Raízes Aéreas

Bryan Adams

In Música pelo mundo on 3 de junho de 2010 at 10:50

Bryan Guy Adams, mais conhecido como Bryan Adams (Kingston, 5 de Novembro de 1959), é um cantor, compositor e fotógrafo canadense. Filho de pais britânicos, aos dez anos ganhou seu primeiro violão e aos doze comprou a sua primeira guitarra. Aos catorze anos mudou-se para Vancouver e começou a participar de audições como guitarrista. Bryan Adams passou parte da sua infância e adolescência em Portugal, dada a profissão de seu pai, embaixador. Viveu em Birre, perto de Cascais, a cerca de 25 km de Lisboa, o que fez com que aprendesse a Língua Portuguesa. Aos quinze anos abandonou a escola e juntou-se a uma banda como vocalista fazendo digressões pelo Canadá. Em 1977 conheceu Jim Vallance e juntos começaram a escrever canções, não tardando muito para que as suas músicas começassem a ser tocadas por outros. Aos dezoito anos assinou o seu primeiro contracto com a “A&M Canada”. É também amigo de infância do actor Michael J. Fox.

A carreira de Bryan Adams divide-se em duas grandes fases: anos 80 e anos 90. Nos anos 80 sua música era um rock-pop seguindo as tendências da época – essas músicas foram trilhas sonoras de vários filmes e seriados na época, incluindo Miami Vice e Footloose.

Nos anos 90 Bryan se volta a um som romântico – essa fase é a mais conhecida do público em geral. É dessa época o seu maior sucesso o álbum Waking up the neighbours em 1991, produzido por Mutt Lange, continha a balada “(Everything I do) I do it for you” (da autoria de Michael Kamen); esta canção de amor fez parte da banda sonora de “Robin Hood: Prince of Thieves” e foi um enorme êxito em todo o mundo. Depois desse álbum surgiu o “So far so good”, uma espécie de coletânea contendo os hits de sucesso até então.

A carreira musical de Adams inclui vários duetos e colaborações, designadamente com: Tina Turner (“It’s Only Love”) e Melanie C (“When You’re Gone”). Em 1990 participou com vários músicos, Cyndi Lauper, Van Morrison, Scorpions e outros no concerto de Roger Waters, “The wall in Berlim”. Bryan Adams e Jim Vallance escreveram em 1983 um dos seus maiores sucessos,”Heaven”.Publicado por Adams Communications inc. / Testatyme Music Corp. Atualmente Bryan divulga seu décimo primeiro álbum , 11 e já esteve no Brasil em turnê com o novo trabalho. Além de cantor, compositor, produtor, Bryan Adams também é fotógrafo e já lançou três livros de fotografias, quase sempre inspirado em musas canadenses. Entrou no “Canada Wall of Fame”. Em 1990 foi nomeado “Member of the Order of Canada” e promovido a “officer” em 1998.

Discografia

1980 Bryan Adams
1981 You Want It You Got It
1983 Cuts Like a Knife
1984 Reckless
1987 Into the Fire
1991 Waking Up the Neighbours
1996 18 til I Die
1998 On a Day Like Today
2004 Room Service
2008 11

Vídeos

__________

Fotos

__________

Topo

Deixe um Comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: