Raízes Aéreas

Freshlyground

In Música pelo mundo on 19 de maio de 2010 at 21:30

Freshlyground é uma banda Sul Africana, afro-fusão formada na Cidade do Cabo em 2002. Os membros da banda são da África do Sul, Moçambique e Zimbabwe. Estilisticamente, Freshlyground incorpora elementos da música tradicional do Sul Africano (como kwela e folk Africano), blues e jazz, bem como características de indie rock. A vocalista é Zolani Mahola cuja voz distinta contribui muito para o som único da banda.

Integrantes:

Zolani Mahola – Vocais
Simon Attwell – Flauta e harmônica
Peter Cohen – Bateria
Kyla Rose Smith – Violino e vocais
Julio “Gugs” Sigauque – Guitarra
Josh Hawks – Baixo e vocais
Aron Turest-Swartz – Percussão e vocais

Jika Jika  (2003)

Freshlyground lançou seu primeiro álbum, Jika Jika, no início de 2003. O grande sucesso deste álbum, pontapé inicial na sua carreira, reafirmou a reputação da banda como um grupo inovador e vibrante da nova juventude musical sul-africana. A exposição muito necessária a partir do álbum resultou em um convite para a apresentação no Harare Festival Internacional de Artes e o Festival Africano Robben Island.

Nomvula  (2004-2006)

No início de 2004, Freshlyground participou da abertura do Parlamento da África do Sul em um evento organizado como uma celebração de dez anos da democracia na África do Sul. No Festival Internacional de Harare das Artes (HIFA), Freshlyground se realiza como o músico do Zimbábue Oliver Mtukudzi, que também é conhecido por sua mistura de diversos gêneros musicais diferentes na Africa. A banda passou a trabalhar ao lado de lendas locais, Miriam Makeba, Stanley Clarke e Femi Kuti no Norte Sea Jazz Festival, realizado em abril na Cidade do Cabo. Julho também marcou uma ruptura com o estúdio de gravação para a banda, que havia trabalhado arduamente no seu álbum de inéditas. Depois de Nomvula a banda esperou um tempo para se apresentar no Festival Villa Celimontana em Roma, Itália. Finalmente, no final de 2004, Freshlyground lançou o seu álbum muito bem sucedido, Nomvula. Embora a aceitação do álbum tenha sido inicialmente lenta, eventualmente passou a adquirir a reputação de platina duplo no local. O sucesso inicial foi de grande parte devido à musica catchy, as letras de Doo Be Doo, que tiveram reprodução significativa na rádio local, também favoritas pelo cantor indonésio Gita Gutawa. Nomvula alcançou o sucesso sem precedentes nos programas tradicionais de rádio, como o Top 5FM 40, onde permaneceu em primeiro por diversas semanas.

Ma’ Cheri (2007)

O álbum Ma ‘Cheri foi lançado em 03 de setembro de 2007. O álbum foi novamente produzido por JB Arthur e Victor Masondo, e foi gravado na Cidade do Cabo. O primeiro single chama-se Pança seguido por Fired Up e Desire.

Canção da copa do mundo

A canção da colombiana pop Shakira e da banda Freshlyground foi escolhida como o hino oficial da Copa do Mundo. A canção, “Waka Waka (Time for Africa)”, está disponível para download nos sites dos artistas. Shakira e Freshlyground irão executar a canção no torneio com pré-show de lançamento em Soweto em 10 de Junho. Também será cantado na cerimônia de abertura e na final da copa em 11 de Julho.

Radio Africa (2010)

1 Moto 3:39
2 The Dream Of Love 3:30
3 Fire Is Low 4:03
4 Big Man 3:46
5 Baba 3:16
6 Baby In Silence 3:40
7 Would You Mind 3:08
8 Vula Amehlo 3:49
9 Chicken To Change 4:20
10 Working Class 4:01
11 Waliphalala’Igazi 4:21

_______________

Topo

__________

Deixe um Comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: