Raízes Aéreas

The Beatles: A referência musical do planeta

In Música pelo mundo on 31 de outubro de 2009 at 7:00

The Beatles foi uma banda de rock de Liverpool, Inglaterra, com suas raízes no final da década de 1950 e formada na década de 1960, constituída por Paul McCartney (baixo, piano e vocais), John Lennon (guitarra, piano e vocais), George Harrison (guitarra solo e vocais) e Ringo Starr (bateria e vocais). Os “garotos de Liverpool”, ou “Fab Four” (“Quarteto Fantástico”), como eram chamados, obtiveram fama, popularidade e notoriedade até hoje inéditas para uma banda musical, e se tornaram a banda de maior sucesso e de maior influência do século XX.

Embora inicialmente o estilo musical do grupo tenha sido influenciado pelo rock and roll e pelo skiffle dos anos 1950, a banda explorou durante a carreira gêneros que vão de rock melódico a rock psicodélico. O grupo liderou a “Invasão Britânica” nos Estados Unidos, no início da década de 1960. Suas vestimentas, seus cortes de cabelo e sua crescente consciência social exerceram forte influência sobre a juventude da época; criou-se o termo “beatlemania” para designar o intenso fanatismo pela banda demonstrado pelos jovens. Após a banda se separar em 1970, os quatro membros iniciaram carreiras solo de sucesso.

Considerado o grupo musical mais bem-sucedido da história, sendo os seus membros aclamados por público e crítica, com mais de um 1 bilhão de álbuns vendidos em todo o mundo, e com 27 canções que atingiram o primeiro lugar nas paradas de sucesso apenas nos Estados Unidos da América,além de conseguirem ocupar em determinado momento os cinco primeiros lugares em meados de 1964 — números recordes até os dias atuais — os Beatles influenciaram e ainda influenciam bandas do mundo todo. Após 40 anos da banda se separar eles ainda continuam batendo recordes de vendas. Os discos remasterizados dos Beatles foram lançados no dia 9 de setembro de 2009 e em apenas 5 dias mais de 2,5 milhões de álbuns já haviam sido vendidos. Pela inventividade e originalidade em suas canções, John Lennon e Paul McCartney formaram a mais celebrada e famosa dupla musical de todo o planeta.

Os Beatles incluíram em sua carreira feitos que influenciaram todas as gerações seguintes: foram os precursores da música indiana no pop/rock ocidental; foram a primeira banda a fazer vídeos musicais de suas canções, e o álbum Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band foi o primeiro do mundo a conter um encarte com fotos e letras de suas canções. Em 2003, a Rolling Stone americana classificou-o como o melhor álbum de todos os tempos e, em 2004, incluiu os Beatles em primeiro lugar na Lista dos Cem Maiores Artistas de Todos os Tempos. De acordo com a mesma revista, a música inovadora e o impacto cultural dos Beatles ajudaram a definir a década de 1960; sua influência cultural e pop ainda continua viva e intensa nos dias de hoje. Em 2008, a Billboard divulgou uma lista dos 100 artistas mais vendidos para celebrar o qüinquagésimo aniversário da revista, listando os Beatles no topo da hierarquia. Os Beatles também foram incluídos na lista de 100 Pessoas mais Importantes do Século XX, da revista Time.

Álbuns de estúdio

Please Please Me (Parlophone, 1963)
With the Beatles (Parlophone, 1963)
A Hard Day’s Night (Parlophone, 1964)
Beatles for Sale (Parlophone, 1964)
Help! (Parlophone, 1965)
Rubber Soul (Parlophone, 1965)
Revolver (Parlophone, 1966)
Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band (Parlophone, 1967)
Magical Mystery Tour (Capitol, 1967)
The Beatles (“The White Album”) (Apple, 1968)
Yellow Submarine (Apple, 1969)
Abbey Road (Apple, 1969)
Let It Be (Apple, 1970)

Fonte: Wikipédia
Atualizado em 26/05/2014.

V i d e o s

__________

Come Together

Here Comes the Sun

Let It Be

Yesterday

Something

Eleanor Rigby

Help!

Hey Jude

All You Need Is Love

Lucy in the Sky with Diamonds

While My Guitar Gently Weeps

Love Me Do

F o t o s

__________

Topo

Deixe um Comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: