Raízes Aéreas

John Norum

In Música pelo mundo, Pitacos da Soraya Pamplona on 17 de novembro de 2010 at 8:07

John Norum (23 de fevereiro de 1964, Vardø) é um guitarrista famoso de hard rock, co-fundador da banda Europe. John Terry Norum nasceu no dia 23 de fevereiro de 1964 em Vardö, Noruega, mas se mudou para a Suécia com apenas um ano e cresceu em Upplands Väsby, um subúrbio de Estocolmo.

Com doze anos começou a tocar guitarra, influenciado por Deep Purple e Kiss. Seu talento já era nato, e com quatorze anos, seu padrasto Thomas Witt (gerente da antiga CBS, na Suécia) levou John para gravar com Eddie Meduza, um rockstar sueco. John gravou um álbum “Punkjävlar”, e saiu em turnê pela Suécia. O álbum chegou a disco de ouro na Suécia, mas John, não satisfeito em tocar punk saiu da banda e decidiu seguir seu próprio caminho, ou seja, voltar ao som pesado de DEEP PURPLE e outras bandas.

John Norum ficou completamente fascinado após ouvir Thin Lizzy e UFO, e consequentemente passou a ser um grande fã de Gary Moore e Michael Schenker . Ele formou o WC, que depois viria a se tornar Force (já com Joey Tempest). A banda participou e ganhou um campeonato sueco de rock de 1982, com John Norum eleito melhor guitarrista e Joey o melhor vocalista. Durante a competição a banda mudou o nome para Europe, nome que entraria para a história do hard rock quatro anos depois.

O prêmio do campeonato foi a gravação de um álbum de estúdio pela gravadora Hot International, e Thomas Erdtman passaria a ser o empresário da banda (desafeto de John Norum).

O album Europe foi lançado em fevereiro de 1983. Gravado em apenas uma semana, chegou ao top 8 sueco, e a música “Seven Doors Hotel” alcançou o top 10 japonês. 35.000 cópias saíram nos primeiros meses somente na Suécia. Após a turnê, John Norum tocou na excursão com a banda de Eddie Meduza.

Em Fevereiro de 1984 Wings Of Tomorrow saiu já com 70.000 cópias somente na Suécia, visto que a banda começava a se tornar muito popular no cenário sueco, fazendo turnês pelo país e tendo seus shows exibidos na TV sueca.

Em 1985 o Europe participou do filme sueco “On The Loose”, aonde Joey atuou como ator. A banda saiu em turnê especial, com shows na TV e ganhando o título de melhor banda de rock sueca.

A banda assinou contrato com a Epic e o álbum The Final Countdown foi gravado na Suíça no final de 1985, mas atrasou devido a sérios problemas na voz de Joey (que so gravaria os vocais somente em fevereiro de 1986, em Estocolmo, Suécia, Atlanta e São Francisco, Estados Unidos).

Em maio de 1986, o álbum “The Final Countdown” já saiu com 100.000 cópias na Suécia em poucos dias. O sucesso era cada vez maior, e rapidamente foi alcançando os tops de todos os países da Europa, no Japão, E.U.A e resto do mundo. Mas estranhamente a turnê acabou atrasadíssima. O motivo foi uma série de divergências entre John Norum e Thomas Erdtman, o que levou o guitarrista a decidir abandonar a banda no auge do sucesso do Europe, logo após os shows no Japão em setembro (porém a mídia só soube em outubro). John só tocou na Suécia ao vivo, pois a banda adiou a turnê mundial para 1987. Em outubro a banda saiu para amostras em play-back na TV pelos países europeus, e John Norum se despediu na Holanda, em novembro de 1986.

John Norum decidiu fazer carreira solo e fazer sucesso fora do Europe. Em outubro de 1987 veio “Total Control”, que foi um sucesso na Suécia. John Norum levou todos os prêmios das revistas especializadas em guitarra e em rock do país em 1988.

Durante a turnê, a banda de John Norum chegou a abrir o show de Ace Frehley, ex-guitarrista do Kiss no Hammersmith Odeon, em Londres. Em Londres John encontrou-se com Glenn Hughes lendário baixista do Deep Purple, e chegaram a tocar juntos meses depois em Estocolmo, porém Glenn saiu do projeto (problemas com drogas).

O talento de John Norum visto nos álbuns com Europe e com seu primeiro álbum solo despertou o interesse do vocalista Donald “Don” Dokken, da banda americana Dokken, que acabou em 88. John foi chamado, e era sua grande chance na América, aonde o Europe já gozava de sucesso.

Don não poderia seguir sua nova banda com o nome de Dokken (devido a direitos autorais de outros membros), e então “Up From The Ashes” saiu como álbum de Don Dokken em 1989. Eles saíram em turnê até o início de 1991, terminando no Japão. Em 1990 John Norum lançou um álbum solo ao vivo (gravado em 1988), “Live In Stockholm”.

A parceria enter Norum e Hughes voltou em 1992, e eles gravaram o álbum “Face The Truth”, considerado por muitos o melhor trabalho de Norum. John ajudou Hughes em algumas músicas de seu álbum “Blues”, lançado no mesmo ano.

Em 92 ainda, o Europe acabou e Joey Tempest o chamou de volta, mas John Norum se recusou. Em agosto eles chegaram a tocar juntos num festival sueco (desde 1989 John Norum não ia à Suécia).

Em 95, o álbum “Another Destination” saiu, e logo uma turnê saiu na Suécia. No mesmo anos ele se casou em Las Vegas com a guitarrista Michele Meldrum, falecida em maio de 2008. Ainda em 1995 John chegou a tocar com Carmine Appice numa parceria ao vivo na Suécia.

Em dezembro de 1996, o álbum “Worlds Away” saiu e mais uma turnê na Suécia. Durante a turnê o show no Japão foi gravado, para mais tarde sair o álbum “Face It Live 97”, segundo álbum ao vivo. No fim de 1997 John Norum fez 15 shows com Dokken nos E.U.A, substituindo George Lynch que havia deixado a banda.

Em 1998, John Norum saiu em mais uma turnê, mais uma vez na Suécia, mas dessa vez passaram não só pela Escandinávia como em alguns países europeus como a Itália. De última hora, foram os “headliners” do Sweden Rock Festival (pois o Van Halen desistiu). Em 98 também houve rumores de que John iria tocar com o UFO, mas após Michael Schenker saber dos boatos, retornou à banda.

Em 1999 outra turnê especial, mas agora com o guitarrista Brian Robbertson, tocando músicas do Thin Lizzy pela Escandinávia. Na virada do milênio, John Norum participou da apresentação do Europe para a TV sueca (fazia 14 anos que ele não tocava com o Europe).

Em 2000 John Norum mais uma vez se juntou ao Europe, desta vez no Hard Rock Cafe de Estocolmo, para tocarem Rock The Night. Apesar de se encontrarem por duas vezes ainda não tinham acertado a volta da banda.

Neste ano saiu o último álbum solo de Norum até 2005, “Slipped Into Tomorrow”. Mais uma vez John Norum voltou a ser “headliner” do Sweden Rock Festival, desta vez acompanhado de Brian Robbertson.

Em 2001 John Norum se juntou ao Dokken outra vez, mas desta vez em definitivo. Fizeram uma turnê em 2001 pelos E.U.A. Em 2002 lançaram um álbum “Long Way Home”, e mais uma turnê se sucedeu por E.U.A e Europa (chegaram a serem headliners do Sweden Rock Festival. No show na Inglaterra John Norum quebrou o braço e teve de abandonar a banda (as relações com Don também já estavam comprometidas antes)

Finalmente em 2003 o Europe anunciou o retorno das atividades, e depois de 17 anos John Norum retornava à banda. Ele recusou uma proposta do UFO antes de se juntar ao Europe.

Em 2004 a banda fez uma turnê de reunião no verão e foram os “headliners” do Sweden Rock Festival, sendo a quarta vez em 6 anos do guitarrista no evento. Em setembro saiu o novo álbum “Start From The Dark”, com direito a turnê mundial e gravação de DVD. Em 2004 também nasceu o primeiro filho de John e a já falecida Michele, Jake Thomas.

Em 2005 saiu o álbum “Optimus”, novo solo de Norum após cinco anos. O Europe lançou o DVD “Live From The Dark”. Em 2006 o Europe lançou o álbum “Secret Society”, mais pesado e moderno que o anterior, e saiu em turnê mundial mais uma vez.

No início de 2008, o Europe fez um show especial acústico tocando covers e seus principais clássicos, na qual pode sair em DVD. A banda está para sair em turnê no verão europeu (tem vários festivais com bandas de renome no mesmo evento), porém com a morte da mulher de Norum, não se sabe sobre o futuro da banda.

Em setembro está previsto o novo álbum solo do guitarrista, que está atrasado 2006 (não se sabe porque). Provavelmente o álbum que ainda não tinah o título agora terá algo que homenageie e lembra sua ex-mulher, a guitarrista Michele Meldrum (ex-Phantom Blue e Meldrum), que morreu devido a um tumor no cérebro, em 22 de maio de 2008.

Álbuns de estúdio

1987 Total Control
1992 Face the Truth
1995 Another Destination
1996 Worlds Away
1999 Slipped into Tomorrow
2005 Optimus
2010 Play Yard Blues

Fonte: Wikipédia.
Atualizado em 15/11/2012.

Vídeos

__________

Fotos

__________

Topo

Deixe um Comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: