Raízes Aéreas

ColdPlay – Viva La Vida – 2008

In Música pelo mundo, Sugestões de Álbuns on 26 de abril de 2010 at 11:36

Viva la Vida or Death and All His Friends é o quarto álbum de estúdio da banda Inglêsa de rock alternativo Coldplay, lançado em 11 de Junho de 2008 pela Parlophone. O álbum foi nomeado com uma frase em espanhol que se traduz em Inglês como “long live life”. As sessões de gravação do álbum tiveram lugar de Junho de 2007 a Abril de 2008 e apresenta produção de Jon Hopkins, Rik Simpson, Markus Dravs e Brian Eno.

Viva la Vida foi lançado com sucesso crítico e comercial. Cinco singles foram lançados para a promoção do álbum; “Violet Hill” e “Viva la Vida” em Maio de 2008, “Lovers in Japan” e “Lost!” em Novembro de 2008, e “Strawberry Swing” em Setembro de 2009. “Viva la Vida” se tornou a primeira canção da banda a alcançar a posição de número um nos Estados Unidos e no Reino Unido. “Strawberry Swing” tornou-se o quinto single do álbum e foi lançado em 14 de Setembro de 2009. O álbum recebeu diversas críticas positivas de críticos contemporâneos da música, com base em um placar agregado de 72% pela Metacritic. Ele venceu Melhor Álbum de Rock no Grammy Awards de 2009 e foi o álbum mais vendido de 2008. Viva la Vida foi relançado em 25 de Novembro de 2008 em uma edição deluxe que contém o álbum original e o Prospekt’s March EP.

Até Dezembro de 2009, o álbum já havia vendido mais de 8,1 milhões de cópias mundialmente, e se tornou o maior download-pago de álbuns de todos os tempos.

Fundo musical

Em Outubro de 2006, duas semanas após o baixista Guy Berryman congratular-se com sua primeira filha (o que faz dele o terceiro membro do Coldplay a ter um filho), boatos circularam na Internet que a banda estava tendo um intervalo de cinco anos. Um novo bebê, e o fato de que Coldplay não teve turnê ou gravação da programação no momento, havia fãs querendo saber se o novo álbum da banda seria ou não seria lançado em 2010. Dissipando tais relatórios, Ambrosia Heal, porta-voz da Capitol Records, enviou uma mensagem de correio electrónico para a MTV que não havia auto-impostos no intervalo. No entanto, Healy esclareceu que o Coldplay estava de fato “desfrutando de uma bem merecida pausa”, e não havia nenhuma data marcada para o seguimento do terceiro álbum de estúdio da banda, X&Y.

Em Dezembro de 2006, a revista Billboard informou que o próximo álbum do Coldplay, teve lançamento agendado para final de 2007. A banda posteriormente negou através do seu site oficial e também anunciou uma nova turnê sul-americana para o início de 2007. Durante essa turnê, a banda começou a escrever material novo para seu quarto álbum de estúdio, mas nenhum novo material foi tocado, devido à preocupação da banda de seu trabalho ser divulgado na Internet.

Viva La Vida

Gravação

Em Janeiro de 2007, durante uma entrevista para a BBC Radio 4 Front Row, o músico e produtor musical Inglês Brian Eno revelou que ele estava ajudando na produção do álbum. Durante a gravação, o site do Coldplay, incluiu notas das sessões no estúdio com Eno e Markus Dravs, afirmando que as letras estavam ficando “muito mais abstratas, e muito mais visuais do que antes”, e que a música é “menos direta, e mais ambígua”. Além disso, Martin estaria fazendo uma transição de canto de seu falsete para um registro mais grave. Mais tarde, em Julho, a banda revelou que o álbum estava sendo moldado com influências hispânicas, após terem gravado em igrejas e em países de língua espanhola, como no México, na América Latina e na Espanha na Europa,[em Barcelona. No entanto, foi salientado que a influência não fora no som em si, mas em uma sensação geral das canções em seu conjunto. Em seu site, a banda também disse que no álbum usariam violões e um aparelho básico de gravação nas igrejas para a experimentação de sons particulares.

Ao longo da gravação do álbum a banda veiculou aos fãs mensagens no coldplay.com mostrando o nome de músicas novas e em Outubro de 2007 divulgou os títulos das faixas “Famous Old Painters” e “Glass of Water”, que haviam sido escritas recentemente e que estavam sendo consideradas para a lista final do álbum. Este anúncio insinuava mais atrasos e no início de Dezembro, um outro post foi colocado no site sugerindo que a gravação estava quase acabando, dizendo que “o impulso criativo estava em reunião”. O artigo foi assinado como “Prospekt”, reforçando os rumores de que este seria o título do álbum. Em Janeiro, Coldplay anunciou o nome de mais duas canções, “Lovers in Japan” e “Strawberry Swing”, e negaram que o álbum se chamaria “Prospekt”.

Martin revelou que ele havia lido muitos romances de Charles Dickens, durante o processo de gravação o que pode ter contribuído para a imagem visual em faixas como “Violet Hill” e “Cemeteries of London”.

Em 18 de Julho de 2009, duas demos oficiais das sessões de gravação de Viva la Vida vazaram para a Internet: a inédita “Bloodless Revolution” e uma versão inicial do futuro single “Lovers in Japan”. Um dia depois outra demo, chamada “St. Stephen” foi divuglada. Em 20 de Julho de 2009, mais seis demos vazaram: “The Fall of Man”, “The Man Who Swears”, “The Man Who Swears II” (na verdade, apenas a segunda parte da original), “First Steps”, “Loveless” e “Goodbye and Goodnight”.

Lançamento e promoção

Em uma entrevista à revista Rolling Stone, O vocalista Chris Martin anunciou a data de lançamento do álbum e seu título, Viva la Vida, é uma frase em Espanhol que se traduz em Inglês como “long live life”. Levando o nome de uma pintura de Frida Kahlo, uma aclamada artista mexicana do século 20. A arte da capa do álbum é uma pintura de 1830 de Eugène Delacroix chamada A Liberdade Guiando o Povo. Em 10 de Abril de 2008, uma nova entrada de post apareceu no site da banda anunciando a lista de faixas e data de lançamento do álbum, bem como sugerido novas faixas para ser emitido antes do lançamento do álbum. “Violet Hill” foi confirmado como o primeiro single de Viva la Vida, com uma data de lançamento de 5 de Maio. Em Maio de 2008, Coldplay participou de uma propaganda para a Apple iTunes com a canção “Viva la Vida”.

Coldplay.com foi atualizado no final de Abril comemorando o anúncio da artwork oficial de Viva la Vida e o lançamento gratuito de “Violet Hill”, que se tornou disponível para download gratuito por uma semana em 29 de Abril de 2008. Datas de concertos também foram marcadas na Brixton Academy, Londres em 16 de Junho de 2008, bem como um show gratuito no Madison Square Garden em 23 de Junho, e outro em Barcelona. Setenta e três datas foram anunciadas para a sua atual turnê mundial com shows na América do Norte, Europa e Ásia. A turnê consiste agora em mais de 100 shows e continuou até Março de 2010. O álbum foi lançado em torno de 5 de Junho, e a banda decidiu fazer o álbum disponível para transmitir através das suas contas no MySpace partir de 8:30, WEST en 6 de Junho.

Em 25 de junho de 2008, a banda tornou-se a terceira banda a executar no The Daily Show com Jon Stewart, performando “42” e “Lost!”. Em 27 de Junho às 7:00 da manhâ, Coldplay começou no Today Show performance, ao ar livre nas ruas do Rockefeller Plaza, em Nova Iorque. A banda performou no The Late Show com David Letterman em 30 de Junho e no The Tonight Show com Jay Leno em 17 de Julho.

Life in Technicolor

Em Agosto de 2008, Coldplay anunciou que iria lançar um EP, Prospekt’s March, constituído por material inédito das sessões de gravação de Viva la Vida. O álbum foi relançado em 25 de Novembro de 2008 em uma edição deluxe, intitulado Viva la Vida – Prospekt’s March Edition. Ele contém faixas do álbum original e o Prospekt’s March.

Faixas

1.    Life in Technicolor
2.    Cemeteries of London
3.    Lost!
4.    42
5.    Lovers In Japan/Reign Of Love
6.    Yes
7.    Viva la Vida
8.    Violet Hill

Deixe um Comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: