Raízes Aéreas

Bat for Lashes

In Música pelo mundo, Pitacos da Soraya Pamplona on 15 de dezembro de 2010 at 8:00

Natasha Khan (25 de Outubro de 1979), também conhecida como Bat for Lashes, é uma cantora britânica. Além de cantar, Natasha toca piano, violão/guitarra, clavicórdio e autoharpa. O álbum de estreia de Khan foi Fur and Gold, lançado em 11 de Setembro de 2006, e teve o peak de 48º no UK Album Charts e recebeu uma indicação ao Mercury Prize em 2007, recebendo no ano seguinte duas indicações ao BRIT Awards por Melhor Artista Revelação e Melhor Artista Feminina, crescendo assim na mídia. O segundo álbum, Two Suns, lançado em 6 de Abril de 2009, alcançou o 5º lugar  no UK Album Charts e 17º no Irish Album Charts. O primeiro single retirado do álbum foi a canção “Daniel” que alcançou o top 40 do UK Charts Singles. O álbum Two Suns também recebeu uma indicação para o Mercury Prize e Khan também através do BRIT Awards, sendo indicada a Melhor Artista Solo Feminina. Natasha Khan, uma jovem artista britânica oriunda do Paquistão que, num percurso muito semelhante ao de M.I.A., passou de instalações artísticas em galerias londrinas para o universo pop, sendo já considerada uma das revelações do ano.

A sua música possui uma sonoridade indie muito distinta, que tanto deve ao imaginário de Björk como ao de Siouxie .Essas influências são de resto bem audíveis e visíveis no belo vídeo que Dougal Wilson realizou para o tema “What’s A Girl To Do?”. Um longo plano-sequência que irá encantar os fãs de Donnie Darko. Seu primeiro álbum, Fur And Gold, foi lançado em 11 de Setembro de 2006, e alcançou a 46ª na parada de álbuns inglesa. Com produção de David Kosten e da própria Natasha, o álbum possui uma atmosfera dark, mesclando do indie para o folk. O disco teve quatro singles (The Wizard, Trophy, Prescilla e What’s A Girl To Do?), recebendo classificações que variam do médio para o bom. O videoclipe de What’s A Girl To Do? foi indicado a Melhor Fotografia no MTV Europe Music Awards.

Em 2008, Natasha Khan anunciou que estava trabalhando em seu novo álbum, e em Janeiro de 2009 foi confirmado o novo álbum: Two Suns. O primeiro single do álbum, Daniel, foi lançado em 1 de Março (Digital) e 6 de Abril (CD single). Daniel é baseada sobre o primeiro amor da vida de Natasha, o ator Daniel LaRusso, do filme Karate Kid. A faixa produzida por David Kosten, teve seu videoclipe lançado em 12 de Março.

O álbum, novamente produzido por David Kosten e pela própria Khan, apresenta o alter-ego de Natasha, a loira, “heartbreaker” e irresistível Pearl. O álbum pode ser dividido em duas partes, da faixa 1 até a 5 são canções de Natasha e da 7 até a 11 de Pearl, tendo a faixa 6 (Siren Song) como a fusão das duas. Two Suns apresenta um novo ar para Bat For Lashes, com um estilo mais pop e até algumas batidas mais eletrônicas. O álbum também apresenta parcerias em produção com o grupo Yeasayer e participação vocal de Scott Walker, na última faixa do disco, The Big Sleep.

No dia 6 de Abril o álbum foi lançado e no dia 13 de Abril, foi divulgado que o álbum vendeu mais de 40.000 cópias no Reino Unido, alcançando a 5ª posição da parada de venda de álbuns. Com mais dois singles lançados (Pearl’s Dream e Sleep Alone), a cantora recebeu, além de uma indicação ao Mercury Prize por seu álbum, uma indicação ao importate BRIT Awards, por Melhor Artista Solo Feminina. Infelizmente a cantora perdeu a indicações, tendo Lily Allen como a vencedora da categoria Feminina e no BRIT Awards e Speech Debelle e seu álbum Speech Therapy no Mercury Prize.

Ainda em Fevereiro de 2010, Bat for Lashes acompanhou a famosa banda Coldplay em sua turnê mundial Viva La Vida Tour, durante a leg na América Latina, se apresentando no Brasil, no estádio do Morumbi em São Paulo e na Praça da Apoteose, no Rio de Janeiro. Natasha ainda ganhou dois prêmios este ano, sendo eles Melhor Cantor Alternativo, no UK Asian Music Awards e Melhor Canção Conterporânea, com Daniel, no Ivor Novello Awards. Prosseguindo com seu sucesso, Bat for Lashes e Beck fizeram uma nova canção, “Let’s Get Lost”, que entrou para a trilha sonora do terceiro filme da saga blockbuster, A Saga Crepúsculo: Eclipse. Já sobre um próximo disco, Natasha diz que já está o escrevendo e que adorou trabalhar com Beck, o que pode vir a ocorrer novamente em seu próximo disco.

Álbuns de estúdio

2009: Two Suns


2006: Fur and Gold

__________________________________________________________________________

__________________________________________________________________________

Topo

__________

Deixe um Comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: