) é uma banda brasileira de emocore formada em 2001 na cidade de São Paulo, a banda é composta por Diego Ferrero (vocal), Leandro Rocha (guitarra e segunda voz), Daniel Weksler (bateria), Conrado Grandino (baixo) e Filipe Ricardo (guitarra).

A Banda lançou seu álbum de estreia pela gravadora Urubuz Records intitulado Diálogo? em 2004. Após este, a banda assinou contrato com a Arsenal Music/Universal Music e lançou mais quatro álbuns: NX Zero, em 2006, Agora, em 2008, Sete Chaves, em 2009 e Projeto Paralelo, em 2010. Segundo a ABPD a Banda já recebeu 2 singles de Disco de Diamante, “Incontrolável” e “Consequência”, Disco de Platina com “Cedo Ou Tarde” e “Razões e Emoções”, com um total de mais de um 100 mil downloads pagos, somente no Brasil.

Nx Zero ocupou a nona posição na lista dos 50 CDs mais vendidos no Brasil. O disco de estreia do NXZero teve mais de 145 mil cópias comercializadas, e o DVD 62 mil horas até aqui, cerca de 43 mil.Eles receberam uma proposta de regravar as músicas em outras línguas. Lançaram músicas em inglês e em espanhol.

História

A banda começou oficialmente no dia 10 de abril de 2001. Formada pelo guitarrista e vocalista Yuri Nishida. Na época, a banda era um power trio com apenas uma guitarra, um baixo e a bateria, e o nome da banda era NX Zero Granada. É por este motivo que, hoje, o atual vocalista, Diego Ferrero, tem uma tatuagem de uma granada com asas nas costas. Com o tempo, a banda foi tomando a forma que tem hoje. A banda se destacou em São Paulo, onde bandas como Hateen tocavam. O sucesso não veio de imediato, pois o estilo musical não era o que entrava na mídia nacional. A partir de 2004, já sem o cantor Yuri Nishida, o baterista registrou o nome NX Zero, sem o nome Granada. A banda começou a crescer mais, e em 2006 assumiu as primeiras posições nas rádios do país.

NX Zero foi a primeira banda independente a conseguir alcançar a primeira posição do extinto programa de música “Disk MTV”. Após esse feito, a banda fechou contrato com a Universal Music, mesma gravadora das bandas CPM 22 e Hateen. O primeiro single do novo CD homônimo, Além de Mim, já com a gravadora, fez enorme sucesso e a banda conseguiu o prestígio nacional. O primeiro grande prêmio que receberam, foi o Prêmio Multishow de Música Brasileira 2007 na categoria “Revelação”. Durante esse ano, o NX Zero fez uma parceira com Armandinho no “Especial MTV Estúdio Coca Cola”. A segunda canção de trabalho escolhida foi Razões e Emoções, que foi o single de maior sucesso da banda até então, tanto nas rádios, quanto na TV. Eles também venceram o Video Music Brasil 2007 nas categorias “Hit do Ano”, “Artista do Ano”. Então, foi lançado um clipe da canção Mais e Mais, retirada do DVD “MTV ao Vivo – 5 Bandas de Rock”, ganhando assim um videoclipe ao vivo, mas que acabou não virando single.

A banda lançou seu terceiro single do álbum NX Zero, a canção Pela Última Vez. Também foi lançada no Brasil a nova versão da canção de Nelly Furtado, All Good Things (Come to an End), que contou com participação de Di Ferrero nos vocais.

O segundo CD do NX Zero por uma gravadora grande foi intitulado Agora, que tem como primeiro single a música “Cedo ou Tarde” (composta para o pai do Gee) que alcançou o primeiro lugar nas paradas. Esse mesmo CD contém várias participações; nas faixas Bem ou Mal e Além das Palavras, o rapper Túlio Dek, e um coro na faixa Cartas Pra Você, com duas integrantes do extinto grupo Rouge, Karin e Aline, além da faixa Silêncio, que foi escrita por dois integrantes da banda Fresno.

Em 2008, o vocalista da banda, Di Ferrero, foi o primeiro brasileiro a receber o prêmio slime na festa de premiação do canal a cabo Nickelodeon, e a banda venceu as três categorias nas quais fora indicada no prêmio mais popular de música brasileira, o VMB.

No dia 24 de Janeiro de 2009, a banda norte-americana Taking Back Sunday acusou os brasileiros do grupo NX Zero de plágio em um chat transmitido por vídeo na internet. Segundo a banda, o NX Zero teria plagiado a sua música “MakeDamnSure“, do disco “Louder Now“, de 2006, em Daqui Pra Frente. “Eles tiram o refrão e cantaram a música em português com a mesma melodia”, disse o grupo norte-americano. Os integrantes do Taking Back Sunday disseram ter descoberto o suposto roubo da sua melodia por meio de um fã brasileiro chamado Maurício.

No dia 20 de outubro, a banda lançou o quarto álbum da carreira, intitulado Sete Chaves. O álbum já obteve êxito nas vendagens e no primeiro single, a canção “Espero a Minha Vez” que liderou as paradas de sucesso do Brasil, sendo o 5º nº 1 da banda. O segundo sucesso desse disco ‘Só Rezo’ mostrou um lado mais rock da banda consagrando-a no cenário musical brasileiro.

Em 24 de novembro de 2010, eles lançaram um álbum remix intitulado Projeto Paralelo. Já foi lançado o Web Clipe Só Rezo 0.2 no dia 28 de outubro que tem a participação dos Rappers Emicida e Yo Yo. O álbum, com produção de Rick Bonadio, vai trazer quatro músicas inéditas e dez faixas regravadas com nova roupagem e rappers dividindo os vocais com Di Ferrero. No disco, participam entre os brasileiros Chorão, Emicida, Rincon Sapiência, Rappin Hood, Kamau, Gabriel O Pensador e Negra Li. Entre os convidados estrangeiros estão Smoke Thugs, Aggro Santos, Freddy Gibbs, Kurupt (The Dog Pound) e Yo Yo, além de DJ King e outros nos scratches.

Em março de 2011, o Nx Zero lançou o DVD Projeto Paralelo que que mostrará os bastidores do CD. As releituras dos sucessos em parceria com rappers nacionais e internacionais. O DVD tem músicas da banda, como “Cedo ou Tarde”, “A Melhor Parte de Mim” e “Só Rezo” com arranjos diferentes e muita influência do hip hop.

No dia 24 de setembro de 2011 a banda abriu o Rock in Rio no palco Mundo, no dia do rock, assim teve sua primeira aparição no festival.

Integrantes

Diego José Ferrero (Di) – vocais (11 de junho de 1985)
Leandro Franco da Rocha (Gee) – guitarra solo, backing vocals (3 de setembro de 1986)
Filipe Duarte Pereira Ricardo (Fi) – guitarra rítmica (15 de outubro de 1985)
Caco Grandino – baixo (11 de abril de 1986)
Daniel Weksler (Dani) – bateria (10 de janeiro de 1986)

Ex-integrantes

Yuri Nishida (nascido em São Paulo, no dia 22 de setembro de 1984) – Fundou o NX Zero em 2001 e o Gloria em 2002, saiu do NX Zero em 2004 e do Gloria em 2005 para montar a banda Granada, onde cantou até maio de 2009. No ano de 2010, Yuri surgue em uma nova banda, o VOWE, da qual já foram disponibilizados algumas músicas do EP novo no MySpace da banda.

Álbuns de estúdio

2004 — Diálogo?
2006 — Nx Zero
2008 — Agora
2009 — Sete Chaves
2010 — Projeto Paralelo
2012 — Em Comum

Fonte: Wikipédia
Atualizado em 11/09/2012.

Vídeos

__________

Fotos

__________

Topo

Deixe um Comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: