Raízes Aéreas

Seal

In Música pelo mundo, Pitacos da Soraya Pamplona on 8 de dezembro de 2010 at 7:20

Seal Henry Olusegun Olumide Adeola Samuel (Londres, 19 de fevereiro de 1963) é um músico, cantor e compositor, entre seus maiores sucessos está a canção Kiss from a Rose, trilha sonora do filme Batman Forever, pela qual recebeu três prêmios Grammy em 1995. É casado com a modelo alemã Heidi Klum.

Biografia

Seal surgiu da cena house music inglesa no início dos anos 90 para tornar-se o mais popular vocalista Britânico de soul da década. Embora seu material inicial mostrado até então, continha marcas de acid-house, na metade dos anos 90 ele criou uma distinta fusão de soul, folk, pop, dance, e rock que o trouxe sucesso nos dois lados do Atlântico.

Filho de Nigerianos e neto de Brasileiro, Seal foi criado na Inglaterra. Depois de se formar em arquitetura, ele teve vários empregos nos arredores de Londres, incluindo engenheiro elétrico e desenhista de roupas de couro. Depois de um tempo, ele começou a cantar em clubs e bares. Juntou-se a uma banda inglesa de funk chamada Push, fazendo turnê pelo Japão na metade dos anos 80.
Quando estava na Ásia, juntou-se a uma banda Tailandesa de blues. Depois de pouco tempo com esse grupo, viajou por conta própia pela Índia.

Retornando para a Inglaterra, Seal conheçeu Adamski, um produtor de house e techno que já era conhecido dentro do Reino Unido. Seal escreveu a letra e entrou com o vocal para “Killer” de Adamski, a qual tornou-se hit número um em 1990. Depois de “Killer” ter sido um hit, Seal assinou contrato para um disco solo.

Ele gravou seu álbum de estréia, entitulado Seal, com Trevor Horn, que tinha anteriormente trabalhado com a ABC, Frankie Goes to Hollywood, e os Buggles. O primeiro single do álbum,”Crazy”, veio a ser hit número 15 no Reino Unido e alcançou número sete na América onde foi lançado em 1991.

Seal foi sucesso total, alcançando número 24 na América e vendendo mais de três milhões de cópias em todo o mundo.

Depois do sucesso de sua estréia, Seal levou três anos para completar seu segundo álbum. Entre os dois discos, ele apareceu no álbum Stone Free, tributo a Jimi Hendrix, cantando uma versão de Jeff Beck para “Manic Depression”. No verão de 1994, ele lançou seu segundo álbum, o qual foi também entitulado Seal.

Antecedido pelo hit “Prayer for the Dying” no Top 40 Americano, o álbum ao ser lançado, alcançou número 20 e vendeu um milhão de cópias na primavera de 1995, mas o disco não decolou realmente, até um ano depois do seu lançamento, quando “Kiss from A Rose” foi colocada na trilha sonora do filme “Batman Forever”. “Kiss From A Rose” se tornou single número um na América e ficou um total de 12 semanas no topo na parada; o single permaneceu por 45 semanas entre os mais vendidos. Esse sucesso levou seu segundo álbum a faturar disco duplo de platina ; dois anos depois de seu lançamento, o álbum vendeu, somente nos Estados Unidos, mais de quatro milhões de cópias.

Álbuns

1991 Seal
1994 Seal
1998 Human Being
2003 Seal
2004 Best 1991-2004
2005 Live in Paris
2006 One Night to Remember
2007 System
2008 Soul
2010 Commitment
2011 Soul 2

Fonte: Wikipédia.
Atualizado em 27/02/2013.

V í d e o s

__________

Kiss From A Rose

Crazy

Love’s Divine

Fly Like An Eagle

Killer

Prayer For The Dying

Stand by Me

Don’t Cry

Amazing

Future Love Paradise

F o t o s

__________

Topo

Deixe um Comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: