Raízes Aéreas

Weezer

In Música pelo mundo on 19 de setembro de 2011 at 20:15

Weezer é uma banda norte americana de rock alternativo, formada em fevereiro de 1992. Até hoje, lançou nove álbuns, um EP, um DVD e mais recentemente um álbum remasterizado de seu álbum de estréia, com algumas músicas adicionais.

O grupo teve um grande sucesso no mundo inteiro no seu álbum de estreia Weezer (The Blue Album) com músicas como “Buddy Holly”, “Undone (The Sweater Song)” e “Say It Ain’t So”, mas com o segundo álbum Pinkerton, teve críticas desfavoráveis, sendo considerado pelos críticos como um álbum comercial e pelos fãs como um álbum de culto.

Depois do fracasso de Pinkerton o Weezer ficou 5 anos parados e retornaram com o seu álbum de maior sucesso Weezer (The Green Album) que teve sucesso mundial e foi muito bem criticamente e comercialmente lançando hits mundiais como “Island in the Sun”, “Hash Pipe” e “Photograph”. Desde então lançam álbuns de sucesso e vários hits como foram em Maladroit em 2002, Make Believe em 2005, Weezer (The Red Album) em 2008, além de Raditude em 2009.

O álbum Hurley é o mais recente, foi lançado em 14 de Setembro de 2010, e seu primeiro single “Memories”, teve grande sucesso mundial e fez parte da banda sonora do filme Jackass 3D.

O Weezer vendeu mais de 14 milhões de cópias no mundo inteiro até hoje.

História

Depois de alguns membros aleatórios fazerem covers de bandas como Nirvana, foi formada uma banda fixa em 14 de fevereiro de 1992 em Los Angeles, Califórnia com os membros originais Rivers Cuomo, Patrick Wilson, Matt Sharp, e Jason Cropper. Cinco semanas depois fizeram sua primeira apresentação, abrindo para a banda Dogstar no Raji´s Bar e Ribshack no Hollywood Boulevard. A banda começou a tocar em pequenos clubes para pequenas audiências perto de Los Angeles. Gravou vários demos e assinou em 25 de junho de 1993 por Todd Sullivan, da Geffen Records.

A banda começou a gravar seu primeiro álbum no final de agosto de 1993 nos estúdios Lady em Nova York. Ric Ocasek, cantor da banda The Cars, foi escolhido como produtor. Durante as gravações do álbum de estréia, simplesmente intitulado Weezer, Jason sai da banda, e é substituído pelo guitarrista Brian Bell, que tocava numa banda chamada Carnival Art. As partes que Cropper gravou foram regravadas por Cuomo, e Bell substituiu os vocais de Cropper. A gravação do álbum acabou em outubro de 1993, e a banda voltou para Los Angeles.

Em 10 de maio de 1994, o Weezer lançou seu primeiro álbum. The Blue Álbum (como ficou conhecido) teve diversas canções que marcaram tais como “Buddy Holly”, “Undone (The Sweater Song)” e “Say it Ain’t So”. O videoclipe de “Buddy Holly” foi incluído no CD-ROM do Windows 95.

A popularidade da banda logo cresceu e depois de vários meses em digressão pelos Estados Unidos e outros países, o Weezer resolve parar por um tempo. Rivers ingressou na Universidade de Harvard, Matt e Pat montaram um projeto paralelo chamado The Rentals (que fez bastante sucesso com a música “Friends of P.”) e Brian voltou a tocar na banda em que tocava antes do Weezer, o Space Twins.

No fim de 1995 eles se reuniram novamente, e o compositor da banda Rivers Cuomo foi escrever as letras para o segundo álbum da banda, Pinkerton. As canções dessa seção revelaram muito mais da vida pessoal de Cuomo que tudo que ele já tinha feito. O álbum foi lançado em 24 de setembro de 1996 e foi imediatamente inundado pelas críticas. As vendas do álbum foram desastrosas se comparadas ao anterior. O Weezer declarou que ia parar as atividades por tempo indeterminado e desejou nunca ter gravado Pinkerton. A banda também divulgou que gostaria de destruir todas as cópias existentes do álbum. O interessante é que Pinkerton é considerado por muitos fãs como um dos melhores álbuns da banda, e é considerado o álbum cult da banda. Graças à Internet nesse período que a banda parou, eles ganharam milhares de novos fãs.

Em 1998, Matt Sharp anuncia sua saída definitiva do Weezer para se dedicar integralmente ao The Rentals. Para o lugar de Matt foi chamado o baixista Mikey Welsh, que tocava na banda de Juliana Hatfield.

Em 1999 a banda volta a se reunir para ensaiar músicas para o próximo disco. Em 2000, o Weezer entrou em turnê com um novo álbum. A turnê foi um tremendo sucesso, e lotou na grande maioria. Durante a turnê Cuomo começou a escrever novamente, e tocou algumas canções novas ao vivo. Depois, a banda voltou ao estúdio e gravou o pop The Green Album. O álbum foi considerado pelos fãs e pela imprensa especializada como um renascimento do Weezer. Logo depois do lançamento desse álbum a banda foi rapidamente para outra turnê nos Estados Unidos, atraindo milhares de fãs pelo caminho. Um quarto álbum, Maladroit, foi lançado em 2002, e manteve o estilo pop do álbum anterior. Muitos fãs não gostaram, pois parecia uma continuação do The Green Album, e eles queriam algo novo. Também não gostaram pelo fato de o álbum estar influenciado pelo heavy metal.

A banda também tocou em diversos concertos com o nome de Goat Punishment, vestindo sacos na cabeça e tocando covers do Nirvana e Oasis. Goat Punishment foi conhecida por abrir diversos concertos do Weezer.

Em março de 2004 o Weezer lançou seu primeiro DVD, “Video Capture Device”, que consiste em todos os seus videoclipes, apresentações e vídeos caseiros. O DVD foi muito bem aceito pelos fãs e foi declarado “Ouro” em 8 de novembro de 2004. O sucessor de Maladroit só é lançado em 2005, depois de muitas seções de estúdio. Make Believe divide opiniões: enquanto para alguns é o melhor disco da banda desde Pinkerton, para outros trata-se de um incontestável sinal de decadência.

A única apresentação da banda no Brasil foi em setembro de 2005, em Curitiba. A Banda Porto Alegrense Bidê ou Balde gravou sua música Budy Holly (cover) no disco “Se sexo é o que importa, só o rock é sobre amor!” em 2000.

Desde 2010 o baterista Josh Freese, passa a integrar o grupo, Rivers Cuomo permanece apenas como vocalista e o baterista Patrick Wilson fica a cargo da segunda guitarra.

Formação atual

Rivers Cuomo – Vocal
Brian Bell – Guitarra
Patrick Wilson – Guitarra
Scott Shriner – Baixo
Josh Freese – Bateria (2010-presente)

Ex-membros

Jason Cropper – guitarra (até Setembro de 1993)
Matt Sharp – baixo (tocou em The Blue Album e Pinkerton)
Mikey Welsh – baixo (tocou em The Green Album)

Álbuns

Weezer (The Blue Album)-1994
Pinkerton-1996
Weezer (The Green Album)-2001
Maladroit-2002
Make Believe-2005
Weezer (The Red Album)-2008
Raditude-2009
Hurley-2010
Death to False Metal-2010

Fotos

__________

Videos

__________

__________

Topo

___

Deixe um Comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: