Raízes Aéreas

Fugazi

In Música pelo mundo on 11 de outubro de 2011 at 0:00

Fugazi é uma banda Americana formada em Washington, D.C. em 1987. A Banda tem como principais membros Ian MacKaye(Guitarra e vocal), Guy Picciotto(Guitarra e Vocal), Joe Lally(Baixo), Brendan Canty(Bateria). Notada a partir do seu ideal DIY(Do It Yourself, ou Faça Você Mesmo, derivado da cultura Punk) e longe de qualquer tipo de prática comercial. Está em Hiato desde 2002.

Estilo musical

O estilo musical de fugazi foi um HxCx(Hardcore Punk) proposital vindo do estilo de música que os integrantes tinham tocado antes. Embora perceba-se claramente raízes no HxCx, há sem dúvida mais punk para ser encontrado no estilo de Fugazi pois a banda incorporou Funk e Reggae beats, começos e paradas irregulares, estruturas musicais irregulares e riffs pesados inspirados nas bandas de rock popular como Led Zeppelin e Queen, bandas que o movimento punk inicialmente desprezava.

Geralmente as letras de MacKaye e as canções são mais diretas, enquanto Picciotto tem letras mais abstratas e com aborgagens oblíquas.

Mais tarde a banda integrou elementros do Punk Rock, Hardcore Soul e Noise. Notável é a invenção de Picciotto na quebra dos conceitos tradicionais sobre “Lead” e “Rhythm“.

Formação

Após a banda de hardcore Minor Threat e o Embrace terminarem, MacKaye decidiu que queria um projeto “tipo Stooges com Reggae” mas estava preocupado em formar outra banda depois do termino do Embrace. MacKaye disse que seus “interesses não eram necessariamente estar numa banda mas sim estar com outras pessoas que queriam tocar música com ele”. Ele chamou o Ex-baterista do Dag Nasty, Colin Sears, e o baixista-guitarrista Joe Lally para começar a banda (Setembro de 1986). Depois de alguns meses de ensaios, Sears voltou para o Dag Nasty e foi substituído por Brendan Canty (Ex-Rites Of Spring).

Um dia um amigo de Canty, Guy Picciotoo (Ex-Rites Of Spring) foi para um ensaio para ver como ele estava, mais tarde ele secretamente abordou a idéia de entrar para o grupo, mas a banda não tinha lugar para ele. Após algumas incertezas de Canty sobre o que ele queria fazer com seu futuro, o trio reagrupado se quebrou no seu primeiro show em Setembro de 1987. O grupo precisava de um nome, então MacKaye escolhreu a palavra “Fugazi” de Mark Baker Nam, uma compilação de história sobre veteranos da Guerra do Vietnam. A banda começou a convidar para testes. Depois de sua banda Happy Go Licky acabar ele começou a se envolver mais com o Fugazi. MacKaye eventualmente perguntou a Picciotoo se ele queria se tornar um membro permanente… ele aceitou.

Práticas Empresariais e Éticas

Nas suas primeiras turnês, a banda trabalhou com seu DIY. Suas decisões foram parcialmente motivadas por considerações pragmáticas, que eram essencialmente uma versão punk rock da vida simples, ou seja, vender mercadoria em turnê exigiria um grande tempo e exigiria hospedagem, alimentação e outras despesas. Desse modo, a banda decidiu simplificar suas turnês por não vender a mercadoria. As primeiras turnês foram conquistadas com a sua forte reputação, com suas fortes performances e também pela sua vontade de tocar em lugares não-convencionais. Eles buscaram alternativas em clubes de rock alternativo, em parte, para aliviar o tédio da turnê, mas também com esperança de mostrar aos fãs que existem opções para as formas tradicionais de fazer as coisas.

Integrantes

Ian Mackaye – guitarra e vocal
Guy Picciotto – guitarra e vocal
Joe Lally – baixo
Brendan Canty – bateria

Álbuns de estúdio

Repeater – 1990
Steady Diet of Nothing – 1991
In on the Kill Taker – 1993
Red Medicine – 1995
End Hits – 1998
The Argument – 2001

Fotos

__________

Videos

__________

Topo

Deixe um Comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: