Raízes Aéreas

Lana Del Rey

In Música pelo mundo, Pitacos da Soraya Pamplona on 2 de maio de 2012 at 12:39

Elizabeth Woolridge Grant (Nova Iorque, 21 de Junho de 1986), mais conhecida pelo nome artístico Lana Del Rey, é uma cantora norte-americana. O seu nome artístico foi inspirado na combinação dos nomes da actriz Lana Turner e o carro Ford Del Rey. O seu single de estreia “Video Games”, foi lançado pela Stranger Records em formato digital e vinil em Outubro de 2011, sendo o álbum de estreia Born to Die lançado a 30 de Janeiro de 2012, no Reino Unido, e a 31 de Janeiro no resto do mundo.

Início de carreira

Elizabeth Grant, filha do milionário Rob Grant, nasceu em Nova Iorque em 1986, tendo crescido na cidade Lake Placid. Para dar início à sua transformação de Liza Grant para Del Rey, muda-se para Londres, passando 2010 em reuniões com gravadoras, que recusaram o seu trabalho.No início da sua carreira o seu representante escolheu o nome artístico “Lana Del Rey”, tendo a cantora comentado este facto dizendo que queria fazer parte de uma banda, mas que a editora e equipa queriam que fosse uma artista solo.

David Kahne, produtor de Del Rey e também produtor de álbuns de Paul McCartney, Regina Spektor e Kelly Clarkson, elogiou as suas habilidades de voz e composição, dizendo que Lana é uma compositora inteligente, mas definitivamente com um ângulo muito poderoso sobre a imagem. Del Rey foi aconselhada por um grupo de representantes e advogados durante cinco anos que buscavam o nome que melhor se adaptava a seu estilo musical. Lançou o EP chamado Kill Kill em 2009 sob o nome Lizzy Grant. Gravou também um álbum intitulado Lana Del Rey a.k.a. Lizzy Grant, numa pequena editora com o produtor David Kahne, que foi vendido por um breve período antes de ser removido após a editora não poder mais promover o álbum. A 2 de Setembro de 2010, juntamente com Ray Davies, Juliette Lewis e Klaus Voormann grava, em Berlim, uma sessão MTV Unplugged com os Mando Diao. O concerto foi transmitido na televisão e lançado em CD/DVD, no final de 2010. Lana é conhecida por adornar as suas músicas e vídeos com um acto assustadoramente nostálgico pesado em temas americanos, incluindo imagens assustadoras e vários lugares, como a ilha Coney Island, e artistas como Frank Sinatra e Marilyn Monroe.

Presente

O single “Video Games”, é lançado em Outubro de 2011, precedendo o lançamento do seu álbum de estreia Born to Die, que é lançado a 30 de Janeiro de 2012, no Reino Unido, e a 31 de Janeiro no resto do mundo.

A canção foi nomeada “Best New Track” pela Pitchfork Media e foi incluída na série de televisão Ringer. O EP para os singles “Video Games”/”Blue Jeans” chegou à posição nº 5 no iTunes Albums Chart, apenas algumas horas após seu lançamento. A 11 de Outubro de 2011, apresentou “Video Games” ao vivo no Later with Jools Holland, sendo a sua estreia na televisão britânica, depois de ter feito alguns concertos ao vivo, em que os bilhetes esgotaram em meia hora. A 24 de Outubro, foi anunciada como “The Next Big Thing”, ou, “O Próximo Grande Sucesso”, nos prémios Q.

A banda Bombay Bicycle Club fez uma versão de “Video Games” no programa da BBC Radio 1 Live Lounge, a banda britânica Kasabian, fez também uma versão da canção no mesmo programa, durante a digressão Student Tour.

“Video Games” obteve sucesso comercial, atingindo a primeira posição na Alemanha, e ficando entre as dez mais tocadas na Áustria, Bélgica, Holanda, França, Irlanda, Suíça e no Reino Unido. A canção foi divulgada com um videoclipe realizado e editado pela própria cantora. Lana utilizou excertos de vídeo com skates, desenhos animados, cenas da actriz Paz de la Huerta bêbada, e ainda, a própria em frente a uma câmara, tendo para essas cenas, usado uma webcam.

O segundo single, “Born to Die”, lançado em Dezembro de 2011, recebeu uma recepção positiva da crítica, sendo no Reino Unido número 9, o que fez com que tivesse dois singles no top 10 num único ano.

O single “Video Games”, foi incluído nas bandas-sonoras das séries Gossip Girl e The Only Way Is Essex e o tema “Blue Jeans”, foi incluído na série Made in Chelsea.

Em 2011, foi contratada pela empresa de moda “Next Model Management”, estando ao lado de Ali Lohan (irmã de Lindsay Lohan), Alexa Chung e Solange Knowles.

Em 2012 Lana faz uma série de espectáculos pela Europa, sendo atracção em diversos festivais de verão, como o Festival da Ilha de Wight, o Sónar, em Barcelona, o Hove Festival, na Noruega e o Super Bock Super Rock em Portugal.

Influências

Lana Del Rey enumerou como as suas influências artísticas: Allen Ginsberg, Elvis Presley, Britney Spears, Nina Simone, Nirvana, Leonard Cohen, Bob Dylan, The Beach Boys, Antony and the Johnsons, Kurt Cobain.

Álbuns de Estúdio

Lana Del Rey a.k.a. Lizzy Grant – 2010
Born to Die – 2012
Paradise – 2012

Fonte: Wikipédia.
Atualizado em 26/07/2013.

Vídeos

__________

Born To Die

Video Games

Summertime Sadness

Blue Jean

National Anthem

Dark Paradise

Off to the Races

Radio

Young and Beautiful

Ride

Fotos

__________

Topo

Deixe um Comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: