Raízes Aéreas

Green Day

In Música pelo mundo on 15 de fevereiro de 2010 at 22:19

Green Day é uma banda de punk rock dos Estados Unidos formada em 1987 em East Bay, Califórnia. A banda é composta por três membros: Billie Joe Armstrong (guitarra e vocal), Mike Dirnt (baixo, vocais) e Tré Cool(bateria). A banda de Oakland, Califórnia, foi formada no início de 1987 com o nome de Sweet Children, com o baterista Al Sobrante. Em 1989, a banda mudou para o nome atual, logo após lançou o seu primeiro álbum de estúdio 39/Smooth.

Foi um dos grupos que nasceram no clube 924 Gilman Street, lugar frequentado por bandas de punk rock. Suas primeiras publicações foram feitas pela gravadora Lookout! Records, graças às vendas de sucesso de seus primeiros álbuns, obteve-se um número significativo de fãs. Alguns anos mais tarde, em 1994, o grupo assinou com a Reprise Records, esta gravadora lançou o aclamado Dookie, o novo álbum do grupo levou o som do final dos anos 1990 para a nova geração, além disso, o álbum se tornou um sucesso internacional e já vendeu mais de 20 milhões de cópias em todo o mundo.

O Green Day junto com outras bandas como The Offspring e Rancid, foram as que produziram o renascimento e popularização de grande interesse no punk rock nos Estados Unidos, e da própria cultura.

A banda já vendeu cerca de 75 milhões de cópias em todo o mundo e 25 milhões só nos Estados Unidos.1 Em 2010 estreou uma adaptação musical do álbum American Idiot, na Broadway, o musical foi indicado ao Tony Awards, incluindo Melhor Musical e Melhor Cenográfia, e recebeu críticas positivas. Em meados de 2011 a revista Kerrang!, nomeou o Green Day como a segunda banda mais influênte dos últimos 30 anos, atrás apenas de Metallica. Ficaram em 91° na lista dos “100 Maiores Artistas de Todos os Tempos” do canal de televisão VH1.

O grupo ganhou cinco Grammy: Melhor Álbum Alternativo para Dookie, Melhor Álbum de Rock para American Idiot, Gravação do Ano para Boulevard of Broken Dreams, pela segunda vez Melhor Álbum de Rock para 21st Century Breakdown e Melhor Álbum de Show Musical para American Idiot: The Original Broadway Cast Recording.

Formação e anos Lookout!

Mike Dirnt e Billie Joe Armstrong se conheceram aos 10 anos de idade, pouco antes do pai de Billie morrer de câncer. Dirnt foi um dos poucos amigos de Billie que chegou a conhecer seu pai. Quando Mike completou 15 anos, ele se mudou para a casa de Billie e, os dois, para se sustentar, começaram a trabalhar de ajudantes de garçom no Rod’s Hickory Pitt. No ano de 1987, Mike e Billie fundaram uma banda, e a batizaram de Sweet Children. O primeiro show deles aconteceu no dia 17 de outubro daquele ano, no Rod’s Hickory Pit em Vallejo, Califórnia, onde a mãe de Armstrong trabalhava. Em 1988, Armstrong e Dirnt começaram a trabalhar com o ex-baterista do Isocracy, John Kiffmeyer, também conhecido como Al Sobrante. Kiffmeyer atuou como baterista e gerente de negócios da banda, organizando shows e ajudando-lhes a estabelecer uma base de fãs.

Pouco tempo depois, fizeram um show em um clube chamado Gilman Street, nesta mesma época, Tré Cool tocava na banda The Lookouts. Algum tempo depois, Larry Livermore, dono da Lookout! Records, viu a banda tocar, e logo eles conseguiram assinar contrato com a gravadora. Em 1989, o Green Day grava seu primeiro EP, intitulado 1,000 Hours. Antes de 1,000 Hours ser lançado, eles abandonaram o nome Sweet Children, de acordo com Livermore isso foi feito para evitar confusão com outra banda local, Sweet Baby. Por conta disso, mudaram o nome para “Green Day”, nome derivado de uma gíria americana que significa deixar de fazer suas obrigações para ficar fumando maconha o dia todo.

A Lookout! lançaria no início de 1990 o primeiro LP da banda, 39/Smooth. Na sequência mais dois discos lançados, os EP Slappy e Sweet Children, o último incluiu algumas canções antigas que haviam sido gravadas para a gravadora Skene! Records, de Minneapolis. Em 1991, lançaram o álbum 1,039/Smoothed Out Slappy Hours, uma compilação dos EP Slappy, Sweet Children e 1,000 Hours. No final de 1990, logo após a primeira turnê nacional da banda, o baterista Sobrante anunciou sua saída do grupo para frequentar a faculdade. Com a saída de Al, o Green Day chamou um baterista substituto temporário, Dave E.C., que tem créditos na canção “2000 Light Years Away”. Quando se preparavam para gravar seu segundo álbum, eles chamaram um outro baterista, Tré Cool agora fazia parte do grupo, e a formação final do Green Day estava completa. A banda saiu em turnê em 1992 e 1993, com uma passagem pela Europa. Em 1992, Kerplunk foi lançado e a reputação da banda cresceu tornando-a mais produtiva da Lookout! Records.

Influências

O som do Green Day é muitas vezes comparado aos de bandas punk da primeira onda como os Ramones, The Clash, Sex Pistols e Buzzcocks. Também muito influênciada pela banda californiana de punk rock Bad Religion. O próprio Billie Joe Armstrong mencionou que algumas de suas maiores influências são bandas de rock alternativo como Hüsker Dü e The Replacements, e que sua influência é particularmente visível nas mudanças de acordes nas canções do Green Day. A banda fez um cover de “Don’t Want to Know If You Are Lonely” do Hüsker Dü, incluído no simples Warning, e o personagem “Mr. Whirly” da música “Misery” é uma referência à canção do The Replacements de mesmo nome. Outras influências citadas pelo Green Day são Queen, The Who e Cheap Trick os pioneiros do power pop.

Membros atuais

Billie Joe Armstrong: Vocal, guitarra
Mike Dirnt: Baixo, vocal de apoio
Tré Cool: Bateria, percussão, vocal de apoio

Membros de turnê

Jason White: Guitarra, vocal de apoio
Jason Freese: Teclado, piano, guitarra acústica/violão, trombone, saxofone, acordeon, vocal de apoio
Jeff Matika: Guitarra rítmica, vocal de apoio

Membros anteriores

John Kiffmeyer: Bateria, percussão, vocal de apoio
Dave EC: Bateria

Álbuns de estúdio

1990 39/Smooth
1992 Kerplunk
1994 Dookie
1995 Insomniac
1997 Nimrod
2000 Warning
2004 American Idiot
2009 21st Century Breakdown
2012 Uno!
2012 ¡Dos!
2012 ¡Tré!

Fonte da Bio: Wikipédia.
Atualizado em 19/07/2014.

Vídeos

__________

Basket Case
American Idiot
Wake Me Up When September Ends
Boulevard of Broken Dreams
When I Come Around
21 Guns
Holiday
Welcome to Paradise
Jesus of Suburbia
Good Riddance (Time Of Your Life)

Fotos

__________

Topo

Deixe um Comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: