Raízes Aéreas

Lady Gaga

In Música pelo mundo on 27 de agosto de 2010 at 12:37

Stefani Joanne Angelina Germanotta (Nova Iorque, 28 de março de 1986), mais conhecida pelo nome artístico Lady Gaga, é uma cantora, compositora e produtora musical dos Estados Unidos, considerada uma das 25 pessoas mais influentes e uma das 5 pessoas mais bem remuneradas do mundo. Ela começou a apresentar-se no cenário musical de rock no sudoeste da cidade de Nova Iorque em 2003 e matriculou-se na Escola de Arte Tisch (Tisch School of Arts) da Universidade de Nova Iorque. De seguida, assinou um contrato com a Streamline Records, um selo da gravadora Interscope Records. Durante seu início na Interscope, trabalhou como uma compositora para artistas colegas e capturou a atenção de Akon, que reconheceu as suas habilidades vocais, e contratou-a para sua própria gravadora, a Kon Live Distribution.

Lançado em 19 de agosto de 2008, o seu álbum de estreia, The Fame, atingiu o número um no Reino Unido, Canadá, Áustria, Alemanha e Irlanda, enquanto nos Estados Unidos teve a posição máxima de número dois na parada Billboard 200 e um na Dance/Electronic Albums, também da Billboard. As suas duas canções lançadas como singles, “Just Dance” e “Poker Face”, co-escritas e produzidas por RedOne, tornaram-se sucessos internacionais de número um, atingindo o topo da Billboard Hot 100 nos Estados Unidos, assim como em outros países. O álbum, mais tarde, conseguiu um total de sete indicações e dois prêmios nos Grammy Awards. No início de 2009, ela embarcou na sua primeira turnê própria, a The Fame Ball Tour. Pelo quarto trimestre do ano, lançou o extended play (EP) The Fame Monster, com o single número um global “Bad Romance”, e embarcou na sua segunda turnê, a The Monster Ball Tour. O álbum vendeu 7,4 milhões de cópias e foi o mais vendido de 2010. O seu segundo álbum de estúdio, Born This Way, foi lancado em 23 de Maio de 2011. e já vendeu 2 milhões de cópias nos EUA e 8 milhões mundialmente.

Lady Gaga é inspirada por artistas e grupos de glam rock como David Bowie e Queen, além de cantores de música pop como Cher, Cyndi Lauper, Elton John, Madonna, Grace Jones e Michael Jackson. Ela também declarou que a moda é uma fonte de inspiração para a sua composição e apresentações. Foi listada como a 73ª Artista da Década 2000—10 pela Billboard. Em maio de 2010, a revista Time incluiu-a na sua lista anual das 100 pessoas mais influentes do ano no mundo, a Time 100. Em junho, a Forbes colocou-a na quarta posição na sua lista das 100 Mais Poderosas e Influentes celebridades no mundo. Com dados de 2011, ela já vendeu 29,4 milhões de álbuns (The Fame – 13,2 milhões; The Fame Monster – 7,4 milhões; The Remix – 800 mil; Born This Way – 8 milhões) e 51 milhões de singles mundialmente. Em outubro, a Forbes colocou Gaga no número sete em sua lista anual das 100 Mulheres Mais Poderosas do Mundo. Em Dezembro, Gaga foi eleita a artista do ano pelas boas vendas de The Fame e The Fame Monster, ainda segundo a Billboard, a The Monster Ball Tour foi eleita a quarta maior turnê de 2010, com público total de 1,3 milhão.

Infância e adolescência

Stefani Germanotta nasceu na cidade de Nova Iorque em 28 de março de 1986, vinda de uma família ítalo-americana, filha mais velha de Joseph, um empreendedor de Internet, e Cynthia Germanotta (nascida Bissett).Aos onze, Germanotta frequentou um convento, o Convent of the Sacred Heart, uma escola católica romana privada no noroeste de Manhattan, mas afirmou não vir de uma família rica, dizendo que seus pais ambos vieram de famílias de classe baixa, então trabalharam por tudo, “minha mãe ficava doze horas por dia fora de casa, em telecomunicações, e o meu pai também” disse Gaga.Ela aprendeu a tocar piano aos quatro anos de idade, e escreveu a sua primeira canção de balada no instrumento aos treze; por volta dos quatorze, começou a comparecer em casas noturnas de apresentações livres ao microfone. Uma ávida atriz em musicais de ensino médio, Germanotta interpretou papéis principais como Adelaide em Guys and Dolls e Philia em A Funny Thing Happened on the Way to the Forum. Gaga descreveu a sua vida acadêmica na escola como “muito dedicada, estudiosa e disciplinada”, mas também “um pouco insegura”, como disse em uma entrevista: “Eu costumava ouvir brincadeiras por ser tanto provocativa como excêntrica, então comecei a abaixar o tom. Eu não me encaixava, e me sentia como uma estranha”. Conhecidos discutem que ela não encaixava-se na escola: “Ela tinha um grupo central de amigos; era uma boa aluna. Ela gostava muito de garotos, mas cantar vinha em primeiro lugar”, recordou um então colega do ensino médio. Referindo-se ao seu “expressivo livre espírito”, Gaga disse à revista Elle: “Eu sou canhota”!

Aos dezessete anos, Germanotta ganhou uma admissão antecipada para a Tisch School of Arts da Universidade de Nova Iorque em 23 de agosto de 2003, e morou em um dormitório da cidade na Rua 11. Lá, ela estudou música e melhorou as suas habilidades de composição ao escrever dissertações e artigos analíticos, focando em assuntos como arte, religião, questões sociais e políticas.Ela sentiu que era mais criativa do que alguns de seus colegas: “Uma vez que você aprende a pensar sobre arte, você pode ensinar a si mesmo”, disse. Pelo segundo semestre de seu segundo ano, retirou-se da escola para focar em sua carreira musical. Seu pai concordou em pagar seu aluguel por um ano, sob a condição de que ela se rematriculasse para a Tisch se fosse mal-sucedida: “Eu abandonei a minha família inteira, consegui o apartamento mais barato que podia encontrar, e me dei mal até que alguém me ouvisse”, disse ela.

Considerações Finais

Em outubro de 2010, a cantora tornou-se a primeira artista a obter mais de um bilhão de visualizações de seus vídeos no Youtube.

Em dezembro de 2010, Gaga foi eleita a artista do ano, o título vem pelas boas vendas dos álbuns The Fame e The Fame Monster, cujos correpondem aos 4º e 13º colocados na lista de álbuns do ano, respectivamente. Ainda em dezembro, o museu de cera Madame Tussauds, inaugurou oito modelos de cera da cantora. foram inauguradas simultaneamente em Londres, Amesterdão, Berlim, Nova Iorque, Hollywood, Las Vegas, Xangai e Hong Kong. O projeto foi definido por seus organizadores como o mais ambicioso da história do museu, que existe desde 1835. Cada réplica é vestida com um visual diferente da cantora.

No dia 1 de Janeiro de 2011, Gaga disse em seu perfil no Twitter, que o seu próximo disco, seria lançado a 23 de Maio de 2011. Em 13 de Fevereiro, ela ganhou três prémios Grammys: o de Melhor Performance Vocal Feminina de Música Pop por “Bad Romance”, Melhor Álbum Pop por The Fame Monster e Melhor Videoclipe de Curta Duração também por “Bad Romance”. Na cerimônia a cantora interpretou pela primeira vez “Born This Way”, primeiro single do novo álbum.

O single principal do álbum, “Born This Way”, foi censurado na Malásia pelo governo. A canção foi considerada uma afronta aos costumes sociais e religiosos do país, que abriga a maior comunidade muçulmana do mundo, por conter trechos onde defende e apoia a homossexualidade. Foi permitida às rádios do país apenas a execução de partes da canção que não faziam apologia ao homossexualidade.

Em julho de 2011, foi noticiado que Lady Gaga estava envolvida na produção do vigésimo sexto álbum de estúdio de Cher. Mais tarde, a cantora publicou em sua página na rede social Twitter que Gaga havia contribuído para o álbum com uma canção intitulada “The Greatest Thing”. Em agosto de 2011, Lady Gaga colaborou com seus próprios vocais para a canção. O dueto foi anunciado como single e possui lançamento previsto para setembro de 2011.

Discografia

2008: The Fame
2009: The Fame Monster
2011: Born This Way

Fonte: Wikipédia.
Texto atualizado em 3/03/2012.

Vídeos

__________

Fotos

__________

__________

Topo

Deixe um Comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: