Raízes Aéreas

Simply Red

In Música pelo mundo on 30 de julho de 2010 at 19:52

O Simply Red foi formado em 1984, pelo vocalista Mick Hucknall, em Manchester, Inglaterra. Em 24 anos de carreira, a banda vendeu mais de 45 milhões de discos. Mick foi abandonado pela mãe aos 6 anos de idade e, no final dos anos 70, conseguiu mudar sua vida e conhecer o sucesso com a banda punk, “Frantic Elevators”. Sua primeira canção de sucesso foi “Holding Back The Years”, que falava da saudade que ele sentia de sua mãe, composta aos 17 anos.

Com o final dos “Elevators”, Mick continuou a carreira. Seu amigo, Elliot Rashman, que também é empresário musical, o ajudou ao apresentar seu trabalho para uma gravadora. Surgia, então, uma nova banda, o Simply Red, com a seguinte formação: Sylvian Richardson (guitarra), Fritz McIntyre (teclados), Tony Bowers (baixo), Chris Joyce (bateria) e Tim Kellet (trumpete). Com um estilo mais pop, o primeiro trabalho do Simply Red foi lançado em 1985, com o título “Picture Book”. Logo no lançamento, a banda emplacou três músicas: “Money’s Too Tight To Mention”, “Holding Back The Years” e “Come to My Aid” nas rádios de toda Europa, EUA e América Latina.

Depois do primeiro álbum ser muito elogiado pela crítica mundial, em 1987, “Men and Women” foi lançado e a canção “The Right Thing”, virou hit em todo mundo. A partir deste disco, a banda iniciou as mudanças na formação, que aconteceriam várias vezes durante a carreira. A primeira delas foi a saída do guitarrista Sylvan Richardson e a entrada de Aziz Ibrahim. Nessa turnê, o grupo passou pelo Brasil e se apresentou no festival “Hollywood Rock” conseguindo reunir, até então, o seu maior público e, tornou-se uma das principais atrações ao lado de UB 40, Simple Minds e Duran Duran. O clipe da música “I Won’t Feel Bad” foi gravado neste festival, que aconteceu no Rio de Janeiro.

“A New Flame” foi lançado em 1989. A maioria das canções compostas por Mick foi inspirada durante a reclusão do cantor na cidade de Milão, na Itália. Isso porque Mick estava tentando fugir do assédio da imprensa inglesa. As músicas refletem o momento e o disco é voltado para o pop e o jazz. Foi neste disco que o guitarrista brasileiro Heitor TP entrou para o Simply Red. Em 1990, a banda lançou “Stars”, que vendeu 9 milhões de cópias no mundo com as canções “Stars”, “Something Got me Started” e “Your Mirror” e os consagrou como um dos grupos de maior sucesso da Inglaterra.

Em 1992, o Simply Red gravou apenas um especial com quatro canções e, em 1993, voltou a participar do Hollywood Rock, no Rio de Janeiro. O álbum “Life” chegou em 1995 e trouxe um novo som da banda. Com influência da música eletrônica e do Jungle Beat, a canção “Fairground”, estourou nas paradas de sucesso. Em 1996, chegou às lojas a coletânea de “Greatest Hits”.

Após três anos sem gravar um disco, o CD “Blue”, de 1998, mostrou o som característico do Simply Red com a maioria das canções românticas. A música “The Air That I Breath” foi muito elogiada. Esse trabalho marcou a entrada dos famosos produtores Andy Right, Gota Yashiki e Mick Hucknall, conhecidos como AGM. No ano seguinte, o lançamento de “Love and The Russian Winter” mostrou a versatilidade da banda e o reconhecimento mundial. Com músicas alegres, o disco foi considerado dançante, mas o destaque ficou por conta de “Thank You”, composta por Mick e que era dedicada a sua mãe, Maurren Hucknal. “It’s Only Love” chegou em 2000 e trouxe as melhores baladas românticas já lançadas pelo grupo. Em 2003, o Simply Red lançou “Home”, juntamente com o DVD. A música “You Make Me Feel Brand New” estourou nas rádios e entrou para a trilha sonora da novela Celebridade, da Rede Globo. Outras músicas como “Fake” e “For your babies” também devem ser consideradas.

Integrantes

Mick Hucknall – vocal
Dave Clayton – teclado
Kevin Robinson – trompete e flauta
Steve Lewinson – baixo
Kenji Suzuki – guitarra
Pete Lewinson – bateria
Ian Kirkhan – saxofone e teclado

Discografia

1985 – Picture Book
1987 – Men and Women
1989 – A New Flame
1991 – Stars
1995 – Life
1996 – Greatest Hits
1998 – Blue
1999 – Love and the Russian Winter
2000 – It’s Only love
2003 – Home
2005 – Run It Red
2005 – Simplified
2007 – Stay
2008 – 25: The Greatest Hits

Topo

__________

Deixe um Comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: