Raízes Aéreas

The Cardigans

In Música pelo mundo, Pitacos da Soraya Pamplona on 18 de abril de 2012 at 8:00

The Cardigans é um grupo Sueco de Indie Pop, Pop e Alternative. A banda foi criada em 1992, embora tenha sido somente em 1994 que atingiu o sucesso, com o single ‘Rise and Shine’, e logo em seguida assinaram contrato para a gravação de seu primeiro CD, Emmerdale.

O seguinte álbum, Life, de 1995, foi sucesso de público e crítica com o “retrospectivo” single ‘Carnival’, a partir daí, o The Cardigans tornou-se uma banda de prestígio. Mas foi com lançamento do First Band on the Moon, de 1996, com o hit ‘Lovefool’, que foi incluso na trilha sonora da versão cinematográfica de Romeo + Juliet, do diretor Baz Luhrmann em 1997, que a banda alcançou o primeiro lugar das paradas européias e americanas, tendo vendido treze milhões e meio de cópias pelo mundo, sendo dois milhões só nos Estados Unidos.

Muito longe de ser mais uma one-hit wonder, o quarto álbum, Gran Turismo, veio diferente, introspectivo e eletrônico, mudando a imagem do The Cardigans, e lhe conferindo o título de art band. ‘Erase and Rewind’, ‘My Favourite Game’ e ‘Hanging Around’ foram os destaques.

Após um longo tempo sumidos, é lançado Long Gone Before Daylight em 2003, e a trupe sueca liderada por Nina Persson volta mais uma vez diferente, agora com sua líder morena, com um material quase acústico, que pouco tinha a ver com os outros já feitos, as criticas foram mistas e positivas, em quanto alguns críticos o elegeram como o melhor álbum da banda e o mais maduro até então, outros falaram que a banda estava possivelmente envergonhada pelo seu antigo som feliz, o que não é verdade.

2005 veio e trouxe o sexto e último álbum de estúdio até a data, o peculiar Super Extra Gravity, mais uma vez aplaudido pela crítica e nesse a banda volta ao seu som Indie-Pop de costume, só que com uma pegada mais country. Teve pouca repercussão popular, assim como seu antecessor.

Em janeiro de 2008 é lançado a coletânea dupla Best of, com 46 faixas que incluíam as primeiras versões nunca lançadas de algumas canções, bem como antigas faixas nunca gravadas oficialmente. Os Cardigans continuam popular em sua terra natal, assim como alguns outros países europeus como Finlândia e Noruega, o quinteto também conseguiu consideráveis admiradores no Japão.

Curiosidades

Os integrantes se conheceram na universidade.
Permanece na sua formação original até hoje.
Fãs confessos do Heavy Metal, a banda já regravou clássicos do Black Sabbath como “Sabbath Bloody Sabbath” e “Iron Man”.

Se durante seus primeiros anos de vida o The Cardigans produzia um som sessentista independente, do meio para cá o grupo torunou-se verdadeiramente heterogêneo, com influência da Música Clássica, Trip Hop, Heavy Metal, Blues, New Age, Folk e Country.

Todas as letras são escritas por pelo menos um dos cinco membros, em todo o caso, a maioria é de autoria do baixista Magnus Sveningsson e da vocalista Nina Persson.

A banda já não toca ‘Lovefool’ em seus concertos. Nina comenta: “Lovefool não nos representa mais, creio que agora represente somente ela mesma.”

A música ‘My Favorite Game’ foi a música tema do jogo Gran Turismo 2 para playstation; ‘Erase and Rewind’ fez parte das trilhas dos filmes americanos 13º Andar e Nunca fui Beijada e ‘Do you believe’ do Alemão Meninas não Choram.

Integrantes

Bengt Lagerberg – bateria
Lasse Johansson – teclados, violão
Magnus Sveningsson – baixo
Nina Persson – vocal
Peter Svensson – guitarra

Álbuns

Emmerdale (1994)
Life (1995)
First Band on the Moon (1996)
Gran Turismo (1998)
Long Gone Before Daylight (2003)
Super Extra Gravity (2005)
Best Of (2008)

Fonte: Last FM.

Vídeos

__________

Fotos

__________

__________

Topo

Deixe um Comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: