Raízes Aéreas

Failure

In Música pelo mundo on 24 de dezembro de 2011 at 13:12

Failure foi uma banda formada em 1990 por Ken Andrews (guitarra e voz) e Greg Edwards (baixo e guitarra). Andrews e Edwards se encontraram através de um anúncio de classificados em Los Angeles, e logo começaram a gravar quatro faixas demo e a tocar nas redondezas de LA com o baterista Robert Gauss. Durante 1991 a banda fez algumas gravações com produtor Paul Lani (que havia trabalhado anteriormente com Enuff Z’nuff) e o engenheiro Randy Pekich. Quatro daquelas faixas foram feitas em sessões no extinto selo Sweet Smelling Records em um par de vinis de sete polegadas, Pro-Catastrophe e Comfort.

Em 1992, failure assinou com Slash Records (um selo independente em LA, que lançou, produziu e distribuiu pela Warner Bros nos Estados Unidos), depois foram para Minnesota para gravar seu álbum de estréia com o notório produtor Esteve Albini no Pachyderm Studio no verão do mesmo ano. Comfort foi lançado em Setembro de 1992, e em pouco tempo caminhavam para a sua primeira turnê com inúmeros shows com a banda Tool.

Ambos, a banda e Albini ficaram insatisfeitos com a sonoridade de Comfort, então quando a banda retorna para o estúdio em 1993, Andrews e Edwards resolveram colocar-se na função de produtores. No meio das gravações o baterista Gauss deixa a banda, Edwards assume o papel de baterista até acharem Kellii Scott. O segundo álbum Magnified, foi lançado em Março 1994; um vídeo promocional (o primeiro da banda) feito para o single Undone, mas receberam pouco tempo de exibição. Críticos notaram o progresso sonoro e musical na execução de Magnified, bem como músicos conhecidos que também elogiaram o novo álbum.
Novamente partem em uma turnê com Too/, onde durante as apresentações do Failure o guitarrista Adam Jones – Tool – toda noite subia ao palco para tocar Macaque faixa de Confort.

Ansiosos pelo momento e o relativo sucesso de Magnified, Andrews, Edwards e Scott começaram a gravar em 1995; desta vez, alugaram uma casa pertencente à Lita Ford, nas montanhas fora dos limites de LA. Com a produção sendo realizada por eles e Andrews coordenado a maior parte do projeto, a situação seguiu com a banda tendo mais tempo para as gravações do que antes e assim ficando sem interferências externas. Com as gravações próximas do fim receberam uma notificação que o contrato do selo com a Warner havia terminado e eles não renovariam. Visto que o trabalho principal – Failure – estava indefinido, voltaram para trabalhos secundários, enquanto o dono da Slash Records renegociava com a Warner. Andrews e Edwards (amigos) gravaram um álbum de covers intitulado Replicants; Andrews produziu álbuns para Blinker the Star and Molly McGuire (banda de rock baseada em Kansas City); Scott fez alguns trabalhos de gravação.
Na primavera de 1996 o impasse é resolvido e a Warner mantêm o selo Slash Records, assim lançando finalmente em agosto… Fantastic Planet. O guitarrista Troy Van Leeuwen um amigo de antigas bandas de Scott, se junta à banda perto do lançamento do álbum. O Álbum tem como primeiro single “Stuck On You”, que chegou ser um hit menor em rádios alternativas, mas não alcançando visibilidade suficiente na MTV. Outras músicas como “Saturday Saviour” e “Pitiful”, receberam alguma visibilidade por DJs observadores, mas sem outros vídeos ou novas faixas houve um desinteresse. Isso se deve ao constante estado de desorganização do selo e a falta de empenho promocional do mesmo.

Em 1997 a banda é convidada por amigos de industrial rock da banda God Lives Underwater para contribuir com uma faixa no álbum de tributo ao Depeche Mode], Failure audaciosamente escolheu um hit dos anos ‘90 para cover “Enjoy The Silence”, uma faixa mundialmente conhecida. A versão feita por Failure de “Enjoy the Silence” está no álbum For the Masses.

Os membros do Depeche Mode se mostraram muito contentes com o resultado do álbum e em particular com versão feita pelo Failure. Andrew Fletcher disse recentemente que gostou mais das covers do que as originais.
No verão a banda participou da turnê do Lollapalooza, que veio a ser a última turnê. Eles originalmente tocavam no palco lateral, mas com a desistência de algumas bandas ao longo da turnê passaram para o palco principal.

Em novembro de 1997, Failure anunciou o fim oficial da banda, citando diferenças pessoais. Em 2004, embora a banda tenha ficado inativa por muitos anos, Andrews e Edwards reuniram-se para a colaboração no CD/DVD intitulado Golden. Golden, é uma coleção de demos, outtakes, cenas das turnês, ambos os vídeos da banda e material raro do acervo pessoal da banda no período. Outra compilação póstuma é o álbum duplo intitulado Essentials, lançado em 2006, o primeiro CD tem faixas dos três álbuns de estúdio e o segundo CD com as quatro faixas dos dois singles pré-Slash e as demos completos de Magnified.

Integrantes

Ken Andrews
Greg Edwards
Kellii Scott
Troy Van Leeuwen
Robert Gauss
John Dargahis

Discografia

Comfort (1992)
Magnified (1994)
Fantastic Planet (1996)
Golden (2004)
Essentials (2006)

Fotos

__________

Vídeos

__________

__________

Topo

Deixe um Comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: