Raízes Aéreas

Detonautas Roque Clube

In Música pelo mundo on 29 de julho de 2011 at 12:30

Detonautas Roque Clube (mais conhecida como Detonautas, ou simplesmente DRC pelos fãs) é uma banda brasileira de rock alternativo, que fez muito sucesso no começo dos anos 2000. Influenciados pelo som forte do gênero americano, geralmente as letras de suas canções referem-se a amor, sexo, violência e corrupção, uma preocupação com a cidadania que marca o perfil de luta social e política da banda.

A história do Detonautas Roque Clube se mistura com o início da febre da Internet no Brasil. Em 1997, Tico Santa Cruz apareceu em uma sala de bate-papo perguntando se alguém ali tocava algum instrumento, Eduardo Simão, que também frequentava a sala, respondeu e passou a ser conhecido por seu nick das salas de bate-papo: Tchello. Tico morava em Copacabana (RJ) e o mineiro Eduardo administrava uma pousada em Ilhéus (Bahia).

Após o encontro dos dois precursores no Rio de Janeiro, a banda passou por várias formações, até que mais integrantes fossem recrutados através da Internet. O fato de como a banda foi formada repercutiu no seu nome: Detonautas = detonadores + internautas.

Graças à insistência principalmente de Tico Santa Cruz e à providencial ajuda de seu amigo, Gabriel, O Pensador, os Detonautas foram conseguindo seu espaço, primeiro nas rádios e depois amadurecendo na estrada, mesclando apresentações em locais de boa estrutura (a banda já chegou a abrir o show do Red Hot Chili Peppers para 50.000 pessoas no Pacaembu lotado) e em outros nem tanto, mas que serviram para dar cancha e experiência. Depois de muita batalha, que incluiu a famosa peregrinação com a demo embaixo do braço, finalmente a chance: após muitas idas e vindas a Warner Music Brasil contratou a banda, remixou e lançou o álbum, que embalado com os singles “Outro Lugar”, “Quando O Sol Se For” e “Olhos Certos”, foi um grande sucesso nacional.

Os Detonautas são muito conhecidos pelos telespectadores do MTV Rockgol, o campeonato de músicos. Foram considerados bons jogadores, com um 3º lugar em 2003 (no qual Tico foi artilheiro). Os apresentadores Paulo Bonfá e Marco Bianchi apelidaram quase todos os jogadores, como Coala (Tico), Motoserra (Tchello), Crina (Renato Rocha), Brasil-sil-sil (Fábio Brasil), O Neto do Rodrigo (Rodrigo Netto), além do famoso DJ “Clééééston”, veterano considerado pela dupla o maior craque do campeonato.

Em 2004, a banda lançou seu segundo álbum de estúdio, Roque Marciano, que rendeu o primeiro disco de ouro dos Detonautas. O disco contém os hits “O Dia Que Não Terminou”, “O Amanhã”, “Tênis Roque, “Só Por Hoje”, entre outros. No dia 6 de novembro do mesmo ano, os Detonautas fizeram a gravação do seu primeiro DVD, intitulado com o mesmo nome do segundo álbum, que foi lançado no ano seguinte.

Em 2006, a banda entra em estúdio para a gravação do seu terceiro álbum:Psicodeliamorsexo&distorção, marcado por um som mais pesado e uma forte presença da voz. O disco veio embalado com canções como “Não Reclame Mais”, “Dia Comum” e a grande “Você Me Faz Tão Bem”, considerado por muitos o maior sucesso do grupo. Para a gravação do videoclipe, a banda se inspirou no movimento Free Hugs (Abraços Grátis), feito na Austrália.

Tragédia

Uma tragédia marca a trajetória da banda em 4 de junho de 2006. Aos 29 anos de idade, o guitarrista Rodrigo Netto foi assassinado ao passar com seu carro numa das mais importantes avenidas do Rio de Janeiro. Os bandidos queriam seu carro. Rodrigo não reagiu ao assalto, mas levou um tiro no peito e faleceu ainda no local. No carro estavam sua avó e seu irmão Rafael da Silva Netto que também foi atingido por 2 tiros, sem gravidade. Segundo investigações da Polícia Militar a ordem para o roubo do veículo partiu de traficantes de um morro próximo, entre os assaltantes estava um menor de idade, autor dos disparos contra o carro. Os integrantes tentam superar a dor da perda lembrando dos momentos bons e registrando isso em seus corpos, Tchello, o baixista da banda tatuou em suas costas uma imagem do rosto de Rodrigo como uma forma de homenagear o amigo e Tico tatuou na costela a assinatura do amigo.

Após a tragédia

Dois anos após a morte do guitarrista Rodrigo Netto, a banda saiu da sua gravadora, Warner, e assinou um contrato com a Sony. No mesmo ano, eles entraram novamente em estúdio para gravarem o seu quarto disco: O Retorno de Saturno. Ao contrário do disco anterior, este contém uma influência mais leve e acústica. O disco contém canções como “O Retorno de Saturno” e “Verdades do Mundo”, uma homenagem ao amigo falecido.

Atualmente

Atualmente a banda acaba de lançar o seu novo DVD. O DVD conta com 27 músicas da banda, mais um cover de Plebe Rude e Renato Russo, e 2 músicas inéditas: “Só Nós Dois” e “O Inferno São os Outros”.

Tico Santa Cruz assumiu os vocais da Banda Brasiliense Raimundos, e fez alguns shows como vocalista. Além disso, Tico participou da terceira edição do reality show “A Fazenda”, onde foi o terceiro participante eliminado.

Estão produzindo um novo CD para 2011.

No dia 7 de Fevereiro de 2011, Tico Santa Cruz anunciou em seu blog oficial a saída da Sony Music, sendo assim, a produção de seu novo álbum será independente.

A agenda de shows também deixa de ser gerenciada pela Day1 e passa a ser administrada pela AGITT PRODUÇÕES

A banda se apresentará no Rock in Rio, no mesmo palco que bandas como System of a Down, Pitty, Evanescence e Guns N’ Roses, no dia 2 de outubro. O grupo carioca fecha a programação da última noite do evento, restando apenas uma banda para completar o line-up do Rock in Rio 2011.

RockWalk Brasil a Calçada da Fama do Rock Brasileiro

Em 14 de maio de 2011, na cidade de Ribeirão Preto, o Detonautas registrou suas marcas na placa de concreto mais famosa do país. Os integrantes de uma das mais importantes bandas brasileiras, representante clássica da história do rock and roll nacional, gravaram as impressões de suas mãos na RockWalk Brasil, estão eternizados ao lado de bandas como Sepultura, Capital Inicial, Charlie Brown Jr., Dr. Sin entre outros.

Formação atual

Tico Santa Cruz – vocal
Cléston – DJ e percussão
Renato Rocha – guitarra
Philippe – guitarra e vocal de apoio
Tchello – baixo
Fábio Brasil – bateria

Ex-integrantes

Rodrigo Netto – guitarra e vocal de apoio (falecido)

Álbuns de estúdio

Detonautas Roque Clube (2002)
Roque Marciano (2004)
Psicodeliamorsexo&distorção (2006)
O Retorno de Saturno (2008)

Álbuns ao vivo

Roque Marciano (2004) – DVD
Detonautas Acústico (2009) – CD & DVD

Premiações

VMB 2003 – Vencedor na categoria Banda Revelação
VMB 2004 – Vencedor na categoria Melhor Website, com site de Marcos Sketch e Ricardo Brautigam
Laboratório Pop 2006 – Disco Nacional – Psicodeliamorsexo&distorção / Nome do Ano – Tico Santa Cruz

Fotos

_______________

Videos

_______________

__________

Topo

Deixe um Comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: