Raízes Aéreas

Pink Floyd – Animals – 1977

In Música pelo mundo, Sugestões de Álbuns on 22 de abril de 2010 at 15:13

Animals é um álbum da banda Pink Floyd, gravado no estúdio da banda Britannia Row Studios em Londres e editado em 23 de Janeiro 1977 no Reino Unido e em 2 de Fevereiro de 1977 nos Estados Unidos. É um álbum conceitual, que faz lembrar o famoso livro de George Orwell O Triunfo dos Porcos (Portugal) A Revolução dos Bichos (Brasil) (Animal Farm no original). Uma nova mistura digital CD foi editada em 1994 no Reino Unido e em 1997 nos Estados Unidos, onde foi reeditado em 25 de Abril de 2000. Animals atingiu o 3º lugar nas tabelas da Billboard em 1977 chegando a disco de ouro em 12 de Fevereiro de 1977 e disco de platina em 10 de Março do mesmo ano. Vendeu 4 milhões de cópias até à data nos Estados Unidos e 7 milhões no mundo inteiro e é presentemente listado como quádrupla platina pela RIAA.

Faixas

Pigs On The Wing (Part 1)
Dogs
Pigs (Three Different Ones)
Sheep
Pigs on the Wing (part 2)

Músicos

Roger Waters – baixo, voz, guitarra acústica em Pigs on the Wing
David Gilmour – guitarras, voz
Richard Wright – teclados
Nick Mason – bateria

Ao longo das três músicas principais, todas elas com mais de 10 minutos de duração Roger Waters equivale os humanos a cada uma das três espécies de animais: cães (Dogs), porcos (Pigs), ou carneiros (Sheep). Os cães são usados para representar os homens de negócios megalomaníacos que acabam por serem arrastados pela própria pedra que atiraram. Os porcos representam os políticos corruptos e os moralistas (com referências directas a Margaret Thatcher e a Mary Whitehouse). Os que não se enquadram nestas duas categorias são carneiros, que sem pensamento próprio, cegamente seguem um líder.

Pigs on the Wing

As três faixas centrais são “limitadas” por um par de canções de amor escritas por Waters para a sua mulher na época, Caroline: “Pigs on the Wing” partes 1 e 2. A mesagem destas duas músicas é de que enquanto duas pessoas se amarem, podem proteger-se dos males do mundo referidos nas três músicas do meio. Waters refere-se a si mesmo como sendo um cão na segunda parte da música. Na edição de 8 faixas em cartridge as duas faixas foram ligadas por uma parte de guitarra tocada por Snowy White.

Dogs

A Frog Brigade de Lee Claypool gravou o álbum inteiro em alguns concertos tendo eventualmente editado um álbum a partir dessas gravações.

Capa

O porco gigante cheio de hélio que aparece na foto da capa do álbum que foi posto a voar sobre a central eléctrica de Battersea para a fotografia, ter-se-á supostamente solto. As fotos resultantes não foram julgadas adequadas, pelo que a imagem final foi criada na câmera escura.

Porco

Porcos insufláveis similares foram usados a partir daí nos concertos dos Pink Floyd. No show de Roger Waters no Brasil, em 2007, foram usadas mensagens de protestos sobre a pele do Porco, escrito por brasileiros momentos antes do show. O porco foi solto seguindo o ritual do primeiro show que o Porco participou antes do lançamento do album Animals.

Fonte: Wikipédia.

Deixe um Comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: