Raízes Aéreas

Norah Jones

In Música pelo mundo, Pitacos da Soraya Pamplona on 21 de dezembro de 2011 at 0:00

Norah Jones (Brooklyn, 30 de Março de 1979) é uma pianista, cantora e compositora norte-americana. Nascida Geetali Norah Jones Shankar, mudou oficialmente seu nome aos dezesseis anos. Norah nasceu na cidade de Nova Iorque, filha do tocador de sitar indiano Ravi Shankar, tendo vivido sua infância com sua mãe, Sue Jones, que se mudou para Dallas, Texas, quando Norah tinha quatro anos. Jones estudou no Booker T. Washington High School for the Performing and Visual Arts e na University of North Texas, onde formou-se em jazz piano. Em 1999, após dois anos no programa, Norah mudou-se para Nova Iorque, onde toca com sua banda, Wax Poetic.

Atualmente

Norah é uma musicista premiada (multi-Grammy Award) cuja carreira foi impulsionada em 2002 com seu álbum de estreia Come Away With Me, um álbum jazz piano com um toque de soul/folk, que obteve um grande êxito vendendo vinte e três milhões de cópias em todo mundo. Norah Jones obteve oito premiações nos Grammy Awards de 2003, incluindo o de “Best New Artist”. Seu álbum Feels Like Home lançado em 9 de Fevereiro de 2004, foi mais influenciado pela música country ao invés de repetir o estilo suave de Come Away With Me. Com uma semana de lançamento, Feels Like Home havia vendido um milhão de cópias. Naquele mesmo ano, a revista TIME listou Jones entre as “pessoas mais influentes de 2004”. Jones recebeu três prêmios nos Grammy Awards de 2005, dois para “Record of the Year” pela sua colaboração com Ray Charles na música Here We Go Again.

O álbum Not Too Late de 2007, conta 13 canções originais de autoria ou co-autoria de Norah com produção de Lee Alexander, há muito tempo seu parceiro de composição e baixista. Destaques para “Sinkin´ Soon”, com os vocais do cantor-compositor M. Ward, e “Thinking About You”, que Norah compôs com o líder da Wax Poetic, Ilhan Ersahin, em 1999.

Jones namorou seu baixista Lee Alexander por muito tempo, porém eles terminaram a relação em janeiro de 2008.

Em 2007, Norah teve sua estreia como atriz e protagonista em “My Blueberry Nights” – Um Beijo Roubado, filme de Wong Kar-wai. O filme abriu o festival de Cannes. Norah já havia participado em especiais como na Vila Sesamo Apresenta, cantando “Don’t Know Why”.

Em 2009 lança o álbum The Fall e em 2010 uma coletânea …Featuring com colaborações e parcerias de vários cantores famosos incluindo Ray Charles.

Projetos Paralelos

The Little Willies

Em 2003, formou The Little Willies, que conta com Norah no piano e voz, Richard Julian nos vocais, Lee Alexander no baixo, Jim Campilongo nas guitarras, e Dan Rieser na bateria. O primeiro álbum lançado pela banda (The Little Willies, de 2006) traz regravações de canções de Willie Nelson, Hank Williams, Fred Rose, Townes Van Zandt e Kris Kristofferson. Em novembro de 2011 foi divulgado o lançamento do segundo álbum “For the Good Times” para o início de 2012.

El Madmo

Banda de rock alternativo formada por Norah Jones como Maddie, Daru Oda and Richard Julian. O único álbum (El Madmo) foi lançado em 2008.

Retorno ao Brasil

Norah Jones que já apresentou no Brasil em 2004 na turnê do primeiro álbum, retornou em 2010 divulgando o álbum The Fall nas seguintes cidades: (São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre e Curitiba). Sua apresentação em São Paulo rendeu um público de 40 mil pessoas, sendo que 18 mil ficaram nas ruas e calçadas ao redor do Parque da Independência porque chegaram tarde demais e pela super lotação, segundo a Polícia Militar. A artista cantou quase todas as faixas de The Fall sem se esquecer das músicas antigas. A apresentação durou 1h30 dentro de 22 músicas e em algumas falas com o público deixou a timidez e em alguns momentos ria com o público sem se esquecer do ótimo sotaque português ali dito: “Obrigada por virem, acho que é esse é o maior público que já cantei. Vocês ali no fundo, balance os braços”, diz a cantora se referindo as pessoas que não conseguiram entrar.

Álbuns de estúdio

Come Away with Me (2002)
Feels Like Home (2004)
Not Too Late (2007)
The Fall(2009)

Grammy

O prêmio Grammy é realizado desde 1958.Norah Jones ganhou no total doze Grammys, é tendo seis indicações.

Vídeos

__________

Fotos

__________

__________

Topo

Deixe um Comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: