Raízes Aéreas

Claudia Leitte

In Música pelo mundo on 30 de março de 2012 at 12:57

Claudia Leitte (nome artístico de Claudia Cristina Leite Inácio Pedreira, São Gonçalo, 10 de julho de 1980) é uma cantora, compositora, dançarina, atriz, dubladora e apresentadora brasileira. Foi, até 2008, vocalista da banda de axé music e pop Babado Novo.

Nascida em uma família humilde de São Gonçalo, cidade da Região Metropolitana do Rio de Janeiro, Claudia Cristina Leite Inácio mudou-se com os pais para Salvador com menos de um ano de idade, onde recebeu da Câmara Municipal de Salvador o título de cidadã soteropolitana. Em 1983, aos 3 anos, Claudia subiu no palco de uma churrascaria, aproveitando o intervalo deixado pelo cantor que se apresentava, e começa a cantar “Emília, Emília, Emília”, canção de Baby do Brasil. Na adolescencia passou a cantar em bares e festivais até que, com 13 anos, passou a integrar a banda do cantor Nando Borges na qual trabalhou como backing vocal.

Em 1998, aos 18 anos, Claudia ingressa nas faculdades de Direito, Comunicação Social, saindo de ambas no início dos cursos, passando a fazer a faculdade de Música mais tarde, a qual ficou mais tempo. Na mesma época passa a integrar a Banda Violeta, um grupo de forró, onde Claudia deu os primeiros passos nos palcos profissioonais, tendo uma agenda com vários shows, largando mais uma vez a faculdade. Em 1999 deixa a banda, procurando um grupo que se adequasse a sua vontade de cantar axé music, passando a integrar por um curto tempo uma banda informal com amigos, chamada Macaco Prego.

Em 2000 Claudia assina o primeiro contrato comercial com os empresários Cal Adam e Manoel Castro para tornar-se vocalista da banda Nata do Samba, onde dividiu os vocais com o cantor Faustão, tendo ainda uma uma rápida passagem pela CIA do Pagode antes de integrar a banda que transformaria sua vida: o Babado Novo.

2001-2007:Babado Novo

Em 2001, Claudia integrava com o conjunto de axé pop, Babado Novo que lhe daria uma carreira profissonal mais avançada, a banda acabou quebrando fronteiras direto da Bahia chegando a fazer mais de três shows por dia, no nordeste e no norte do país, ganhando também um dos melhores prêmios do Carnaval de Salvador, o Trófeu Dôdo & Osmar, como Banda Revelação e Cantora Revelação do ano de 2003.

Seus primeiros sucessos foram as canções Amor Perfeito e Cai Fora, cujo alcançaram a #9 posição na Hot 100 Brasil agradando o público brasileiro,o primeiro álbum da banda Babado Novo foi lançado em 2002, que também trouxe os sucessos Eu Fico e Canudinho,apresentando-se no Carnaval e em inúmeras micaretas em todo o país, como Micarande, Fortal, Carnatal e Pré-Caju, a cantora atingiu um patamar que a colocou entre as maiores do circuito, como Daniela Mercury, Ivete Sangalo e Margareth Menezes.Em setembro de 2004, grava o primeiro DVD intitulado “Uau”, gravado em Salvador, Bahia, e no mês seguinte faz a sua estréia internacional com shows nos Estados Unidos, nos estados da Flórida, Nova Jersey e Massachusetts e no Japão em Tokyo.

Em 2006 a banda se apresentou no Brazilian Day em New York, com um show para mais de 1,5 milhões de pessoas na avenida Times Square.O Carnaval de Salvador de 2008 foi a última apresentação de Claudia com a banda. A partir de então, dedicou-se à sua carreira solo, recebendo os músicos e a equipe técnica do Babado Novo como companheiros também na nova fase. Em Torno o Babado Novo vendeu cerca de 5 milhões de álbuns pelo Brasil.

2008: Carreira Solo

No dia 17 de fevereiro de 2008, gravou seu primeiro álbum e DVD em carreira solo, nas areias da praia de Copacabana, com um show para mais de 1 milhão de pessoas e participações especiais de Daniela Mercury, Badauí (CPM 22), Wando, Gabriel, O Pensador e Carlinhos Brown. O álbum foi oficialmente lançado no dia 27 de junho de 2008,já o DVD apareceu nas lojas em 11 de agosto de 2008, suas vendas renderam disco duplo de platina, marcados pelos sucessos de Exttravasa que ganhou certificado de diamante com mais de 500 mil downloads digitais vendidos,Pássaros,Beijar na Boca eleita a música do carnaval de 2009 e Horizonte.

Ainda em 2008 a cantora assinou contrato com o Guaraná Antarctica, e com os produtos de tintura a Cor&Ton, pertencente à empresa de referência Niely.

A turnê Exttravasa Tour nasceu para divulgar o recente gravado e lançado albúm Ao Vivo em Copacabana. A estréia ocorrida nos dias 4 de Julho em São Paulo, e 5 de Julho no Rio de Janeiro. No fim do ano também fazendo Shows pela Europa, na Inglaterra, Londres e Lisboa.

2009: Sette Tour

No dia 2 de Julho de 2009, Cláudia Leitte lançou sua nova turnê ao cast nacional Sette,o título da turnê simbolizado pelo número “7” com dois “t”, inspirados no sobrenome artístico da cantora, o show de estréia no Farol da Barra levou uma multidão de 230 mil pessoas em um verdadeiro evento histórico,na abertura do espetáculo a musa voou no palco, também contando com a participação do cantor Léo Santana em uma das faixas do repertório.

Encantando o público e causa alvoroço por onde passa. Simpatia, humildade bases sólidas e valores positivos, tudo condensado nessa mulher que foi criada no bairro da Saúde, Centro Histórico de Salvador, a dois passos do Pelô, e viveu na infância em meio a contos de fadas onde havia bailes, príncipes ou princesas e palco iluminado pela imaginação de uma criança que sabia o que queria. E qual seria o seu destino.

Um verdadeiro caldeirão musical, com uma harmoniosa mistura de estilos musicais, raças, credos e cores. Ela criou seu estilo, bebeu na fonte das suas influências musicais MPB, Axé, Pop, R&B, Hip Hop,Eletrônica, Rock, e leva para o palco uma enorme gama de ritmos e gêneros envolta em muito swing e um batuque para lá de moderno.

Claudia Leitte, não esquece que é cidadã e empresta sua imagem a diversas ações sociais como o Criança Esperança, onde já coleciona seis participações e o Teleton, no SBT. É madrinha de campanhas de Combate às Drogas, em São Paulo, e à Violência Sexual contra crianças e adolescentes, do Ministério Público da Bahia, entre outras.

No final deste ano a cantora inaugura o primeiro Navio Elétrico da história, uma festa em alto-mar onde ela faz quatro shows em noites diferentes e em estilos diferentes em um cruzeiro.

2010: As Máscaras e Rhytmos Tour

Em outubro de 2009 a cantora lança seu novo single a canção As Máscaras (Se Deixa Levar), marcando sua estréia na Sony Music, o hit levou disco de ouro pelos 80.000 downloads digitais pagos no iTunes. Na edição de 2010 do Festival de Verão Salvador, Cláudia levou seu show Sette inspirada e com elementos á uma homenagem ao samba, além de fazer uma breve parceria dividindo o palco e o vocal com o cantor americano Akon. No mesmo mês a música Paixão regravação de Claudia Leitte se torna trilha sonora da novela Tempos Modernos. No dia 10 de abril de 2010, Cláudia entrou para o Guinness Book, por promover a maior junção de pessoas em beijos simultâneos da história. O recorde foi alcançado no Axé Brasil de 2009 por fazer 8372 casais se beijaram ao mesmo tempo ao som de Beijar na Boca.

No mesmo mês a musa se apresenta com sua turnê no Brazillian Day Miami, evento promovido e feito pela Rede Globo Internacional, o show aconteceu no Beyfront Park, com um público de 80 mil pessoas presentes. No dia 8 de Maio a cantora lança seu novo hit “Famo$a (Billionaire) com participação do cantor norte-americano Travie McCoy, a música faz uma sátira a fama e aos desejos de consumo pessoais, o clipe foi gravado no “Hotel Tivoli Mofarrej” e lançado em julho, tendo sua estréia na MTV.

Em 23 de maio de 2010 o álbum As Máscaras é lançado, alcançando a segunda posição na ABPD, sendo que o álbum ainda teve como canções de trabalho “Don Juan”, com participação do cantor Belo, “Água” e “Trilhos Fortes”. Em seguida Cláudia Leitte viaja para a África onde grava o clipe da nova versão de As Máscaras com participação da cantora africana Lira, sendo o primeiro artista no mundo á gravar um clipe em 3D da história, a música também entrou para o albúm Listen UP!FIFA World Cup da Copa do Mundo de 2010. A turnê para divulgar o albúm intitulada de Claudia Leitte Rhytmos Tour foi lançada no dia 3 de julho de 2010 no Riocentro.

Em novembro Claudia é convocada para participar do Annual Latin Grammy em Las vegas, concorrendo com o CD As Máscaras na categoria de Melhor Albúm Pop Comteporâneo, não vencendo, porém participou de uma das entragas do premio ao lado do ator mexicano Jaime Camil, no final do ano em dezembro no “Natal do Bem” a cantora assina um contrato de cinco anos com a marca alimentícia “Nestlé”.

2011: Consagração Internacional E Gravação Do Novo DVD

No início do ano, Cláudia comandou o Reveillon da Cidade,onde lançou sua nova turnê chamada de Claudia Leitte Tour, o show contou com a participação do cantor Adelmo Casé da banda de eletropopaxé Negra Cor,no espetáculo havia várias projeções em 3D em formato de Painel de Led,além de ter várias Celebridades presentes do local.Água, canção escolhida para ser trabalhada neste verão teve o clip gravado na Cidade Baixa e suas belezas naturais,o vídeo foi lançado no programa Video Show.

Neste ano acontece a segunda edição do navio-elétrico intitulado de “Claudia Leitte A Bordo”, a festa teve quatro dias de duração além de um pocket-show exclusivo realizado no teatro interno do cruzeiro por Claudia Leitte. No Carnaval de 2011,a cantora usou o tema Delírio Tropical, com figurinos inspirados na Flora,Tucanos,Arara e em Plantas exóticas, no último dia de folia, a apresentadora Hebe Camargo passou e comemorou seu aniversário de 82 anos em cima do Trio Transformers de Cláudia Leitte, que por sua vez teve vários enfeites ao seu redor.

Em seguida, Cláudia grava ao lado do cantor “porto-riquenho” Ricky Martin a canção Samba, a música é uma mistura de eletrônica e samba ganhando duas versões, a remixada pelo DJ Deeplick e a versão original, as duas canções estão presentes no albúm Musica+Alma+Sexo do mesmo lançado especialmente para o Brasil.

Em maio de 2011 a cantora dubla o filme Carros 2 da Disney Pixar, na trama Cláudia interpreta a personagem Carla Veloso, a brasileirinha da segunda sequencia da animação de sucesso em todo o mundo. No final do mês de abril, é lançado o clip da novo hit de trabalho da musa chamada de Trilhos Fortes, o videoclip mostra imagens de momentos íntimos com a família e amigos e partes de diversos shows realizados no período de 2009 á 2010 quem comanda a direção do clip é LP Simonetti e Inês Vergara.

Ainda neste ano a musa recebe, junto com a presidente do Brasil “Dilma Rouseff”, o título de cidadã-baiana pela prefeitura e pela câmara municipal de Salvador o prêmio.

No dia do seu aniversário,Claudia disse,por meio de CLSMS,que gravará seu novo CD e DVD em duas fases:em São Paulo no dia 17 de dezembro com local ainda não definido e em Salvador em novembro no Teatro Castro Alves (mesmo lugar onde ela gravou o seu 1° CD e DVD com o Babado Novo)

Vida pessoal

Cláudia e seu marido (que também é seu empresário e produtor) Márcio Pedreira foram pais do primeiro filho, Davi, no dia 20 de janeiro de 2009, no Hospital Aliança em Salvador. Cláudia não parou suas apresentações e chegou até o fim da gravidez com grande disposição.

Polêmica no Rock in Rio 4

Após sua participação no Rock in Rio, em 23 de setembro de 2011, Claudia recebeu diversas críticas por trazer uma superprodução, recorentes em shows de música pop e de axé music, para um evento de rock, além de ser içada por cabos e levar diversos dançarinos para o palco, gerando polêmica ao ser vaiada durante o show. Em resposta às críticas a cantora escreveu um comunicado em seu blog sobre o preconceito dos fãs de rock contra o axé music e comparando o esforço dos artistas brasileiros nos shows com o de artistas internacionais:

“Não gostar de Axé é normal. Anormal é achar-se superior porque conhece John Coltrane ou porque adora o Metallica. O desrespeito é mais fácil de ser tolerado porque é uma atitude Rock and Roll? Liberdade é respeitar. Tudo o que representa o oposto disso não cheira bem. Artistas internacionais vêm pra cá, mostram a bunda, atrasam-se por 2 horas porque estão dando uma festinha no camarim, não conseguem conciliar a respiração com o canto, desafinam, (…) pouco se importam conosco, aplaudimos a tudo isso. Ah! É Rock! É Pop! É bom. “

— Claudia Leitte sobre críticas no Rock in Rio

Diversos artistas defenderam a cantora de críticas, dentre eles Rita Lee e Bell Marques, vocalista do Chiclete com Banana, que falou sobre preconceito com artistas de axé music e baianos, dizendo que o show de Claudia foi melhor que os internacionais. Ivete Sangalo declarou que a atitude de responder às críticas de Claudia era correta, argumentando que era difícil ouvir algo que não quer e acrescentando que “Claudia Leitte sensacional, ela brilhou, de verdade. A apresentação foi muito especial, tem todo o meu respeito, todo o meu carinho, sempre terá”

Banda

Esta é a formação da banda que acompanha Claudia Leitte desde o Babado Novo, em 2003:

Claudia Leitte: vocalista
Allan Moraes: baixo
Juninho Costa: guitarra
Alderico Netto (Buguello): bateria
Luciano Pinto: teclados
Durval Luz: percussão
Nino Balla: percussão
Nivaldo Cerqueira: saxofone
Sinhô Cerqueira: trompete
Carlinhos Pitanga: trombone
Angela Lopo: Backing vocal

Álbum de estúdio

2010: As Máscaras

Álbuns ao vivo

2008: Ao Vivo em Copacabana
2012: Verde e Amarelo

DVDs

2008: Ao Vivo em Copacabana
2012: Verde e Amarelo

Vídeos

__________

Fotos

__________

Topo

Deixe um Comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: