Raízes Aéreas

Yael Naïm

In Música pelo mundo, Pitacos da Soraya Pamplona on 21 de julho de 2010 at 7:59

Yaël Naïm é uma cantora e compositora Franco-israelita. Ela ganhou destaque na mídia após sua canção New Soul ser exibida no comercial do Laptop ultra fino da Apple, MacBook Air, que foi lançado internacionalmente em fevereiro de 2008 e em março no Brasil.

Yael Naim nasceu em Paris 29 anos atrás e se mudou com sua família para Ramat Hasharon, Israel, quando tinha quatro anos.Seu pai é um artista e sua mãe uma cosmeticista. Em Israel teve dois irmãos – um é Dj e o outro contabilista. Quando era uma garotinha e estudava no Conservatório de música, ela viu “Amadeus” e decidiu que quando completasse 30 anos faria uma sinfonia, “Eu consegui isso um anos antes” brinca ela. Mas ela não poderia controlar a realização dos objetivos que esperava para si própria. Tudo isso é culpa dos velhos vinis que ela descobriu não tão mais tarde – Aretha Franklin e The Beatles – alteraram seus planos. “Eu amava tanto tocar esse tipo de música, que acabava mais cedo o dever de casa e me sentava para compor”. Gastava horas no piano que seu pai comprou e começou a frequentar o conservatório de música aos noves anos. Quando cursava o ensino médio, foi ver o grande jazzista Wynton Marsalis no clube Camelot em Tel Aviv e encontrou com um saxofonista que tocava com a orquestra de Wynton e tinha uma sede em Israel. Ele reconheceu o talento dela e todo mês, quando ele aparecia pelo clube, ele a levava para tocarem juntos. O batente seguinte, naturalmente, era com a troupe do musical do exército. Naim cantava na troupe da força áerea, iniciada em 1996, “Mesmo que fosse com o exército era muito agradavél”. Durante um serviço, ela foi enviada para cantar em um concerto beneficente em Paris. Os organizadores observaram sua voz e fizeram anotações sobre ela. Quando saiu do exército, foi enviada para outro concerto em Paris, e após sua apresentação, foi chamada por produtores franceses que quiseram ouvir mais. “Aconteceu apenas que eles procuravam por alguém para um projeto musical, e quando eles ouviram o que eu faço, ficaram impressionados e me ofereceram um contrato.” Com 21 anos, Yael Naim fecha um contrato com a gravadora EMI. Retorna a Israel e depois volta a Paris, e o trabalho do álbum leva um ano para ser concluído, quando algo mais acontece: O diretor francês Jewish Elie Chouraqui vê a sua perfomance e oferece a ela um papel em sua produção musical, que foi um grande sucesso.

Seu primeiro álbum ” In a Man’s Womb” foi lançado em 2001, mas, apesar de todos os esforços, não foi bem sucedido: as canções não tocavam nas rádios e as vendas foram baixas. “O álbum saiu quando eu estava no musical e a música gravada era tão diferente que criou uma coisa desagradavél de se ouvir”, ela tenta explicar. “Eu também era muito jovem, não tinha paciência e fiquei decepcionada rapidamente. Era um momento de crescimento” Depois com a falha em seu primeiro álbum, ela fez testes em diversos projetos com outros artistas e retornou entã a outros musicais. Em um desses concertos conheceu David Donatien, um baterista indiano. Eles começaram a tocar juntos e depois de 3 anos de trabalho conjunto e gravações no quarto do apartemento de Naim conduziram se mais tarde a gravação de um CD.

“Meu primeiro álbum estava cheio de idéias e tentativas de ir em todos os tipos de sentidos. Eu era jovem, Eu amava fazer música mas eu não tinha um trajeto desobstruído (…)David me disse para ser mais transparente, expor o meu próprio jeito de ser, construir as canções em torno da emoção com a guitarra e minha voz” Em 2007 lança seu novo álbum “Yael Naim” e as vendas atestam que o resultado é realmente um sucesso e como uma jovem mulher israelense, cantando a maior parte em hebraico, se tornou o mais vendido álbum pela internet na França e agora em terceiro lugar em vendas nas lojas com aproximadamente 60.000 cópias em um mês, e toca nas mais populares estações de rádios. Desde que foi lançado Naim e Donatien tem ido frequentemente a programas de Tv franceses.

O álbum contém 13 trilhas que variam do Pop ao Folk a baladas melancólicas. O som está limpo com sua voz macia e morna, sem amostragem ou motifs eletrônicos.

Discografia

2001: In a Man’s Womb
2007: Yael Naim
2010: She Was a Boy

Fonte: Wikipédia.
Atualizado em 18/04/2012.

Fotos

__________

Vídeos

__________

__________

Topo

Deixe um Comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: