Raízes Aéreas

Madonna

In Música pelo mundo on 22 de janeiro de 2012 at 12:14

Madonna Louise Veronica Ciccone (Bay City, 16 de agosto de 1958), mais conhecida como Madonna, é uma cantora, compositora, atriz, dançarina, empresária e produtora musical e cinematográfica norte-americana. Ela se mudou para Nova Iorque em 1977 para seguir a carreira na dança moderna. Após se apresentar nos grupos musicais Breakfast Club e Emmy, ela lançou seu álbum de estreia em 1983. Em seguida, uma série de álbuns bem sucedidos a trouxeram popularidade, quebrando as barreiras do conteúdo lírico da música popular tradicional e da imagem em seus videoclipes, que se tornaram constantemente exibidos na MTV. Ao longo de sua carreira, várias de suas canções se tornaram bastante lembradas e executadas, entre elas “Like a Virgin”, “Papa Don’t Preach”, “Live to Tell”, “Like A Prayer”, “Vogue”, “Take a Bow”, “Frozen”,”Ray Of Light” , “Music”, “Hung Up”, “4 Minutes” e “Celebration”. Madonna tem sido elogiada pela crítica por suas produções musicais diversificadas que servem ao mesmo tempo como meio de chamar atenção para controvérsias religiosas e sexuais.

Sua carreira foi reforçada por participações em filmes que começaram em 1979, apesar dos comentários mistos. Ela ganhou aclamação da crítica e um Globo de Ouro de Melhor Atriz em Comédia ou Musical por seu papel em Evita, mas tem recebido duras críticas por outros papéis no cinema. Outras ocupações de Madonna incluem ser escritora de livros infantis, diretora de cinema, produtora e desenhista de moda. Em 2007, ela assinou um contrato de 120 milhões de dólares com a Live Nation.

Madonna já vendeu mais de 300 milhões de discos no mundo inteiro e é reconhecida como a Artista musical feminina mais bem sucedida de todos os tempos pelo Guinness World Records. De acordo com a Recording Industry Association of America (RIAA), ela é a segunda mais vendida nos Estados Unidos, atrás de Barbra Streisand, com 64 milhões de discos certificados. Em 2008, a revista Billboard numerou Madonna na segunda posição, atrás apenas dos Beatles, na lista de maiores artistas de todos os tempos do Hot 100, fazendo dela a artista solo mais bem sucedida na história das paradas da Billboard. Ela também foi introduzida no Rock and Roll Hall of Fame no mesmo ano. Considerada uma das “25 mais poderosas mulheres do século passado” pela Time por ser uma figura influente na música contemporânea, Madonna é conhecida por estar constantemente reinventando suaa música e imagem, e por manter um nível de autonomia dentro da indústria fonográfica .

Madonna, Like a Virgin e casamento com Sean Penn

Madonna assinou um contrato com a Sire Records, um selo pertencente à Warner Bros Records. Seu primeiro single, “Everybody”, foi lançado em 06 de outubro de 1982, e se tornou um hit nas pistas de dança. Ela começou a desenvolver seu álbum de estréia, auto-intitulado, que foi primeiramente produzido por Reggie Lucas, um produtor da Warner Bros. No entanto, ela não estava feliz com as faixas produzidas e discordou com as técnicas de produção de Lucas, assim decidiu procurar ajuda adicional. Madonna foi morar com o namorado John “Jellybean” Benitez, pedindo sua ajuda para terminar a produção do álbum. Benitez remixou a maioria das faixas produzidas, além de “Holiday”, que foi o seu terceiro single. O som global de Madonna é dissonante, sob a forma de disco sintético, e utilizando algumas das novas tecnologias da época, como o uso da drum machine, e de sintetizadores Moog e OB-X. O álbum alcançou a posição número oito na Billboard 200, tendo vendido cerca de 12 milhões de cópias até o momento, e emplacado os hits “Holiday”, “Borderline” e “Lucky Star”.

“Fiquei surpresa pela forma como as pessoas reagiram com “Like a Virgin”, porque quando eu fiz essa canção, para mim, eu estava cantando sobre como algo me fez sentir de uma certa maneira – nova e fresca – e todos interpretaram como eu se eu não quisesse ser mais virgem. Foda-se meu cérebro! Não é isso que eu cantei em tudo. ‘Like a Virgin “foi sempre absolutamente ambígua”.

Madonna sobre o desempenho e polêmicas de “Like a Virgin.

Aos poucos, seu estilo e roupas, suas performances e os vídeoclipes de suas músicas começaram a influenciar o público feminino. Seu estilo tornou-se uma tendência de moda feminina da década de 1980. Ela foi criada pelo estilista e designer de jóias Maripol e o olhar consistiu em tops de renda, saias sobre calças capri, meia arrastão, levando jóias de crucifixo, pulseiras e cabelos descoloridos. Ela alcançou o reconhecimento mundial após o lançamento de seu segundo álbum de estúdio, Like a Virgin, em 1984. Ele liderou as paradas em vários países e tornou-se seu primeiro álbum número um na Billboard 200. A faixa-título, “Like a Virgin”, conquistou o topo da Billboard Hot 100 por seis semanas consecutivas. Madonna atraiu a atenção de organizações familiares, que se queixaram de que sua música e os seus acompanhantes de vídeo promoviam sexo antes do casamento e haviam comprometido os valores da família. Conservadores e moralistas exigiram diversas vezes o banimento dos vídeos e singles da cantora. Madonna ainda estava sob fogo cruzado, quando performou “Like a Virgin” no MTV Video Music Awards, onde ela apareceu no palco em cima de um bolo de casamento gigante, vestida de noiva, com o seu “Boy Toy”, famoso cinturão da cantora nos Anos 1980. O desempenho é observado pelos estudiosos e pela MTV como uma atuação icônica na história da emissora. Nos últimos anos, Madonna comentou que ela ficou realmente aterrorizada com o desempenho. Ela lembrou: “Eu me lembro de meu empresário Freddy gritando para mim, ‘Oh meu Deus! Que você estava fazendo? Você estava usando um vestido de noiva. Oh meu Deus! Você estava rolando no chão!’ Foi o mais bravo, a coisa com mais flagrantes sexuais que eu já tinha feito na televisão.” Like a Virgin foi certificado diamante pela Recording Industry Association of America e vendeu mais de 22 milhões de cópias em todo o mundo. A Associação Nacional de gravação Merchandisers e o Rock and Roll Hall of Fame listou o álbum como um dos “200 álbuns definitivos do Rock and Roll Hall of Fame”, em 1998.

Em 1985, Madonna entra na carreira cinematográfica, começando com uma breve aparição como cantora no filme Vision Quest, um drama romântico. A trilha sonora teve um single número um na Billboard Hot 100: Crazy For You. Ela também apareceu na comédia Procura-se Susan Desesperadamente (1985), um filme que introduziu a música “Into the Groove”, seu primeiro single número um no Reino Unido. Apesar de não ser a atriz principal do filme, seu perfil foi tal que o filme se tornou amplamente visto (e mercado) como um veículo de Madonna. O filme recebeu uma indicação para o prémio César de Melhor Filme Estrangeiro. O crítico de cinema do The New York Times Vicent Canby nomeou um dos dez melhores filmes de 1985. Enquanto filmavam o vídeo para a música do segundo single de Like a Virgin “Material Girl”, Madonna começou a namorar o ator Sean Penn e se casou ele em seu aniversário, em 1985.

A partir de abril de 1985, Madonna embarcou em sua primeira turnê na América do Norte, a The Virgin Tour, com os Beastie Boys abrindo grande parte dos shows. Madonna comentou: “Aquela turnê toda foi uma loucura, porque eu fui de jogar o CBGB e a Mudd Club a tocar em arenas esportivas. Joguei um pequeno teatro em Seattle, e as meninas tinham retalho em saias e calças cortadas abaixo dos joelhos, luvas de renda, rosários, laços no cabelo e brincos de argola. […] Depois de Seattle, todos os shows foram transferidos para arenas.” Em julho, a Penthouse e revistas Playboy publicaram uma série de fotos nuas de Madonna, tirada em Nova York em 1978. Ela fez as fotos porque que ela precisava de dinheiro na época, e foi pago apenas US 25 por sessão. A publicação das fotos causou um alvoroço da mídia, mas Madonna permaneceu desafiadora e sem remorso. As fotografias foram finalmente vendidas por até US $ 100.000. Ela se referia a toda a experiência no concerto de caridade Live Aid de 1985, dizendo que não iria falar sobre o caso, porque “a mídia pode segurá-la contra mim daqui a dez anos agora “.

1986-91 True Blue, Like a Prayer e Blond Ambition Tour

True Blue, terceiro álbum de estúdio de Madonna, foi lançado em junho de 1986. O disco obteve três singles número um na Billboard Hot 100: “Live to Tell”, “Papa Don’t Preach” e “Open Your Heart”, e mais dois no Top 10: “True Blue” e “La Isla Bonita”. O álbum chegou ao topo das paradas em mais de 28 países a nível mundial, um feito sem precedentes na época. A revista Rolling Stone foi no geral, favorável com o esforço, escrevendo que o álbum possui “sons que vem do coração.” Ela também estrelou o criticado “Surpresa de Xangai”, e fez sua estréia teatral, em uma produção de ganso David Rabe e Tom Tom, ambos co-estrelados por Sean Penn. No ano seguinte, estréia o segundo filme estrelado por Madonna: Who’s That Girl. Ela contribuiu com quatro canções para a trilha sonora, incluindo a faixa título e “Causing a Commotion”; Em junho de 1987, ela embarcou na Who’s That Girl World Tour, que durou até setembro. Quanto à turnê, Madonna comentou: “Percebi que eu poderia ir me modelando nessa turnê, e ao longo do tempo e com a ajuda das pessoas, eu poderia me transformar em outra coisa. Este passeio é o reflexo dessa crença e é como se estivesse dizendo a mim ‘Quem é você garota?” Daí o nome, o seu novo eu.” Mais tarde naquele ano, ela lançou um álbum de remixes de sucessos passados, intitulado You Can Dance, que chegou a posição #14 na Billboard 200. Madonna e Sean Penn entraram com pedido de divórcio em dezembro de 1987, citando irreconciliáveis diferenças, com o advogado de Madonna, apontando para problemas envolvendo agressão e abuso. O divórcio foi finalizado em janeiro de 1989. Sobre seu casamento com Penn, Madonna disse mais tarde: “Eu estava completamente obcecada com a minha carreira e não estava pronta para ser generosa em qualquer forma ou feitio.”

Em janeiro de 1989, Madonna assinou um contrato com a fabricante de refrigerantes Pepsi. Em um dos comerciais gravados, ela estreou sua canção “Like a Prayer”. O vídeo da música correspondente caracterizou muitos símbolos católicos, como estigmas e cruzes em chamas, e desejos sexuais com um santo, levando ao Vaticano para condenar o vídeo. Os grupos religiosos tentaram proibir os produtos comerciais e boicotar a Pepsi. A empresa revogou o comercial e cancelou seu contrato de patrocínio. No entanto, ela foi autorizada a manter sua taxa de cinco milhões de dólares. A canção foi incluída no quarto Álbum de estúdio de Madonna, Like a Prayer, que foi co-escrito e co-produzido por Patrick Leonard e Bray Stephen. A Rolling Stone saudou-o como “… o mais próximo que o Pop chegou da arte”. Like a Prayer chegou ao número um na Billboard 200 e já vendeu cerca de 15 milhões de cópias em todo o mundo, com 4 milhões de exemplares vendidos apenas nos EUA. Seis singles foram lançados do álbum, como “Like a Prayer”, que alcançou o número um, “Express Yourself” e “Cherish”, ambos atingindo o número dois. Por no final da década de 1980, Madonna foi nomeada a “Artista da Década” pelas mídas musicais, como a MTV e a Billboard.

Madonna estrelou como “Breathless” Mahoney no filme Dick Tracy em 1990, com Warren Beatty no papel título. Para acompanhar o filme, ela lançou a trilha sonora, de mesmo nome, que incluía canções inspiradas nos anos 1930. Ele também incluiu o Hit número um na Billboard Hot 100, “Vogue”, e “Sooner or Later”, que ganhou com compositor Stephen Sondheim um Oscar de Melhor Canção Original em 1991. Durante a filmagem do filme, Madonna começou um relacionamento com Beatty que dissolveu no final do mesmo ano. Em abril de 1990 ela começou a Blond Ambition World Tour, que continuou por quase quatro meses. Quanto à turnê, Madonna comentou: “Eu sei que eu não sou a melhor cantora e sei que não sou a melhor dançarina. Mas, porra, eu posso criar bordões e ser tão provocante como eu quero. O objetivo da turnê é de quebrar tabus inúteis.” A Rolling Stone classificou a turnê como uma “uma elaborada coreografia extravagante e sexualmente provocativo” e proclamou-a como “a melhor turnê dos anos 1990”. A turnê foi recebida com forte reação de grupos religiosos por sua performance de “Like a Virgin”, durante a qual dois bailarinos acariciaram seu corpo dela e a própria simulou o ato da Masturbação. O Papa João Paulo II através de fiéis, mobilizou o público em geral e a comunidade cristã não comparecer aos concertos. Uma associação privada de católicos que se autodenominam Familia Domani também boicotou a turnê devido à seu erotismo. Em resposta, Madonna disse: “Eu sou ítalo-americana e me orgulhoso disso. […] A turnê, em nenhum forma fere os sentimentos de ninguém. É para aqueles com mentes abertas leva a ver a sexualidade de uma maneira diferente da mostrada na sociedade… “, ela declarou que a Igreja “condena o sexo completamente… exceto para a procriação.” O DVD da turnê de Madonna ganhou um Grammy Award em 1992 de Melhor vídeo de longo formato.

The Immaculate Collection, álbum de Madonna, primeira compilação de maiores sucessos, foi lançado em Novembro de 1990. Ele incluiu duas novas canções, “Justify My Love” e “Rescue Me”. O álbum foi certificado pela RIAA com disco de diamante pelas 11 milhões de cópias nos EUA. Em todo o mundo, vendeu mais de 32 milhões de cópias, tornando-se a coletânia mais vendida por um artista solo na história. “Justify My Love” alcançou o número um na Billboard Hot 100 e o Top 10 em várias paradas ao redor do mundo. O vídeo da música caracterizou-se pelas cenas de sadomasoquismo, sexo explícito, beijo homossexual e nudez. O vídeo foi considerado sexualmente explícito pela MTV e foi banido da rede. Madonna respondeu à proibição: “Porque é que as pessoas estão dispostas a ir assistir a um filme sobre pessoas sendo reduzidas a pedaços sem motivo algum, e ninguém quer ver duas meninas e dois meninos se beijando? […] A MTV tem sido muito boa para mim, e eles conhecem seu público. Se o vídeo é forte demais para eles, eu entendo.” O segundo single,”Rescue Me”, obteve a melhor estréia de uma artista feminina no Hot 100 até então, no número #15, e conquistado o número #9 como posição máxima.

Em dezembro de 1990, Madonna decidiu sair do filme de Jennifer Lynch Boxing Helena, que tinha previamente a escalado para estrelar, sem qualquer explicação para os produtores. No final de 1990 e início de 1991, Madonna inicia um relacionamento com Tony Ward, modelo e artista pornografia que apareceu em vídeos musicais da cantora como “Cherish” e “Justify My Love”. Ela também teve um relacionamento de oito meses com o rapper Vanilla Ice. Seu primeiro documentário, Truth or Dare (conhecido como Na Cama com Madonna na América do Norte) foi lançado em meados de 1991. O documentário registra os bastidores da turnê Blond Ambition World Tour e vislumbres vividos em sua vida pessoal.

1997-2002: Ray of Light, Music e Drowned World Tour

Após o nascimento de Lourdes, Madonna se envolveu com misticismo oriental da Cabala. Ela foi apresentada ao misticismo judaico pela atriz Sandra Bernhard, em 1997. O seu sétimo Álbum de estúdio, “Ray of Light” refletiu esta mudança em sua percepção e imagem. O álbum gerou críticas e opiniões positivas. A Slant Magazine descreveu o álbum como “uma das obras-primas pop grandes dos anos 90.” Ray of Light recebeu quatro prêmios Grammy, e listado como um dos “500 Maiores Álbuns de Todos os Tempos” pela revista Rolling Stone. No topo das paradas na Austrália, Canadá, Reino Unido e na Europa continental, o álbum estreou no segundo lugar da Billboard 200, ficando atrás apenas da trilha sonora do filme Titanic. O álbum já vendeu mais de 20 milhões de cópias em todo o mundo. O primeiro single do álbum, “Frozen”, tornou-se o primeiro single de estréia de Madonna em primeiro lugar no Reino Unido, enquanto que nos EUA se tornou seu sexto Hit em segundo lugar na Billboard Hot 100, estabelecendo outro recorde para Madonna: A artista com mais singles em segundo lugar no Hot 100 da Billboard. A canção foi proibida na Bélgica, por acusação de plágio da canção do compositor belga Salvatore Acquaviva, de 1993, “Ma Vie Fout L’camp”. O segundo single, “Ray of Light”, alcançou o quinto lugar na Billboard. Madonna terminou seu relacionamento com Leon em Dezembro de 1998. Ela declarou que estava “melhor como melhores amigos.” Na sequência da sua dissolução, Madonna assinou contrato com um professor para fazer aulas de violino para o filme “Música do Coração”, mas deixou o projeto, alegando “diferenças criativas” com o diretor Wes Craven. Ela seguiu o sucesso de Ray of Light, com o single “Beautiful Stranger”, gravada para o filme de 1999 Austin Powers: The Spy Who Shagged Me. Ele alcançou o número 19 no Hot 100 e ganhou um Grammy de “Melhor canção feita para o cinema, televisão ou outro meio visual.”

Em 2000, Madonna estrelou o filme The Next Best Thing, e contribuiu com duas músicas para a trilha sonora do filme:. “Time Stood Still” e o hit internacional “American Pie”, uma versão cover da música de Don McLean, em 1971. Em Setembro de 2000, Madonna lança seu oitavo Álbum de estúdio, Music, que se caracterizou pelos elementos Dance e Electro semelhantes à Ray of Light, adicionados ao estilo Country, inéditos em sua carreira. O álbum foi bastante apreciado pelo público gay. Colaborando com o produtor francês Mirwais Ahmadzai, Madonna comentou: “Eu adoraria trabalhar com os malucos que ninguém conhece, as pessoas que tem talento e que estão fazendo uma música diferente de qualquer outra coisa lá fora. “Music” é o futuro do som.”  Stephen Thomas Erlewine do Allmusic considerou que “sopra Música em uma corrida caleidoscópica de cores, com Técnica, estilo e substância, e tem profundidade de tantas camadas e que é autoconsciente e sério como “Ray of Light”. O álbum atingiu a primeira posição em mais de 20 países e vendeu quatro milhões de cópias nos primeiros dez dias. Nos EUA, “Music” estreou no primeiro lugar da Billboard 200, tornando-se seu primeiro álbum número um nos Estados Unidos desde “Like a Prayer” em 1989.  “Music” produziu três singles: A faixa-título, que foi seu décimo – segundo e último single no topo da Billboard Hot 100, “Don’t Tell Me” e “What It Feels Like for a Girl”. O vídeo da música “What It Feels Like for a Girl” retratada Madonna cometendo assassinatos e estando envolvida em acidentes, tendo sido proibido pela MTV e o VH1.

Na mesma época do álbum “Music”, Madonna se envolveu em um relacionamento com Guy Ritchie, com quem ela havia conhecido em 1999 através de amigos. Em 11 de agosto de 2000, ela deu à luz seu segundo filho, Rocco Ritchie. Em dezembro, Madonna e Ritchie se casaram em uma cerimônia exclusiva na Escócia.

Sua quinta turnê, denominada Drowned World Tour, foi iniciada em abril de 2001. A turnê visitou várias cidades na América do Norte e Europa e foi uma das turnês de maior bilheteria do ano, arrecadando U$$75 milhões em 47 shows. Madonna também lançou sua segunda compilação de Greatest Hits, intitulada GHV2, para coincidir com o lançamento do vídeo da turnê. GHV2 estreou na sétima posição da Billboard 200. Em 2002, Madonna estrelou o filme “Swept Away”, dirigido por Guy Ritchie. Lançado diretamente em vídeo no Reino Unido, o filme foi um fracasso comercial e de crítica. Mais tarde naquele ano, ela lançou “Die Another Day”, canção título do filme de James Bond, Die Another Day, em que tinha uma participação especial. A canção chegou a número oito no Hot 100 da Billboard e foi indicada tanto para um Globo de Ouro de “Melhor Canção Original” e um Framboesa de Ouro de Pior Canção.

2007-09: Live Nation, Hard Candy e Stick & Sweet Tour

Em 2007 Madonna lançou a música “Hey You” para a série de concertos do Live Earth. A canção esteve disponível para download gratuito em sua primeira semana de lançamento. Ela também cantou no concerto Live Earth de Londres. No mesmo ano, Madonna anunciou sua saída da Warner Bros Records, e um novo contrato de U$$120 milhões durante dez anos com a Live Nation. Madonna se tornou a fundadora da divisão artística da Live Nation, a “Live Nation Artists”. Logo em seguida, Madonna lançou o documentário “I Am Because We Are”, escrito e dirigido pela cantora, sobre os problemas enfrentados pelos malawianos. O documentário foi dirigido por Nathan Rissman, que trabalhava como jardineiro de Madonna. Ela também dirigiu seu primeiro filme, “Filth and Wisdom”. A história do filme é sobre três amigos e suas aspirações. Madonna comentou que era Ritchie, que a inspirou a desenvolver o roteiro do filme. “O fato da questão é que todo o trabalho que eu faço é muito autobiográfico, direta ou indiretamente, porque quem é que eu sei melhor do que eu?” O The Times disse que “fez-se orgulhoso”, enquanto o The Daily Telegraph descreveu o filme como “Um esforço pouco promissor .” Em Dezembro de 2007 , o Rock and Roll Hall of Fame anunciou Madonna como um dos cinco homenageados de 2008. Durante a cerimônia de posse em 10 de março de 2008, Madonna não performou, mas pediu a produção da cerimônia que executassem as músicas “Burning Up” e “Ray of Light”. Ela agradeceu Christopher Flynn, o seu professor de dança a 35 anos antes, pelo seu encorajamento para seguir seus sonhos.

Em abril de 2008, Madonna lançou seu décimo – primeiro Álbum de estúdio, intitulado Hard Candy. Contendo influências R&B e Hip hop, as músicas de “Hard Candy” eram autobiográficas pela cantora, que teve as colaborações de Justin Timberlake, Timbaland, Pharrell Williams entre outros. A Rolling Stone elogiou o álbum, afirmando ser uma “amostra impressionante de sua próxima turnê.”

O álbum estreou em primeiro lugar em 37 países, incluindo a Billboard 200. Ele recebeu várias críticas positivas em todo o mundo apesar de algumas críticas sobre “uma tentativa de aproveitar o mercado urbano”.Seu primeiro single, “4 Minutes”, alcançou o número três na Billboard Hot 100. A canção se tornou o trigésimo – sétimo êxito de Madonna no top 10 da Billboard, fazendo dela a artista com mais canções no top 10 americando, recorde até então pertencente a Elvis Presley. No Reino Unido, Madonna manteve seu recorde de artista feminina com mais singles em primeiro lugar, totalizando 13. Para promover o álbum, Madonna iniciou a turnê Sticky & Sweet Tour, sua primeira grande empreitada com a Live Nation. Apenas a primeira fase da turnê, durante 2008, arrecadou cerca de 280 milhões de dólares, fazendo com que Madonna quebrasse seu próprio recorde de turnê mais lucrativa por uma artista feminina obtido em 2006 com a Confessions Tour. A segunda fase da turnê, ocorrida durante o ano de 2009, arrecadou U$$120 milhões de dólares. Com a sua conclusão Stick & Sweet tornou-se a turnê mais lucrativa de um artista solo, com cerca de 408 milhões de dólares arrecadados.

“Life With My Sister Madonna”, um livro escrito pelo irmão de Madonna, Christopher Ciccone, debutou em oitavo lugar na lista dos mais vendidos do The New York Times. Ele não foi autorizado por Madonna, o que levou a uma separação entre eles. Os problemas também surgiram entre Madonna e Ritchie, com os meios de comunicação afirmando que eles estavam à beira da separação. Por fim, Madonna pediu divórcio à Ritchie, citando diferenças irreconciliáveis. O divórcio foi finalizado em dezembro de 2008. Madonna foi homenageada como a “Artista Internacional do Ano” e certificada com um “Golden Disc Awards” pela Recording Industry Association of Japan pelas vendas de “Hard Candy no país. Em 2009, Madonna resolveu adotar novamente uma criança, escolhendo novemante o Malawi como país de adoção. A corte do país, inicialmente aprovou a adoção de Chifundo “Mercy” James. No entanto, o pedido foi indeferido porque Madonna não era uma residente do Malaui. Madonna recorreu e, em 12 de junho de 2009, a Suprema Corte do Malauí concedeu-lhe o direito de adotar Mercy James. No mesmo ano, Madonna lançou “Celebration”, sua terceira complicação de grandes sucessos, a última com a Warner. Continha as novas canções “Celebration” e “Revolver”, juntamente com 34 hits que marcaram sua carreira. “Celebration” alcançou o primeiro lugar no Reino Unido, fazendo de Madonna a artista com mais albuns número um no país, ao lado de Elvis Presley. Ela se apresentou no MTV Video Music Awards em 13 de setembro de 2009, para falar em tributo ao falecido cantor Michael Jackson. Madonna terminou a década de 2000 como a artista que mais vendeu singles nos Estados Unidos. Madonna também foi listada como a artista mais executada nas rádios britânicas durante a década de 2000.

2010 — presente: W.E. e MDNA

Madonna performou “Like a Prayer” no concerto Hope for Haiti Now: A Global Benefit for Earthquake Relief em Janeiro de 2010. Em abril, ela lançou seu terceiro álbum ao vivo, Sweet & Sticky Tour. Foi o seu primeiro lançamento com a Live Nation, apesar de ter sido distribuído pela Warner Bros. Ela anunciou planos de dirigir seu segundo filme, “W.E.”, uma cinebiografia sobre o romance entre o rei Edward VIII e Wallis Simpson. Ele foi co-escrito com Alek Keshishian. Mais tarde, ela esclareceu que o filme é sobre a jornada de uma mulher e não ia ser sobre a vida da duquesa. Em vez disso, a duquesa atuaria como guia espiritual da mulher. Madonna concedeu ao seriado americano Glee os direitos de todo seu catálogo de músicas, e os produtores planejaram um episódio que seria caracterizado exclusivamente por canções de Madonna. Intitulado “The Power of Madonna”, o episódio foi aprovado por ela, tendo afirmado à revista “Us Weekly” que foi “brilhante em todos os níveis”, elogiando o script e a mensagem da igualdade. O episódio também recebeu críticas positivas dos críticos. Ken Tucker, da Entertainment Weekly chamou de “uma das melhores horas de TV e é provável que você veja todo o ano”, escrevendo que o episódio de Madonna paga “o maior elogio possível”, não apenas expressando admiração pela cantora, mas demonstrando um entendimento potente da matéria Madonna.” “Glee: The Music, The Power of Madonna”, um EP contendo oito versões covers de canções de Madonna que aparecem nesse episódio foi lançado em maio. O EP estreou no número um da parada Billboard 200, com 98 mil cópias vendidas nos Estados Unidos.

Após a conclusão das filmagens de “W.E.”, que será lançado ainda este ano, Madonna lançou a linha de roupas “Material Girl”, que ela desenhou com sua filha, Lourdes. A linha de roupas foi influenciada pelo estilo punk de Madonna nos Anos 80, quando ela chegou à fama, e foi lançado sob o selo da Macy’s. Logo após a linha de roupas ter sido colocado à venda, a fabricante “LA Triumph Inc.” processou Madonna devido ao fato deles usarem o nome “Material Girl” em suas roupas desde 1997. Eles exigiram que a linha de roupas de Madonna fosse impedida ser comercializada e os lucros serem devolvidos. A linha de roupas “Material Girl” foi liderada por Taylor Momsen, mas ela foi posteriormente substituída por Kelly Osbourne.

Madonna também colocou em prática uma série de centros de fitness em todo o mundo. Nomeado “Hard Candy Fitness”, os ginásios são uma parceria entre Madonna, seu empresário Guy Oseary e Mark Mastrov, o fundador da “24 Hour Fitness”. O primeiro dos ginásios foi aberto na Cidade do México em novembro de 2010. Madonna acredita que Cidade do México “servirá como um grande teste de mercado antes de levar as academias às cidades ao redor do mundo.” Ela acrescentou: “Se algum de vocês já viram meus shows, vocês sabem que eu não poupo com eles, e o mesmo é vale para o ginásio. Gastamos o que é preciso fazer uma ginástica mundial de primeira classe.”

Álbuns de estúdio

1983 Madonna
1984 Like a Virgin
1986 True Blue
1989 Like a Prayer
1992 Erotica
1994 Bedtime Stories
1998 Ray of Light
2000 Music
2003 American Life
2005 Confessions on a Dance Floor
2008 Hard Candy
2012 MDNA

Fonte biográfica: Wikipédia
Atualizado em 23/11/2014.

Vídeos

__________

Like a Prayer
Hung Up
Like a Virgin
Frozen
La Isla Bonita
Material Girl
Vogue
Holiday
Papa Don't Preach
Into the Groove

Fotos

__________

Topo

Deixe um Comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: