Raízes Aéreas

Joss Stone

In Música pelo mundo, Pitacos da Soraya Pamplona on 3 de março de 2010 at 8:54

Joscelyn Eve Stoker, mais conhecida por seu nome artístico Joss Stone, é uma cantora, atriz e compositora inglesa de soul e R&B e actriz, ganhadora de vários BRIT Awards e de um Grammy Award. Stone vendeu dez milhões de álbuns em todo o mundo, nos Estados Unidos ela vendeu com três álbuns 2,722,000 milhões de discos vendidos é no Reino Unido ela vendeu com dois álbuns 2 milhões de discos vendidos. Ela certificada pela RIAA com disco de platina por Mind, Body & Soul, e disco de ouro por The Soul Sessions e Introducing Joss Stone. Stone, já vendeu 152 mil cópias de seus três discos anteriores no Brasil, segundo a revista semanal Veja. Joss Stone nasceu em Dover, Kent, Inglaterra e passou a sua adolescência na vila de Ashill, Devon. Cresceu escutando uma grande variedade de gêneros musicais, incluindo R&B e soul music cantados por artistas como Dusty Springfield e Aretha Franklin. Em interpretando a música de Donna Summer, “On the Radio”. “Viciei-me em música soul principalmente por causa dos vocais que exigia. Tem que se ter boa voz para cantar música soul e eu sempre gostei disso, desde pequena”, contou à MTV News.

Em 2002, saiu da Inglaterra para uma audição em Nova York com Steve Greenberg, o chefe do setor executivo da S-Curve Records. Ela também assinou um contrato global com a BMG Music Publishing no Reino Unido. Desde então, ela se apresentou com artistas como Blondie e Gladys Knight. Foi nomeada a porta-voz da varejista Gap, embora, segundo consta, tenha sido despedida por causa de boatos que afirmavam que ela vivia com Beau Dozier (filho do produtor Lamont Dozier), então com vinte e cinco anos, enquanto ela tinha apenas dezessete.

Após assinar um contrato com a S-Curve, Stone foi para Miami (Flórida) para começar a trabalhar no seu primeiro álbum, The Soul Sessions (As Sessões de Soul), lançado a 16 de Setembro de 2003. Colaborou com artistas de credenciais sólidas na cena soul de Miami como: Betty Wright, Benny Latimore, Timmy Thomas e Little Beaver. Também trabalhou com os artistas contemporâneos Angie Stone e The Roots.

O álbum consiste em covers de soul music pouco conhecidas de Wright, Franklin, Laura Lee e Bettye Swann. Lançado no final de 2003, alcançou o top cinco da parada de álbuns britânica e o top quarenta da Billboard 200, a parada de álbuns estadunidense. O primeiro single, “Fell in Love with a Boy”, uma regravação da música “Fell in Love with a Girl” do The White Stripes, alcançou o top vinte da parada de singles britânica. O segundo single, “Super Duper Love”, também alcançou o top vinte em Inglaterra.

Mind, Body & Soul

Após conseguir aclamação crítica por The Soul Sessions, Stone gravou seu segundo álbum, Mind, Body & Soul (Mente, Corpo & Alma), lançado em 28 de Setembro de 2004, dessa vez composto de músicas originais. Ele provou ser um sucesso ainda maior que seu antecessor, já que estreou em primeiro lugar na parada de álbuns britânica (quebrando o recorde de cantora mais jovem a chegar ao topo da parada britânica, antes pertencente a Avril Lavigne), porém não conseguiu entrar no top dez da Billboard 200, onde chegou ao número onze. O primeiro single, “You Had Me”, tornou-se seu primeiro sucesso a entrar no top dez do Reino Unido. Seus procedentes “Right to Be Wrong” e “Spoiled” alcançaram o top quarenta e “Don’t Cha Wanna Ride”, o top vinte. “Spoiled” também conseguiu chegar ao número cinquenta e quatro na parada de R&B/hip-hop dos Estados Unidos.

Em 14 de Novembro de 2004, Stone juntou-se à Band Aid 20 em prol da problemática região de Darfur, no extremo oeste do Sudão. O grupo, composto por artistas como o vocalista do Coldplay Chris Martin e o vocalista do U2 Bono, regravou a música “Do They Know It’s Christmas?”, de 1984, escrita pelos organizadores da Band Aid Bob Geldof e Midge Ure. Apesar de certo criticismo, o single tornou-se o mais vendido de 2004 no Reino Unido, além de ter sido o número um no Natal.

Em 9 de Fevereiro de 2005, Stone foi indicada a três Brit Awards, dos quais ganhou dois – “Artista Solo Feminina Britânica” e “Artista Britânica de Música Urbana”. Também foi indicada a três Grammy Awards no mesmo ano – “Melhor Artista Revelação”, “Melhor Performance Vocal Feminina de Pop” por “You Had Me” e “Melhor Álbum Vocal de Pop” por Mind, Body & Soul –, onde ela cantou descalça no palco com a cantora de rock Melissa Etheridge, em tributo à cantora de blues rock Janis Joplin. Sua performance de “Cry Baby”/”Piece of My Heart” foi lançada como single e, graças à grande quantidade de downloads digitais, tornou-se seu primeiro single a entrar na Billboard Hot 100, ao alcançar o número trinta de dois na parada. Em Julho de 2005, emprestou seus talentos vocais à trilha sonora do filme Quarteto Fantástico, de 2005, cantando a música “What Ever Happened to the Heroes”, escrita por Pink, Billymann e Christopher Rojas.

Em 2 de Julho de 2005, Stone se apresentou no Live 8, no Hyde Park, em Londres, e fez um dueto com a lenda do funk James Brown no chat show britânico Friday Night with Jonathan Ross. Em 5 de Fevereiro de 2006, ela se juntou a Stevie Wonder, India.Arie e John Legend, onde cantaram um medley com os sucessos de Wonder no show de pré-jogo do 40º Super Bowl. Três dias depois, ela ajudou a cantar um medley com os sucessos do cantor Sly Stone, líder da banda Sly & the Family Stone.

O terceiro álbum de Stone, Introducing Joss Stone (Apresentando Joss Stone) foi lançado em 6 de Março de 2007, incluindo produção por Raphael Saadiq e colaborações com Lauryn Hill, Common e Joi. O primeiro single foi Tell Me ‘Bout It, que número vinte e oito na parada britânica.

Trabalhos como atriz

Stone fez sua estréia no cinema com o filme de fantasia épica Eragon, baseado no romance homônimo, lançado em 15 de Dezembro de 2006 nos Estados Unidos e no Reino Unido. No filme, Stone interpreta a bruxa Angela.

Em 2009, Joss interpretou o papel de Ana de Cleves na série dramática da Showtime The Tudors.

Parcerias

Desde o começo de sua carreira, Joss Stone acumula inúmeras parcerias com os mais diversos artistas dos mais diversos gêneros musicais. Ela também acúmula parcerias com cantores que marcaram a história da música, como Stevie Wonder,James Brown, Mick Jagger, Smokey Robson, Ringo Starr, dentre outros.

Lista dos principais artistas com quem a Joss já realizou algum trabalho

Al Green, Angelique Kidjo, Annie Lenox, Ben’s Brothers, Blondie, Buddy Guy, The Dirty Dozen Brass Band, Buick Audra, Common, David Sanborn, Dead Celebrity Status, Donna Summer, Ellison Kendrick, Elton John, Gladys knight, Heather Headley, James Brown, Jason Mraz, Jeff Beck, Joey DeGraw, John Legend, John Mayer, Johnny Hallyday, Johnny Lang, Laurin Hill, Leanm Rimes, Lemar, Les Paul, Mavis Staples, Mr. G, Melissa Etheridge, Mick Jagger, Nadz, Nas, Patti labelle, Raphael Saadiq, Ringo Starr, Robbie Willians, Rod Stweart, Natalie Cole, Rob Thomas, Ringo Star, RSP Experiment, Santana, Sean Paul Stefanie Heinzmann, Stevie Wonder, Sting, Smokey Robson, Something Sally, The Tower of Power, Tom Jones, Tonny Lucca e Yolanda Adams, etc…

Discografia

The Soul Sessions (2003)
Mind, Body & Soul (2004)
Introducing Joss Stone (2007)
Colour Me Free! (2009)
LP1 (2011)
The Soul Sessions Volume 2 (2012)

Fonte: Wikipédia.
Atualizado em 24/11/2014.

F  o  t  o  s

__________

V  í  d  e  o  s

__________

Right to Be Wrong
Fell in Love With a Boy
You Had Me
Super Duper Love
Tell Me 'Bout It
L-O-V-E
Spoiled
Free Me
While You're Out Looking for Sugar
Don't Cha Wanna Ride

Topo

Deixe um Comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: