Raízes Aéreas

Goo Goo Dolls

In Música pelo mundo on 13 de maio de 2012 at 18:30

Goo Goo Dolls é uma banda de rock alternativo dos Estados Unidos, formada em 1986, em Buffalo. Seus integrantes são Johnny Rzeznik (vocais e guitarras), Robby Takac (baixo e vocais), e Mike Malinin (substituto de George Tutuska na bateria).

Com uma mistura de pop rock alternativo, o trio alcançou seu sucesso nos anos 1990. Seu quinto álbum, A Boy Named Goo, foi o primeiro sucesso comercial da banda. Rzeznik, órfão que começou a morar sozinho com 15 anos, tocava em diversas banda locais, e fazia um curso para ser aspirante de encanador. A banda não se chamava Goo Goo Dolls e sim Sex Maggots.

O co-fundador e baterista George Tutuska resolveu sair da banda, tendo sido substituído por Mike Malinin. No final da década de 1990 a banda tornou-se bastante reconhecida pela canção “Iris”, trilha sonora do filme Cidade dos Anjos e faixa do álbum Dizzy Up the Girl.

Formação atual

Johnny Rzeznikvocal e guitarra (1986 – atualmente)
Robby Takac – vocal e baixo (1986 – atualmente)
Mike Malinin – bateria e percussão (1998 – atualmente. Membro não oficial desde 1995)

Ex-integrantes

George Tutuska – bateria (1986 – 1998)

O Começo

Johnny Rzeznik era um garoto de 12 anos, que já havia perdido seus pais e era criado pelas irmãs mais velhas. Nessa idade, achou um hobby que viria a transformar sua vida – a música. Não demorou muito para que começasse a tocar guitarra e compor. Nisso, Robby Takac já tocava em algumas bandas da cena da cidade de Buffalo. Quando os dois se encontraram, Robby tocava numa banda chamada “Beaumonts”, da qual saiu logo depois. Johnny e Robby se juntaram ao baterista George Tutuska, e assim nasceu o Sex Maggots, que mais tarde se tornaria o Goo Goo Dolls.

O primeiro trabalho dos garotos veio em 1987, que serviu para apresentá-los à cena local. Robby assumia os vocais e baixo da banda, caracterizando um punk pesado e bem agitado com o vocal rasgado de Robby. O segundo disco “Jed”, seguiu a mesma linha, com letras um pouco menos escrachadas, mas mesmo assim não conseguiu nada a mais que o outro disco. Ainda faltava alguma coisa no Goo Goo Dolls.

Os primeiros ganhos

Foi quando tiveram a idéia de mover Johnny para o vocal principal da banda, e Robby, apenas no baixo, mas cantando algumas músicas. Assim lançaram, em 1991, o disco “Hold me Up”, já mais maduro e mais cheio musicalmente. Não foi um grande sucesso de vendas, mas os produtores da famosa série de filmes de terror “Hora do Pesadelo”, que fazia um enorme sucesso no mundo na época, convidaram a banda para compor uma música pro sexto filme da série “A Morte de Freddy”, e assim fizeram “I’m Awake Now”.

A música serviu para aumentar um pouco o território do Goo Goo Dolls, e assim começaram a fazer turnês por vários lugares e começarem a ser conhecidos. Além dela, “You Know What I Mean” e “Two Days In February” (ambdas faixas do disco Hold me Up) entraram na trilha do filme.

Aproveitando o embalo de “I’m Awake Now”, lançaram em 1994 o disco “Superstar Carwash”, um disco que obteve melhor resultado que os outros. Músicas como “Fallin’ Down” e “We Are the Normal” começaram a tocar por aí e a render shows pelos EUA e Europa para a banda.

E em 1995, a banda vai mais longe ainda com “A Boy Named Goo”. A balada “Name” rendeu sucesso para a banda, além de músicas como “Naked”, “Long Way Down”, “Burnin’ Up” e “Flat Top”. A banda tinha chegado ao seu auge, participando de enormes festivais, indo a programas de televisão de muita audiência, e é claro, fazendo grandes turnês. O Goo Goo Dolls parecia ter encontrado o sucesso, mas mal imaginavam que melhor ainda estava por vir…

O sucesso

Alguns produtores ouvem a música “Name”, e convidam a banda para fazer uma música para o filme Cidade dos Anjos. A banda entrega nada mais nada menos a música “Iris”. Foi aí que, com o lançamento do filme em 1997, Iris explodiu nas rádios do mundo inteiro, levando a banda a um sucesso estrondoso. No embalo de Iris, lançaram o disco “Dizzy Up the Girl” em 1998. Dele saíram os maiores sucessos da banda até hoje. Além de “Iris”, teve “Slide”, “Black Baloon”, “Broadway”, “Dizzy” e etc. O disco veio com um som mais pop, o que agradou mais o público mais popular.

Depois disso, foram turnês grandes, shows lotados… Enfim, até hoje a música Iris é muito tocada nas rádios. Só em 2002, a banda volta com “Gutterflower”, um disco na mesma linha do anterior, com grandes músicas da banda como “Big Machine” e “Here is Gone”.

Após o lançamento de “Let Love In”, de 2006, duas coletâneas e o lançamento do single ‘Real’ em 2008, a banda lançou no ano passado(2010) seu mais recente trabalho intitulado “Something For The Rest Of Us”, com destaque para as faixas “Home”, “Notbroken” e “Nothing is Real”.

Álbuns de estúdio

Goo Goo Dolls – 1987
Jed – 1989
Hold Me Up – 1990
Superstar Car Wash – 1993
A Boy Named Goo – 1995
Dizzy Up the Girl – 1998
Ego Opínion Art & Commerce – 2001
Gutterflower – 2002
Let Love In – 2006
Greatest Hits Volume One – 2007
Greatest Hits Volume Two – 2008
Something for the Rest of Us – 2010

Álbuns ao vivo

Live in Buffalo: July 4th 2004 – 2004

Fotos

__________

Vídeos

__________

__________

Topo

Deixe um Comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: