Raízes Aéreas

Chico Science & Nação Zumbi – Da Lama ao Caos – 1994

In Música pelo mundo, Sugestões de Álbuns on 6 de junho de 2010 at 21:33

Da Lama ao Caos é o primeiro álbum de estúdio da banda brasileira de manguebeat Chico Science & Nação Zumbi, lançado em 1994. Em 1993, o movimento manguebeat ganhou força e repercussão em todo o Brasil. Depois de alguns shows em Recife e apenas uma apresentação em São Paulo e em Belo Horizonte, o grupo assina contrato com a Sony Music, em julho do mesmo ano. A banda entra em estúdio pouco tempo depois no Nas Nuvens, no Rio de Janeiro, sob comando do experiente produtor Liminha. O produtor ficou perdido, sem saber o que fazer com um grupo que usava riffs de guitarra pesados, baixo no estilo funk e percussão do maracatu, sem bateria, sem pratos. Em Janeiro de 1994, o álbum já estava pronto, e foi lançado em Abril. Com esse novo estilo de fazer música, ninguém assimilou o CSNZ de cara, nem o público, muito menos os críticos.

Liminha deixou o som do CSNZ limpo demais e sem peso, e na época, era evidente: Chico e a Nação eram mais fortes e devastadores ao vivo, não existia banda mais energética sobre um palco. Mesmo assim, Da lama ao caos mudou para sempre a cenário musical brasileiro desde o momento que foi lançado. Sai o primeiro single, “A Cidade”, que ganha clipe, e entra na grade de exibição da MTV, e “A Praieira” vira trilha sonora da novela Global Tropicaliente, consequentemente tocando nas rádios.

Deixando os problemas de produção de lado, o álbum é um verdadeiro clássico. Canções energéticas, e muito bem elaboradas, mesclando o funk rock pesado com maracatu, psicodelia e a música afro.

Da Lama Ao Caos

Faixas

1. Monólogo ao Pé do Ouvido banditismo por uma questão de classe
2. Rios, Pontes & Overdrives
3. A Cidade
4. A Praieira
5. Samba Makossa
6. Da Lama ao Caos
7. Maracatu de Tiro Certeiro
8. Salustiano Song
9. Antene-se
10. Risoflora
11. Lixo do Mangue
12. Computadores Fazem Arte
13. Côco Dub (Afrociberdelia)

Rios Pontes e Overdrives
 

Deixe um Comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: