Raízes Aéreas

Björk

In Música pelo mundo on 20 de janeiro de 2011 at 8:00

Björk Guðmundsdóttir (Reykjavík, 21 de novembro de 1965) é uma influente cantora islandesa famosa no meio da música alternativa. É aclamada pelo seu experimentalismo e reconhecida pela sua excentricidade. Chama a si várias referências, desde a música clássica até à electrónica mais extrema, criando o que poderá ser designado por pop avant-garde.

Primeiros sucessos (1977–1986)

Aos doze anos de idade, Björk gravou o seu primeiro disco, com a ajuda de seu padrasto. Seu primeiro álbum solo, Björk, foi lançado em 1977 apenas na Islândia, mas já lhe rendeu um disco de platina.

Bandas

Ao passar dos anos o contacto de Björk com o mundo punk aumentava, e logo Björk forma uma banda feminina chamada Spit and Snot (trad.: “cuspo e ranho”). Responsável pela percussão da banda, toma a liderança do grupo. Com o passar do tempo, Björk vê que os seus instintos de punk já não a inspiram muito e entra numa banda pós-punk chamada Exodus. A banda Exodus não mais dura do que o tempo de uma única aparição na TV acabando logo de seguida. Mesmo assim a insatisfação e curiosidade musical de Björk continuam vivas e Jam-80 seria o seu próximo grupo na sua fase experimental. E apesar de este grupo só lhe render simplesmente uma única digressão, permite-lhe adquirir mais experiência e amadurecimento musical.

Tappi Tíkarrass é a próxima banda em que Björk começa a actuar e lhe proporcionaria dois discos gravados. Nesta época a cantora começou a ter um pouco mais de visibilidade nos meios de comunicação. Após a sua estadia com Tappi Tíkarrass, praticamente no meio da década de 1980, uma série de oportunidades para Björk se seguiriam.

Em 85, com a descoberta da gravidez de seu primeiro filho, ela não abandona os seus três anos de estrada com a banda KUKL, mas também consequentemente grava dois álbuns. Logo após a decisão de todos os integrantes do grupo se separarem, a cantora faz um breve participação com os The Elgar Sisters, que lhe rendeu duas gravações que futuramente lhe seriam de grande utilidade.

The Sugarcubes (1986–1992)

Após o nascimento de seu primeiro filho, em 1986, Björk começa sua trilha experimental com a banda The Sugarcubes, o estilo e irreverência da banda conquistariam o selo independente inglês One Little Indian. O primeiro single da banda “Ammæli” ou (Birthday, em inglês) foi lançado em 1987. O single foi reconhecido mundialmente, chamando a atenção da crítica da cena do rock como a cena da música Alternativa. Brevemente o The Sugarcubes lançariam singles de próximo álbum chamado Life’s Too Good, de 88. Com tanta criatividade e qualidade a banda se deu à oportunidade e criou um selo e editora, um dos mais importantes hoje na Islândia, chamado Smekkleysa, inicialmente chamado, e que teria o intuito de gravar outras bandas e publicar poesias e livros, tanto da Islândia com de fora.

O segundo CD da banda, Here, Today, Tomorrow, Next Week!, lançado em 89 não repercutiu tanto como o anterior, causando pouco a pouco a separação da banda. O foco continuaria em Björk, que em 1990 contribuíria com a gravação de Gling-Gló, com o trio mais tradicional de jazz da Islândia, o Trio Guðmundar Ingólfssonar. E não pararia por ai, a cantora continuou e em 91 com o álbum Ex:el, fazendo lhe render duas participações no disco do projeto inglês de Graham Massey, o 808 State, além de algumas apresentações.

E 92 estaria decretado de vez o fim do The Sugarcubes e Björk continuaria sua participação com o 808 State e consequentemente grava “Oops” junto a Nellee Hooper, um dos produtores musicais mais aclamados e requisitados na época. Björk muda-se para Londres e inicia a sua carreira solo.

A partir de então, torna-se uma das grandes estrelas da música alternativa. Ganha assim o reconhecimento unânime da crítica. Com tantas influências e experiências, Björk estaria mais que preparada a qualquer obstáculo que pudesse lhe aparecer e seu início de experimentalismo estaria por começar uma longa jornada.

Inicio / Debut (1993)

Lançado em Junho de 1993, num estilo pop quase igual ao que a banda The Sugarcubes produzia a mistura do jazz, funk, acid dance, offbeat, que foi produzido por Nellee Hooper e Björk, Debut se destaca como um dos principais álbuns de trip-hop que iniciaram o movimento. Singles como “Human Behaviour” alcançaram o terceiro lugar nos top 10 britânicos, seguindo também na mesma linhagem Big Time Sensuality e outros do álbum. Debut unanimemente foi um sucesso no circuito alternativo, e como sucesso seria tanto lhe renderia colaborações como “Play Dead”, que foi especialmente feita para a trilha sonora do filme Rebeldes Americanos (The Young Americans), do mesmo ano, e consequentemente seria incluído nas reedições de Debut, na Europa e Japão. Björk também escreveu “Bedtime Story”, faixa do sexto álbum da cantora Madonna, Bedtime Stories.

Em Setembro de 1994 Björk lançou The Best Mixes from the Debut (For All the People Who Don’t Buy White Labels), uma compilação de remixes que apoiava o uso das White-labels (Gravadoras Independentes, do inglês etiqueta-branca ou selo-branco).

Post / Telegram (1995)

Durante 1994, Björk entra em estúdio novamente com Nellee Hooper, e mais alguns produtores como Tricky, Howie B, Graham Massey e Marius de Vries, para a produção de seu segundo álbum solo. Post marca a história da carreira da cantora como um dos seus melhores álbuns deixando-a consagrada pelo mundo e principalmente na Europa. Os elementos de experimentalismo do álbum acabam tornando-o um álbum de vanguarda e categoria na época, onde principalmente o primeiro single do álbum, “Army of Me”, acabaria de se tornar um dos melhores hits da cantora. O álbum se decorre em elementos imaginários e inomináveis como em “Hyper-Ballad”, até o clássico inesquecível “It’s Oh So Quiet”, que foi inspirado na Broadway. A mistura de jazz, música eletrônica, e ainda caminhando pelo rumo do trip-hop, Björk tornou se a sensação do momento. “Army of Me” entrou no top 10 britânico, “Isobel” segundo single do álbum e segunda parte da trilogia começada por “Human Behaviour”, de Debut, e “I Miss You” dão um tom especial a este álbum. Post vendeu mais de 3 milhões de cópias.

Homogenic (1997)

Lançado em 1997, o tão esperado terceiro disco solo da cantora, aos 31 anos, conseguiu agradar quem gosta de música pop bem feita. Björk se cerca de colaboradores já conhecidos de sucessos seus anteriores, como o produtor Mark Bell, o brasileiro Eumir Deodato e a mesma dupla de engenheiros de som de “Post”. As novas canções foram gravadas num estúdio montado numa casa no sul da Espanha e têm a participação de um octeto de cordas islandesa. Segundo Björk, o álbum chama-se Homogenic devido a todas canções serem similares, homogêneas. “Aquele personagem não tem mais a ver comigo. Estou escrevendo canções totalmente diferentes agora. Eu avancei.” diz Björk durante entrevista de divulgação do álbum, mostrando que neste trabalho está mais clara sua orientação musical. A união de elementos “high-tech” e cordas traduzem a melancolia e introspecção de sua vida e sua terra natal, com vulcões, terremotos e luzes das cidades, ficando bem evidente em seu primeiro video-clipe da canção “Jóga”, dirigido por Michel Gondry, cheias de paisagens islandesas e terminando no coração da cantora. O álbum é bem simbolizado pela arte da capa, que ficou a cargo do designer Paul White, do estúdio de design Me Company, trazendo Björk como uma samurai japonesa ou uma guerreira cibernética, contando com o fotógrafo inglês Nick Knight e o estilista Alexander McQueen.

Vespertine/Family Tree/Grestest Hits (2001)

Em 2001, Björk lançou o álbum “Vespertine”. O álbum mistura osquestras, coros, vocais, flagrantes e, temas vulneráveis. O álbum foi colaborado com som experimental de Matmos, DJ Thomas Knak, e a harpista experimental Zeena Parkins. Fontes líricas incluem as obras do poeta americano EE Cummings, o cineasta independente americano Harmony Korine e a dramaturga inglês Sarah Kane. Björk embarcou em uma turnê de teatros e óperas na Europa e na América do Norte, em apoio do álbum, acompanhado pelos músicos Matmos , Zeena Parkins e um coral, da Gronelândia. Vespertine vendeu dois milhões de cópias até o final de 2001 .

Vespertine gerou três singles: “Hidden Place”, “Pagan Poetry” e “Cocoon”. O MTV2 foi o primeiro canal a colocar o clipe, “Hidden Place”, que posteriormente foi lançado como um único DVD. No entanto, o próximo clipe, de “Pagan Poetry”, Björk trouxe para um nível ainda mais elevado de controvérsia com o canal. A canção do clipe mostra funcionalidades gráficas de piercings e os mamilos expostos de Björk, bem como a distorção de imagens de atos sexuais, que incluiu penetração vaginal e Fellatio. Como resultado, o clipe foi raramente monstrado pela MTV, e de certas partes (por exemplo, as mamas de Björk) foram censurados durante as raras ocasiões em que era tocada. Em 2002, o clipe finalmente é mostrado como parte de uma noite especial no MTV2 intitulado “mais controversos clipes”. O clipe de “Cocoon” também apresentou um aparentemente nu de Björk (na verdade usando uma conexão estreita bodysuit), desta vez com seus mamilos não mostrados, clipe no qual a cantora acabou envolta em um casulo. O vídeo foi dirigido pelo japonês artista Eiko Ishioka, e não foi exibido pela MTV . 2002 viu o surgimento do CD Box Set Family Tree contendo uma retrospectiva da carreira de Björk, que inclui muitas versões diferentes de composições suas, incluindo o seu trabalho com o Quarteto Brodsky. Também ao lado Family Tree foi lançado o álbum Greatest Hits, uma retrospectiva dos últimos 10 anos de sua carreira solo com sucessos considerados pelo público: as músicas do álbum foram escolhidas pelos fãs através de uma enquete em seu site. Uma edição em DVD do CD também foi liberado, pois continha todos os clipes até que ponto. O novo single do conjunto, “It’s in Our Hands”, estabelecidos no Reino Unido em 37º lugar. O clipe, dirigido por Spike Jonze, características fortemente uma grávida Björk .

Live Box (2003)

Em 2003, foi lançada uma caixa chamada Live Box, composta de quatro CDs com gravações ao vivo de seus álbuns anteriores (Debut, Post, Homogenic e Vespertine)e um DVD com um clipe de uma faixa de cada CD. Cada um dos quatro CDs foram posteriormente lançados separadamente por um preço reduzido.

Medúlla (2004)

Em agosto de 2004, Björk lança Medúlla. Durante a produção, Björk decidiu o álbum poderia funcionar melhor como um álbum inteiramente de vocais de base. No entanto, este plano inicial não se materializa exatamente dessa forma, como a maioria dos sons do álbum são, na verdade, criada por vocalistas (embora muitas vezes estes sons são eletronicamente distorcida). Björk utilizou os vocais de garganta do cantor Tagaq,do cantor de hip hop Rahzel, do japonês Dokaka, do avant-rocker Mike Patton,Soft Machine e Robert Wyatt e vários coros. Ela novamente usou textos de EE Cummings para a canção “Sonets / Unrealities XI.” Em agosto de 2004, Björk realizada a canção “Oceania” na Cerimônia de Abertura dos Jogos Olímpicos de 2004, em Atenas, Grécia. Enquanto ela cantava, seu vestido lentamente desdobrou-se e revelou um 10.000 pés quadrados (900 m²), com o qual ela cobriu todos os atletas olímpicos. A canção “Oceania” foi escrito especialmente para a ocasião e as características dos talentos de Shlomo, um Leeds-based beatboxer, Londres e um coro. Uma versão alternativa da música começou a circular na Internet com vocais adicionais por Kelis. Ele inicialmente apareceu no promocional “Oceania” única liberada para as estações de rádio e mais tarde tornou-se disponível para o público como um B-side do “Who is It” único, que chegou a posição de número 26 no Reino Unido. Este foi seguido, no início de 2005 por Triunf of Hearth”, chegando ao número 31. Um vídeo para o potencial próximo single, “Where Is the Line?”, foi filmado em colaboração com o artista islandesa Gabriela Fridriksdóttir no final de 2004. Este foi inicialmente uma seqüência de um filme-instalação arte dos artistas, mas foi lançado exclusivamente na mMedúla Video DVD como um oficial para a promoção da via.

Para além destas poucas performances, concertos ou não estavam dispostos a promover passeios Medúlla. Björk disse em várias entrevistas que este foi porque ela pretendia continuar imediatamente escrever e gravar um novo álbum. Ela falou a Rolling Stone, em Junho de 2004: “Cada álbum eu tenho feito, o minuto que se faz, eu me sinto realmente lubrificada e, como, ‘Uau, agora eu posso escrever um álbum em cinco minutos” … E eu só quero saber se isso é apenas uma fantasia ou se é verdade. ” Além disso, pensei que seria muito difícil tocar as músicas ao vivo.

(______surrounded) (2006)

Em 2006, Björk remasterizado seus primeiros três álbuns solo de estúdio (Debut, Post, Homogenic) e sua trilha sonora dois álbuns (Drawing Restraint 9 e Selmasongs ), em som surround 5.1 para uma nova emissão de um novo box-set intitulado (______surronded): , lançado em 27 de Junho. Vespertino e Medúlla já estavam disponíveis no ponto 5.1, quer como DVD-A ou SACD, mas também estão incluídas na caixa conjunto reacondicionada em formato. O DualDiscs também foram libertados separadamente Durante esta época, Björk ganhou outro BRIT Awards nomeação para Melhor Artista Solo Feminina Internacional . Ela também foi atribuído o Prémio Inspiração no Anual Q Magazine Awards, em Outubro de 2005, aceitando o prémio de Robert Wyatt, com quem colaborou no álbum Medulla.

A antiga banda de Björk, The Sugarcubes, se reúne para uma noite só de um-concerto em Reykjavík, em 17 de Novembro de 2006. Os lucros do concerto foram doados à antiga produtora da banda, Smekkleysa, que segundo a “continuar a trabalhar sobre uma base não lucrativa para o futuro melhoramento do islandês música”.

Volta (2007)

O álbum de estúdio Volta, lançado em 7 de Maio de 2007. Foi principalmente escrito e produzido pela própria Björk e contém 10 novas faixas, O disco foi produzido pelos produtores Timbaland, Antony Hegarty e Sjón.

O primeiro single do álbum, “Earth Intruders”, foi lançado digitalmente no dia 9 de Abril de 2007. Volta estreou no número nove na Billboard 200, tornando-se seu primeiro Top 10 do álbum nos E.U., em uma semana vendendo mais de 43.000. O álbum também alcançou número três de álbuns mais vendidos com mais de 20.600 álbuns vendidos em sua primeira semana, eo número sete no Reino Unido, com 20.456 de unidades vendidas. O single, “Inocence”, foi lançado digitalmente em 23 de Julho de 2007, com um acompanhamento musical vídeo escolhido de um concurso realizado através de seu website oficial. “Declare Independence” foi lançado em 1 de Janeiro de 2008, em uma embalagem super luxo, incluindo um vinil 2 x 12, um CD e um DVD “featuring Oscar-winning do diretor francês Michel Gondry O quinto liberado a partir do álbum foi “The Dull Flame of Desire”, com vocais de Antony Hegarty. A partir de 27 setembro de 2008,ele superou a Billboard Hot Dance Singles Sales chart e alcançou número três no Billboard Hot Singles Sales chart.

Björk concluiu recentemente uma turnê mundial de 18 meses, tendo realizado muitos festivais e retornar para a América Latina depois de nove anos, com a realização de shows no Rio de Janeiro, São Paulo, Curitiba, Guadalajara, Santiago e Buenos Aires como parte de diferentes eventos. Ela também retornou para a Austrália e Nova Zelândia, pela primeira vez em 12 anos em Janeiro de 2008. Ela também desempenhou um show one-off show no Sydney Opera House, como parte do Festival Sydney. Em 4 de Maio, Björk foi obrigada a cancelar o seu desempenho no Sheffield City Hall, devido ao inchaço das cordas vocais.

No Brasil

Em 1998, Björk fez seu primeiro concerto no país durante o festival de música Close Up Planet 98, no Rio de Janeiro. Uma apresentação em São Paulo no mesmo festival havia sido marcada, mas devido a problemas com o palco, o show foi cancelado.

Björk veio com sua turnê do álbum Volta durante o TIM Festival 2007 e passou por 3 cidades brasileiras: Rio de Janeiro na Marina da Glória no dia 26 de Outubro, em São Paulo na Arena Anhembi no dia 28 de Outubro e em Curitiba na Pedreira Paulo Leminski no dia 31 de Outubro, todos os shows foram esgotados.

Vida Pessoal

O pai de Björk, Guðmundur Gunnarsson, é um conhecido líder sindical na Islândia e foi nacionalmente conhecido antes da sua filha se tornar famosa. Sua mãe, Hildur Runa Hauksdóttir, também tem sido politicamente ativa.

Björk e seu parceiro, o artista Matthew Barney, têm uma filha, Isadora Bjarkardóttir Barney, nascida em 3 de Outubro de 2002. Björk também tem um filho, Sindri Eldon Þórsson (Thorsson), nascido em 8 de Junho de 1986, com Þór (Thor) Eldon, que era seu companheiro na banda Sugarcubes. Sindri é um jornalista e toca baixo para várias bandas.

Björk tem-se queixado de ser caçada pelos repórteres fuxiqueiros. Em 1996, dois incidentes envolvendo-lhes trouxeram atenção da mídia. O primeiro foi depois de um longo voo para a Tailândia, uma esgotada Björk surgiu a partir de sua aeronave, no aeroporto Don Muang, com ela seu filho de 9 anos, quando encontraram um grupo de jornalistas e cinegrafistas esperando para saudá-la. Quando uma repórter lhe cumprimentou com as palavras, “Bem-vinda a Bancoque,” e depois riu, Björk atacou o repórter e deu vários golpes antes que ela fosse puxada para fora. Björk ainda tentou voltar atrás e continuar a atacar a mulher, mas foi colocada num ônibus. Sua gravadora alegava que a repórter a seguia por quatro dias. Björk mais tarde pediu desculpas pelo ataque.

Mais tarde naquele ano, o fã Ricardo López enviou uma carta-bomba para a casa de Björk, em Londres e depois se matou, mas o pacote foi interceptado pela Scotland Yard antes de chegar à casa da cantora. López filmou o processo de produção da carta-bomba com a qual pretendia matá-la. As quase 18 horas de vídeo descrevem a obsessão de López por Björk, a construção do dispositivo, seus pensamentos sobre o amor e outros temas, incluindo as observações raciais contra o namorado da cantora. O vídeo continua após a expedição da bomba para a casa de Björk e termina dramaticamente com López pintando a cara, cortando totalmente seus cabelos, e cometendo suicídio por tiro na frente da câmara. Extratos de videotapes da fita vazaram para a Internet em Janeiro de 2008. Björk mostrou-se relutante em comentar sobre qualquer um desses incidentes e mais tarde disse ao The Guardian: “Só tenho um pouco mais.”

Em 13 de Janeiro de 2008, Björk fez manchetes quando ela atacou um fotógrafo que tinha fotografado sua chegada ao Aeroporto Internacional de Auckland, na Nova Zelândia para o seu desempenho no festival Big Day Out. Björk rasgou a camisa do fotógrafo nas costas, e no ato ela caiu no chão. Não houve acusações arquivadas pelo fotógrafo, ou o seu chefe do The New Zealand Herald, e a polícia de Auckland não fez uma investigação mais aprofundada.

Ações Políticas

Enquanto Björk tem sido hesitante em aparecer como uma figura política e tenha negado ser uma política em seu site, ela apóia fortemente numerosos grupos separatistas e de libertação nacional, em todo o globo, incluindo o apoio à independência do Kosovo. Ela também se recusou a fazer shows em Israel como parte de um boicote cultural em solidariedade com o povo palestiniano.

Ela dedicou sua canção “Declare Independence” à Gronelândia e das Ilhas Faroé, o que causou uma pequena controvérsia na Ilhas Faroé. Quando Björk dedicou duas vezes “Declare Independence” para o povo do Kosovo durante um show no Japão, um desempenho dela foi cancelada pelo Sérvia ‘s Exit Festival, presumivelmente devido a preocupações quanto à segurança.

Em 2008 Björk detona uma controvérsia internacional depois de ter dedicado “Declare Independence” para o Tibete, durante um concerto em Xangai, a gritar “Tibete! Tibete!” durante a canção. O Ministério da Cultura da China, aprovou para executar um ataque sobre músicos estrangeiros e, portanto, em Maio de 2008, o concerto foi cancelado em Midi, próxima cidade à Björk se apresentar.

Álbuns de estúdio

Björk (1977)
Glin-Gló (1990)
Debut (1993)
Post (1995)
Homogenic (1997)
Vespertine (2001)
Medúlla (2004)
Volta (2007)
Biophilia (2011)

Fonte: Wikipédia.
Atualizado em 6/03/2012.

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