Raízes Aéreas

Garbage

In Música pelo mundo, Pitacos da Soraya Pamplona on 11 de abril de 2012 at 11:45

Garbage é uma banda de rock formada na cidade de Madison (Wisconsin), nos Estados Unidos da América, em 1993. Constituída por Shirley Manson, Butch Vig, Steve Marker e Duke Erikson, o grupo tem quatro álbuns de estúdio, com o quinto a lançar em 2012, e já vendeu mais de 17 milhões de discos.

História

Bem antes de se iniciar o Garbage, três de seus integrantes já tinham uma vasta experiência com música. Butch Vig, o baterista, teve a maior notoriedade no meio sendo produtor de álbuns como Nevermind (Nirvana), Siamese Dream (Smashing Pumpkins) e Dirty (Sonic Youth). Steve Marker também era produtor, sendo amigo de Vig desde os tempos de faculdade e ajudando-o em seu estabelecimento de Madison, Wisconsin, Smart Studios, e Duke Erikson tocou com Vig na banda Spooner.

Em 1993, os três se encontravam algumas vezes para trabalharem em remixes de U2, Nine Inch Nails e Depeche Mode. Depois de um tempo, eles começaram a compor juntos, gravando efeitos e dando ideias novas para um novo som. Um amigo de Butch, ao ouvir as demos do projeto, disse que aquela música parecia lixo, e foi aí que ele resolveu batizar seu projeto de Garbage (“lixo” em inglês”)

1994-1996: A formação do Garbage

Nenhum dos integrantes queria cantar no Garbage – mesmo Erikson, que experiência de vocalista, mas temia que isso levasse a um som muito parecido com o do Spooner. Em 1994, Marker viu na MTV o clipe “Suffocate Me”, da banda Angelfish, e resolveu convidar a cantora de tal banda, Shirley Manson, para cantar algumas canções em Madison.

O primeiro teste de Manson foi mal-sucedido, e ela voltou para o Angelfish. Quando o grupo acabou, Manson resolveu testar de novo, e foi aceita. Já como nova vocalista do Garbage, começou a escrever letras e retrabalhar as músicas que Marker, Vig e Erikson já tinham composto. Assim, depois de muitos ensaios e letras sendo re-escritas por Shirley, o repertório do primeiro álbum estava pronto. Entretanto, o lançamento do disco foi demorado. Primeiro, a banda resolveu lançar alguns singles de edições limitadas, sendo o primeiro dele da música “Vow”, que vinha numa caixa de metal.

Em seguida, lançaram “Queer” uma das canções mais desafiadoras da banda. A mesma passou a ter destaque na midia, inicialmente Butch Vig era quem ganhava mais atenção (pelo seu trabalho como produtor), mas logo o carisma e a figura de Shirley Manson se colocaram a frente e ela passou a se tornar a figura central da banda. O álbum de estreia, chamado apenas de Garbage foi finalmente lançado no final de 1995. O disco foi imediatamente aclamado pela criticas tendo os singles “Only Happy When It Rains”, “Stupid Girl” e “Milk” que, ao poucos foram conquistando o público.

O som do álbum mesclava rock com elementos de música eletrônica, o que até hoje, é uma marca registrada da banda. O disco atingiu a marca de 3 milhões de cópias vendidas (sendo 1 milhão apenas nos EUA) e depois de uma bem sucedida turnê, o Garbage resolveu dar um tempo para depois voltar em estúdio e começar as gravações de seu segundo álbum.

2004-2006: Bleed Like Me

Em 2004, a banda iniciou a gravação do seu quarto álbum, desta vez priorizando que produzisse o som da banda ao vivo. Mas o processo foi problemático, devido ao mau momento pessoal de Manson, que passava por um divórcio e diversos questionamentos. A tensão entre os integrantes sobre o direcionamento do álbum foi tão tensa que Vig resolveu abandonar as gravações e o Garbage se dissolveu nesse período. No entanto, a poeira baixou e os integrantes se reuniram novamente retomando as gravações do álbum intitulado Bleed Like Me. Lançado em abril de 2005, foi a primeira vez que o Garbage contava com um produtor de estúdio, John King. O disco retoma o vigor e o entusiasmo dos primeiros discos da banda, tendo mais guitarras e melodias pesadas e colocando os efeitos eletrônicos em segundo plano. A critica adorou e os fãs também, trazendo de volta um Garbage mais pesado e melhorado e uma nova turnê foi feita, passando novamente por vários países e tocando em Glastonbury, fazendo um show histórico, onde Shirley acaba pegando uma boneca inflável e deitando sobre ela em pleno palco. Esse álbum teve hits contagiantes como “Why Do You Love Me?”, “Bleed Like Me”, “Bad Boyfriend”, “Run Baby Run” e “Sex Is Not The Enemy”.

Após a turnê de Bleed Like Me, a banda decidiu entrar em hiato. Em 2007, voltaram ao estúdio para trabalhar na coletânea Absolute Garbage, que incluía uma nova canção, “Tell Me Where It Hurts”. Manson fez um disco solo, que permanece inédito após a gravadora do grupo, Geffen Records, não gostar do resultado. A banda eventualmente abandonou a Geffen.

Integrantes

Shirley Manson – vocal, guitarra – (1994 – presente)
Steve Marker – guitarra – (1994 – presente)
Duke Erikson – guitarra, baixo, teclados, percussão – (1994 – presente)
Butch Vig – bateria – (1994 – presente)

Álbuns de estúdio

Garbage (1995)
Version 2.0 (1998)
beautifulgarbage (2001)
Bleed Like Me (2005)
Not Your Kind of People (2012)

Fonte: Wikipédia.

Fotos

__________

Vídeos

__________

__________

Topo

Deixe um Comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: